A origem do mundo segundo as mitologias: Cristã

Uma pergunta que ninguém sabe a resposta é: Como surgiu o mundo? Mas isso não significa que não houveram tentativas de explicar como aconteceu. Foram diversas as teorias, e com essa série, vamos falar de várias delas e levantar a seguinte questão: será que alguma delas realmente aconteceu? E hoje falaremos da mitologia cristã.

Antes de começarmos a discussão sobre a origem do universo segundo a mitologia cristã, quero ressaltar que a ideia do post é mostrar quais são os fatos que deram origem ao mundo e não mostrar que a religião cristã incorporou várias características de várias outras religiões, isso será tratado em outro post.

primeiro

Como a maioria – senão todos – de vocês sabem, Deus criou o mundo em sete dias, sendo que no primeiro ele criou a luz e a separou das trevas. No segundo e terceiro dia, criou os mares, a terra e as plantas. No quarto dia, Deus criou o sol e a lua, para que eles governassem o dia e noite. No quinto dia criou os seres vivos. No sexto, finalmente, criou a humanidade à sua imagem e semelhança. Todas as espécies de seres vivos tinham uma ligação com as outras e um propósito a cumprir: serem dominados pelo homem. No sétimo dia, Deus descansou.

Detalhadamente, Deus criou o homem a partir do pó da terra e plantou um jardim que ficaria conhecido como Éden. O primeiro homem, Adão, então foi ordenado a trabalhar e tomar conta do jardim que tinha todos os tipos de árvores e animais, além da árvore do conhecimento do bem e mal, cujos frutos seriam capazes de matar o homem que os comesse.

Adão foi apresentado aos animais e então os nomeou, entretanto, não achou nenhum correspondente de sua espécie, por isso, Deus fez com que Adão caísse em um sono profundo para dele retirar uma costela e assim fazer a primeira mulher: Eva. Após essa criação, ambos estavam nus e não sentiam vergonha alguma.

Entretanto, no Éden havia a serpente, um dos animais mais astutos já criados, que conseguiu convencer Eva a comer o fruto do conhecimento alegando que, com isso, se tornariam deuses ao invés de morrer. Eva, então, cede ao desejo de comer o fruto proibido e, como se já não bastasse, ela convence Adão a come-lo também. Ao fazerem isso, notam que estavam nus e procuram por folhas para se cobrirem.

expulsao-de-adao-e-eva-do-paraiso-9a9c8

Quando Deus descobre o que havia ocorrido, condena Adão ao trabalho pesado e Eva a sentir dores no parto, fato que se perpetuou pela espécie humana. Além disso, Ele os expulsa do paraíso e põe aos portões do Éden um querubim armado com uma espada de fogo para impedir que os dois voltassem.

querubim

E assim, o mundo foi criado e a espécie foi expulsa do paraíso, mas ainda falta explicar o que ocorreu após o banimento do Éden e ainda porque ocorreu o grande dilúvio no qual Noé é responsável por salvar todas as espécies, mas isso fica para o próximo post da série, não perca.

Me adicione no Facebook: Nandy Martins

E faça parte de nosso grupo: http://www.facebook.com/groups/188760724584263/

  1. Vinicius Do Sacramento

    1 de novembro de 2014 em 22:37

    pessoal um ótimo filme sobre o assunto “Deus não está morto”

  2. carlos rocha

    17 de fevereiro de 2014 em 23:15

    ” A suposição comum de que o relato bíblico é simplesmente uma versão simplificada de lendas babilônicas é um sofisma em suas bases metodológicas , no antigo oriente próximo a regra é que relatos e Tradições podem surgir ( por acréscimo e embelezamento ) na elaboração de lendas mas não o contrario no antigo oriente as lendas não eram simplificadas para tornar pseudo histórias como tem sugerido para o Gênesis ” Kenneth Kitchen

  3. CL

    8 de setembro de 2013 em 01:33

    Cara, na real, a maior prova de que deus existe é pelo o amor e querer fazer o bem para outra pessoa, n sou religioso, mas ja precisei dele e eu sei que ele me ajudou. E n adianta esses “ateuzinho de internet” vir tentar me explicar teoria do carai a 4 kkkkkkkkk. Quem não acredita é pq AINDA n precisou.

