Minilua

Origem de famosos símbolos que usamos todos os dias

Nós usamos diversos símbolos diariamente e eles são praticamente universais. Todo mundo reconhece uma seta ou um coração, mas de onde será que esses símbolos surgiram?

Coração

O coração é um dos símbolos mais conhecidos e utilizados no mundo. Em todos os cantos ele simboliza o amor. Mas de onde será que isso surgiu? Afinal, sabemos que o coração simbólico não se parece nada com o coração humano ou de outro animal, por isso, sua origem é um pouco mais obscura.

O símbolo do coração possui registros que datam milhares de anos, porém, nessa época, essa forma geométrica era utilizada para representar plantas e folhas. Foi somente no século XIII que o coração atual começou a ter um significado voltado ao amor e passou a representar o órgão humano.

Uma das primeiras aparições do coração ocorreu em um manuscrito chamado de ‘Roman de la poire’, onde uma mulher dá seu coração a um homem. Essa pintura influenciou muitas que vieram depois e começou a espalhar o formato do coração como símbolo. Mas foi somente no século XVI que o coração como conhecemos se tornou famoso e se espalhou pelo mundo.

Diversos registro do século XVI mostram o coração simbólico, indo desde cartas de apaixonados até pinturas de grandes mestres. O que exatamente fez a popularidade do símbolo crescer tão rapidamente é algo desconhecido.

Cifrão

Em todos os cantos do mundo o símbolo ‘$’ é conhecido como representante de dinheiro e sua origem remonta a época das grandes navegações.

No século XVIII o comércio entre as Américas e Europa era intenso e nesse cenário o “peso” era a moeda mais aceita em todos os lugares. Não demorou muito para que o peso virasse PS, uma abreviatura mais fácil de escrever. E depois, o P entrou no S e formou o famoso $.