A origem dos nomes de marcas famosas

Intel-compra-McAffe

Hoje em dia estamos bastante habituados com alguns nomes e marcas famosas, embora raramente conhecemos a real razão de seus “batismos”.

Confira no post de hoje o significado de algumas gigantes empresas que dominam boa parte do mercado internacional.

Maçã era a fruta favorita de Steve Jobs (co-fundador) e ele também havia trabalhado em um pomar de maçãs. No momento de escolha do nome, eles procuraram escolher algo que pudesse manter distante nomes que pudessem refletir algo “frio, inacessível, e imagens complicadas criadas por empresas naquele período”.

As 3 primeiras letras são da palavra “computer/computador” e foi adicionado o “paq” para “denotar um pequeno objeto completo”, ou que pudesse significar “compatibilidade e qualidade”.

Pierre Omidyar que criou o eBay originalmente tinha uma consultoria chamada Echo Bay Technology Group. Quando ele tentou comprar o domínio EchoBay.com para seu site de leilões, verificou que alguém já havia comprado. Ele então comprou o nome eBay.

Larry e Sergey escolheram Google que era deliberadamente um erro de soletração da palavra Googol. Este digito significa 1 seguido de cem zeros, e “reflete a missão da empresa de organizar o mundo da informação”.

Foi escolhido pelo fundador ao querer demonstrar a todos que o e-mail tinha algo incluído. Hotmail foi escolhido por conter as letras HTML. O nome originalmente tinha as letras HTML em maiúsculo: HoTMaiL.

Uma combinação de “INTegrated ELectronics” em português “Eletrônicos Integrados”.

Era originalmente representado por “Micro-Soft” em devoção ao microcomputer software (software de micro-computador). O traço foi removido.

Criado a partir de 3 diferentes caracteres da língua Kanji de origem Japonesa: Nin-ten-do. As primeiras duas podem ser traduzidas como “Paraíso abençoa trabalho difícil”.

Representado pelas iniciais de Standford University Network (Rede de Universidades Standford). A primeira workstation foi desenvolvida pelos fundadores em seus dormitórios na Universidade de Standford.

Representado por: Yet Another Hierarchical Officious Oracle (”Um Outro Oráculo Oficioso Hierárquico”). A palavra “Yahoo” foi originalmente usada no livro “Viagens de Gulliver” e descreve alguém “repulsivo na aparência e raramente humano”. Os fundadores do Yahoo brincam que eles são Yahoos.

Fonte: Googlediscovery

  1. Sérgio Ferraz

    16 de maio de 2013 em 17:26

    Segundo diversos Doutores estudiosos de Ciências da Computação e Engenharia de Software, o nome “Apple” tem um significado muuuuuuuuito diferente desse aí !!! Está relacionado ao criador da Máquina de Turing, o britânico Alan Turing !!!

  2. Rafael Nicodemos

    5 de abril de 2012 em 17:04

    Nintendo significa: deixe sua sorte para os céus.

    • Bruno Augusto

      7 de julho de 2013 em 10:43

      Apesar de uma das traduções mais plausíveis, não é a mais correta, não segundo o livro “The History of Nintendo 1889 – 1980: From Playing-Cards to Game & Watch”, afinal nem sempre a Nintendo foi uma empresa de jogos e videogames.

      Leitura Recomendada: http://goo.gl/A6zSY

  3. Nando

    23 de julho de 2011 em 00:04

    O que sera que fazia quem colocou o nome desse produto ai? [img]http://www.criandojuizo.com/wp-content/uploads/2011/01/Assist%C3%AAncia-Tcnica-Dako-Autorizadas.jpg[/img]

  4. Márcio Rogério

    17 de outubro de 2010 em 13:22

    O traço de microsoft ainda esta lá, se perceber bem o ( O ) e o ( S ) da palavra.

  5. Laerte FA

    16 de outubro de 2010 em 23:27

    Desculpe n foi a imagem…
    [img]http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/0/06/AMD-Frankfurt.png[/img]

    • Pedro

      1 de julho de 2013 em 15:14

      okay.

  6. Laerte FA

    16 de outubro de 2010 em 23:26

    Advanced Micro Devices

  7. Aida Saadeh

    16 de outubro de 2010 em 14:56

    Acho néctar saber dessas origens ae! A gte ás vezes fik bolando nomes de bandas e tal em dicionários de latim! hsuhaushauhsuah 

9 Comentários
mais Posts
Topo