  4. Luis Renato de Souza

    6 de setembro de 2013 em 11:35

    a mitologia cristã se funde com a mitologia judaica

  5. Felino

    4 de setembro de 2013 em 08:47

    Até entendo pessoas que não acreditam em deus e até respeito mais fica querendo prova pra todo mundo que deus não existe é ridiculo. Parece que você é um desesperado que está prestes a ir pro inferno e está falando que deus não existe pra amenizar o medo e a dor antes de chegar lá! cada um com sua opnião cuida da sua vida!

  6. Sanji da Perna Negra

    4 de setembro de 2013 em 05:32

    Lá vem crente falando que cristianismo não é mitologia.

  7. Psycho The Cat

    3 de setembro de 2013 em 01:32

    Detesto o Noé, ele abandonou os dinossauros.

  8. Psycho The Cat

    3 de setembro de 2013 em 01:31

    Não tem como não rir, o tempo foi marcado antes mesmo de se criar o sol. rsrsrrsrsrsrsrsrs “Adoro o Gênesis”.

    • jefry roger

      5 de setembro de 2013 em 11:37

      falta de leitura aprofundada resulta nestes equivocos. O ponto de vista em geneses é do planeta/edem e não universal.

  9. Morte Original

    2 de setembro de 2013 em 23:09

    sinto que muitas pessoas vão me criticar, zingar e esculachar, mas quero dizer que independe disso, sou cristão como todos que vão me chamar de herege e filho daputa:
    1- Deus onipotente criou a Terra em seis dias, depois Ele DESCANSOU? chutou as tarefas pra Adão e foi fazer o que? cochilar?

    2- Deus onisciente criou Eva SABENDO que ela iria comer o fruto? Não era preferível deixar o Adão sozinho e feliz?

    3- Deus onipotente DEIXOU a serpente enganar Eva, mesmo Ele estando lá (porque, afinal, ele também é onipresente) quando aconteceu?

    4- Ele também criou Lúcifer.

    5- E deixou que o arquiduque Ferdinando fosse assassinado.

    6- Aliás, Ele deixou que TODAS as guerras acontecessem.

    é isso, vlwflw

    • Felino

      4 de setembro de 2013 em 08:53

      Deus da escolhas, as pessoas escolhem as delas, deus não queria fazer tudo perfeitinho e escolhido os caminhos dos humanos por eles então antes de criticar a biblia vê se lê um pouco dela ok? boa resposta jefry

    • jefry roger

      4 de setembro de 2013 em 00:56

      1° descansou para desfrutar do que tinha criado. e manter comunicação com o homem.
      2° Deus já havia feito o plano para a salvação da humanidade. Já sabia os que iriam escolher a ele e quem iria rejeita-lo. Sendo que fica a escolha de cada ser humano.
      3° Eva se deixou enganar, escolheu desobedecer a Deus ao invés de obedece-lo, pela ganancia de se tornar semelhante a Deus. Deus estava presente, porem depois perguntou a Adão para que eles mesmos confessassem.
      4° Exato, lúcifer, que era um anjo de luz e protetor. Que depois se tornaria o diabo.
      5° Deus não é reponsável pela segurança daqueles que escolheram não o seguir. Deus não é responsãvel pelos atentados políticos nem dos demais negócios que homens aparte D’ele fazem. Quando nessessário Deus intervem.
      6° Quem faz as guerras novamente são os homens, e não Deus, e quando este determina uma, tem o proposito de manuter a ida humana em geral, e não de alguns indivíduos ou povos.

    • gato do apocalipse

      3 de setembro de 2013 em 11:02

      2-Deus é onisciente mas não ficou sabendo que a EVA comeu a maça.

  10. Daniel Junior

    2 de setembro de 2013 em 19:32

    Dps, coloca como o mundo surgiu segundo a ciencia plz

  11. Lhama Charmosa

    2 de setembro de 2013 em 16:50

    Mesmo conhecendo a teoria do Cristianismo eu li o post e adorei o modo como foi escrito, abordou muito bem o assunto e o texto ficou ótimo, aliás, essa série toda tá ótima, continue postando sobre isso pq tá ficando muito bom… (Lhama metida a crítica de textos)

    Eu não sei se acredito muito nessa teoria, a teoria do evolucionismo é bem mais aceitável pra mim, mas essa teoria não deixa de ser uma possível realidade, nunca se sabe.

