Minilua

Origami, a incrível arte das esculturas de papel

O origami é uma das artes mais incríveis do mundo. De origem oriental, essa forma de arte surgiu há mais de 400 anos. Inicialmente, ela era praticada apenas pelos ricos e poderosos, pois o papel era extremamente caro naquela época.

Durante séculos, a tradição fazia com que as dobraduras fossem passadas de maneira verbal, por isso, a criação de novas dobraduras era enorme, cada um querendo deixar sua marca na história do origami.

O origami possui diversas variações, mas o original é uma arte rígida e complicada. Um origami deve partir de um pedaço de papel quadrado. O mesmo não pode ser cortado, muito menos colado. Ou seja, além de formar o objeto desejado, a dobradura tem que ser boa o bastante para manter na desejada.

A arte do origami é cultuada como se fosse mágica pelo povo japonês e a lenda diz que uma pessoa que faz 1000 dessas dobraduras, tem um desejo realizado. Apesar dessa superstição, o origami é uma ciência séria e a matemática envolvida nessas dobras de arte é incrível.

Mesmo com todas essas regas e complicações, os artistas de origami conseguem criar artes inacreditáveis e que são tão bem-feitas, que parece que impossível que seja resultado de apenas uma folha de papel dobrada: