Minilua

Origem de famosos números

Os números fazem parte de nossas vidas em praticamente tudo. Já faz muito tempo que eles deixaram a matemática e se tornaram uma forma de comunicação e alguns desses números ficam famosos e são reconhecidos em todo o mundo:

007

Bastam esses três números e todos já sabem de quem estamos falando. O agente secreto mais famoso do mundo, além ser reconhecido por seu número, também tem o marcante nome: Bond, James Bond.

A origem do nome desse espião é bastante conhecida, o nome foi escolhido por Ian Fleming, autor dos livros do espião britânico, em homenagem a um cientista de pássaros que se chamava James Bond. Segundo Ian, esse nome era muito compatível com a personalidade do personagem que ele criou.

Já o número que ficou famoso junto com o espião tem a ver com a Segunda Guerra Mundial. Mais especificamente, o número relembra um evento chamado “Zimmermann Telegram”. Esse infame telegrama foi enviado pelo império alemão ao México, na tentativa de convencer o país a entrar na guerra contra os EUA. O telegrama dizia que o México ganharia terras americanas caso resolvesse entrar na luta, o que nunca aconteceu. O código desse telegrama era 0070 e foi daí que o 007 surgiu.

404

Quem nunca deu de cara com o famoso erro: “Error 404: Page not found.”

Esse número surgiu nos primórdios da internet, quando ela ainda estava sendo desenvolvida no CERN (European Organization for Nuclear Research). No início, a base de dados deles ficava na sala 404 e, por isso, eles criaram a seguinte mensagem: Room 404: File not found. Que avisava os poucos usuários de que o arquivo que eles estava tentando acessar ou não existia ou o endereço digitado estava errado.

4:20

Seja você um maconheiro ou não, já deve ter ouvido falar desse número, que alguns tratam como a representação de uma hora. Esse é um dos números mais famosos da cultura da maconha e se tornou sinônimo de “fumar um”.

Existem diversas teorias sobre a origem desse número, desde que ele seja uma representação do dia 20 de abril (Dia da Marijuana), que nos EUA é 4/20, até que ele representa um código secreto criado por alguns departamentos de polícia para se referir a maconha discretamente.

A verdade é que esse número tem uma história bem mais simples. Em 1971, cinco californianos marcaram de se reunir para encontrar uma plantação de maconha. Mas eles acabaram não encontrando o local, mesmo assim, continuaram se encontrando para fumar. Com o tempo, a expressão 4:20 se tornou sinônimo de maconha para o pequeno grupo, até que ela caiu nos ouvidos dos músicos da banda Grateful Dead e isso espalhou a expressão para milhares de outros fumantes. O resto da história você já conhece.