  12. Iago Fernandes

    2 de setembro de 2013 em 14:28

    Gostei quero continuação sou cristão e com orgulho,acredito nessa mitologia e é a que mais gosto e fodam se os ateus que vou querer me chingar

  13. Luiz Ricardo

    2 de setembro de 2013 em 10:55

    Prefiro a teoria do evolucionismo(Não sou Ateu)

    • The Van Hoheheim

      14 de outubro de 2013 em 14:24

      tbm

    • gato do apocalipse

      3 de setembro de 2013 em 21:03

      ora, os católicos acreditam, ou pelo menos deveriam, acreditar no evolucionismo.

    • Lucas Rodrigues

      2 de setembro de 2013 em 15:05

      Eu também.

  14. gato do apocalipse

    2 de setembro de 2013 em 10:42

    vamos
    primeira duvida, Deus criou o dia e a noite e so depois criou o ceu é a as estrelas
    outra duvida, adão e eva tiveram filhos, os mais conhecidos eram Cain e Abel. Ai cain matou abel, e depois teve fihos. Isso esta escrito na bíblia. Agora quem ele pegou a mae ou as Irmãs, de qq forma é pecado

    outra duvida, Deus estava de boa no universo, ai para não ficar so criou os anjos para ser idolatrado, mas ele achou sem graça, Deus quer ser idolatrado por pessoas que nunca o viram, ouviram ou tenham outra prova concreta de sua exitencia. Ai ele criou os humanos, e disse (não sei para quem), “me amem ou vou manda-los para o inferno, façam o que eu digo mas não façam o que faço”
    isso faz sentido para alguém?

    sem duvida a mitologia cristã é a mais sem graça.

    • jefry roger

      4 de setembro de 2013 em 00:38

      A criação e descrita do ponto de vista da terra e não uma visão universalista, tambem não é dada importancia a uma cronologia exata, sendo que toda linguagem escrita na blíblia se utiliza de recursos de figuração/ilustração.
      2° “tiveram filhos e filhas”, Caim teve muitos irmãos e irmas, e as famílias eram constituidas entre eles. Não havia lei, então não havia transgressão.
      3° Deus não obriga ninguem a adorá-lo, nem aos anjos( muitos o deixaram e se aliaram ao diabo) nem aos homens. Porem, a adoração e admiração provinda dos que são voluntariamente sujeitos a Deus são espontâneas. 4° O inferno não foi criado para os homens, porem somente para satnas e seus anjos. Deus, não manda os homens para o inferno, satanas é que os leva. Por isso Jesus veio a terra, para desfazer as obras do diabo, que enganou o homem e o colocou contra Deus. Em Jesus é aberta a oportundade de reunião com Deus através da fé por meio da vida. e fé não nessesáriamente cega como alguns acham, mas sim como está escrito “provai e vede que o senhor é bom”.
      Ninguem te obriga a creditar, voce escolhe o caminho que quizer.

      • gato do apocalipse

        4 de setembro de 2013 em 10:11

        e so mais duvida, quem disse que o que esta na bíblia tem outro ponto de vista?isso é apenas maneiras para desviar os erros contidos nelas.A bíblia foi criada na época em que se acreditava que a terra era chata, então o antigo testamento foi tudo fruto da imaginação. Não existe figuração de linguagem nela. pois essa ideia é recente.
        A única forma de linguagem contida na bíblia e em textos antigos é a Analogia, pois como antigamente os dialetos tinham poucas palavras, eles inconscientemente, a faziam para reproduzir situações nas quais não tinham palavras para descreve-las.

        • jefry roger

          5 de setembro de 2013 em 11:34

          Os metodos mais eficases para acompreenção do canon são os métodos qualitativo e dedutivo, porem em alguns momentos o quantitativo tambem pode-se ser aplicado.e estes se completam para uma compreensão adequada. O ponto de ista universal é defendido pelos tradicionalistas que ainda creem que a terra é o centro do universo, isto por desconhecerem os principios de comunicação social aplicada naquela época. (alguns conceitos de sociolinguistica). O Ponto de vista coerente é o da formação do planeta/edem.
          E sim, eles utilizavam variados recursos literários, não somente a analogia, basta ler e verá.

      • gato do apocalipse

        4 de setembro de 2013 em 10:00

        perai, então segundo o que você diz ateus vão para o ceu com maior facilidade que os crentes, pois como não acredito no diabo, como ele pode me levar para la
        mais no fim isso, sei que nada disto existe,infelizmente

        • jefry roger

          5 de setembro de 2013 em 11:23

          na idade média as pessoas não sabiam que existia as américas, e nem por isso ela não existia. A realidade não é moldada pelo que voce pensa. Acreditar ou não, não muda os fatos presentes. (porem, podem mudar o futuro).

