Minilua

Conheça o ônibus do futuro

O congestionamento urbano é um problema que atinge quase todas as grandes metrópoles do mundo. Apostando na lógica de que com um transporte público de qualidade, as pessoas deixarão de usar seus carros, uma empresa com sede em Pequim, a Transit Explore Bus, revelou recentemente o seu mais novo projeto para driblar o problema dos congestionamentos. Isto é uma boa notícia para um país que foi rapidamente urbanizado e que possui uma população que beira 1,4 bilhão de pessoas.

O projeto consiste em um ônibus futurista que possui 60 metros de comprimento e cerca de 8 metros de largura. Esse ônibus, que está sendo chamado de “Transit Elevated Bus (TEB)”, foi projetado para transitar “por cima dos carros”. Ele tem a forma de um túnel que permite que veículos de menos de 2 metros de altura possam passar por baixo do ônibus quando ele está parado ou em movimento.

Apesar do projeto ser meio maluco, algumas cidades já manifestaram interesse em desenvolver a tecnologia. Até agora, o ônibus continua a ser um conceito. No entanto, um protótipo está em construção na cidade de Changzhou, no leste da China, e a previsão é que ele fique pronto até o final de julho de 2016.

O ônibus é capaz de transportar até 1400 passageiros a uma velocidade média de 60 km/h. Estima-se que ele possa substituir cerca de 40 veículos. Como o TEB é movido por eletricidade, a intenção do projeto não é apenas aliviar o congestionamento das redes rodoviárias, mas também trazer algum alívio aos céus esfumaçados da China, reduzindo a emissão de 2480 toneladas de carbono por ano. Além disso, o ônibus elevado é consideravelmente mais barato do que um sistema de metrô, porque requer comparativamente menos construção e manutenção.

Um vídeo sobre o funcionamento do projeto foi divulgado pela empresa. Confira abaixo essa tecnologia que pode revolucionar o sistema de transporte mundial.