    • Marcos David de Oliveira

      2 de setembro de 2013 em 14:42

      Eu responderia suas dúvidas de boa, mas acho uma perda de tempo. Tu nem conhece a bíblia e já está falando bobagem desde o começo. Também não deve entender de interpretação de texto, metáforas, física e filosofia, do contrário faria perguntas com mais conteúdo.
      Você atribuiu a Deus características humanas como vaidade, contrariedade, autoritarismo… Um ser superior não teria essas caracterísiticas, nem o diabo bíblico, nem os anjos, nem muitos seres humanos éticos e morais.
      Por mim você pode continuar cultuando a qualquer coisa, a um deus pagão, a Goku, ao vaso de louça no seu banheiro, à televisão… não faz diferença. É até mais saudável pra sua mente.

      • gato do apocalipse

        3 de setembro de 2013 em 11:01

        e você não sabe nada de historia, só para começar . a metáfora não existia na época da criação da bíblia, dizer que a bíblia(no máximo há analogias) tem metáfora e só para justificar o quanto é sem noção o que esta escrito nela, quer brincar de quem sabe mais, mais ler outra livro que não seja a bíblia, eu já vi que você esta precisando de historia, e volte para discutir.
        agora se você não responde as minhas perguntas me levar a crer que ou você também não sabe nada da bíblia ou nela não há fatos que podem responder minhas duvidas
        Cada um é cada um, cada um acredita no que quer, mais maior pena de alguém que não acredita em um Deus como entidade é que quando morrer não poderá tirar um sarro da cara de quem acredita nisso -0-

  15. Ezio Auditore

    2 de setembro de 2013 em 10:02

    Não faz sentido algum,se não Adão e Eva depois de terem filhos como procriaram os outros?praticando Incesto?

    • Ederson Ribeiro

      2 de setembro de 2013 em 10:31

      sim. o incesto foi definido mais tarde quando tinha bastante gente na terra. e principalmente Deus quando deu a lei para o povo judeu nos tempos de Moiseis ele afirmou que incesto é pecado -Levítico capitulo 20 – e nao poderia ter este ato no meio do povo. E como lei da nação israelita: crime, e era punido com a morte de quem a praticou. E segundo a lei de Deus o pecado mata a alma do individuo e é o individuo é condenado a morte eterna, ou seja o inferno. E isto só é perdoado se o individuo crer em Cristo e confessar os seus pecados.

      • Ezio Auditore

        4 de setembro de 2013 em 12:01

        Mas se antes disso era praticado o incesto,todos eram irmãos de uma forma,já que vieram de praticas de incestos,e isso é,todos praticam incesto mesmo não querendo,o que me leva a desacreditar mais ainda na bíblia.

  16. Ederson Ribeiro

    2 de setembro de 2013 em 10:01

    1° Eles foram condenados por terem desobedecido e por não terem admito, confessado, sumido, o erro deles. e eles foram expulsos pois lá tinha duas arvores proibidas, este post não citou a arvore da vida eterna que se eles comessem dela seriam eternos.

  17. Muller Montreal Canadiens

    2 de setembro de 2013 em 09:39

    Acredito em Deus, mas não acredito na bíblia (apenas nos dogmas) nem em que o mundo foi feito em 7 dias sendo que naquela época não se contava o tempo; Adão e eva acredito que é miticismo acredito que o ser humano veio de algum primata se fosse feto exatamente igual a biblia o mundo teria milhares de anos e não bilhões de anos

    • Ederson Ribeiro

      2 de setembro de 2013 em 10:07

      Entao vc não acredita em Deus – entendo que vc quis quiser que a existência DELE – , pois a bíblia é a palavra de Deus, sem ela não conhecemos a Deus.

      • Muller Montreal Canadiens

        3 de setembro de 2013 em 09:17

        a bíblia foi modificada diversas vezes, negros era considerado a reencarnação de caim por isso eram escravizados pois pela igreja não eram considerada seres humanos hoje são os gays não existe prova que a bíblia foi dita por Deus pelo fato de ter contradições o Deus da Bíblia é um tirano.

        • Ederson Ribeiro

          4 de setembro de 2013 em 00:34

          ELE não é tirano, os humanos que são rebeldes.

    • Muller Montreal Canadiens

      2 de setembro de 2013 em 09:39

      Feito*

  18. Dark J

    2 de setembro de 2013 em 01:04

    Lúcifer avia se transformado (ou algo do genêro) em uma serpente para enganar Adão e Eva. Antes disso durante a criação do mundo, Deus tinha saido de seu reino para criar o mundo, enquanto ele estava fora, Lúcifer (que até o momento, era o Anjo acima de todos, mais belo e respeitado, apenas abaixo do próprio Deus) havia conspirado contra O Senhor, e tomou seu trono enquanto estava fora, governando o Reino de Deus. Quando Ele voltou e percebeu a cituação, Deus espulsou Lúcifer e seus seguidores (ao invês de Anjos, agora chamados de demônios) enviando para as profundesas do inferno como castigo. E então o Lúcifer (agora sendo conhecido como – desculpem se falarei seu nome agora – Capeta) queria se vingar do Altissimo, e no tempo de Adão e Eva ele se formou numa serpente para enganalos, Deus sabendo disso, além de espulsar os dois, ainda castigou o anjo caído (sim, denovo, Lúcifer é um bicho persistente) e tempos depois prometeu que ia fazelo sofrer pela eternidade. (que está no livro de Apocalipse, mas isso é uma história pra um outro dia) Faltou explicar isso.

    • jefry roger

      4 de setembro de 2013 em 00:06

      Lucifer não se transformou, a imagem original dele é uma serpente. veja em ezequiel as citações sobre querubins ( Formas de grandes animais), e veja que lá tambem é dito dele assim; “Tu eras querubim ungido”.

  19. Fellipo

    2 de setembro de 2013 em 01:00

    Nunca entendi bem esse conceito de onisciência que é atribuída a Deus. Se Deus tem a capacidade de saber tudo infinitamente, então por que pune Adão e Eva por algo que ele já sabia que aconteceria? Mesmo lhes dando o livre arbítrio, Deus continuam sabendo quais serão suas ações e mesmo sabendo disso, decide punir os que desobedecem. Por quê? Pra que criar algo e ainda punir-los pela sua própria criação? A onisciência é algo que vem das escrituras ou é um termo cunhado pelos próprios religiosos?

    • Spelito

      2 de setembro de 2013 em 02:46

      Primeiramente o livro de Gênesis faz parte das escrituras hebraicas e cristãs, e provavelmente foi escrito por Moisés(Ele escreveu os livros da lei e como gênesis faz parte do Pentateuco é atribuida a ele a autoria de gênesis), como o povo judeu é bem antigo, esse livro não se atribui a atualidade do Novo Testamento. De acordo com a visão cristã Deus fez isso para dar “uma lição ao homem” e prepara-lo para receber do que Deus têm para a raça humana. E sim a onisciência vem das escrituras do povo hebreu, e Deus soube de tudo que ocorreria, mas como é Deus fez um plano de salvação, a biblia ainda cita muitas “tentativas” de Deus para salvar o homem de sua própria desobediência, o novo testamento citas esses eventos como uma preparativa para a vinda da verdadeira salvação da humanidade, que foi Jesus.

  20. jefry roger

    2 de setembro de 2013 em 00:30

    A bíblia por ser complexa e irredutivelmente importante, tem sido muito das vezes menos prezadas. para se criticar um livro é nescessário pelo menos tê-lo lido. Coisa que nem a maioria dos cristãos fazem e por isso destorcem grande parte do que está contido nela. A repeito da criação, é interessante que o físico hawking produziu um modelo de criação do sistema solar que condiz perfeitamente com a descrição bíblica. porem os desinformados ignoram maneira de comunicação utilizada na mesma. Os dias não eram de 24 horas, mas sim tempos indefinidos, ( yon
    poderiam ser 1 milhão de anos ou mais, ou menos), e tambem que a narração é feita do ponto de vista da terra e não de um ponto de vista universal.

    • Leviathan

      3 de setembro de 2013 em 21:35

      “hawking produziu um modelo de criação do sistema solar que condiz perfeitamente com a descrição bíblica.”

      Engraçado, o mesmo Kawking, disse em um dos seus livros que -“Não é necessário invocar a Deus para acender o pavio e colocar o Universo em marcha”, frase sobre a Origem do Universo no livro o Grande Designer. Acho melhor vc rever suas afirmações, pois Hawking é Ateu, ou no máximo e ele crer no deus Einsteiniano.

      • jefry roger

        4 de setembro de 2013 em 00:03

        O fato dele ser ateu não anula que sua pesquisa condiz com o genesis.

        • Leviathan

          4 de setembro de 2013 em 09:57

          Não, ela não condiz com o Genesis, nas afirmações de Kawking, nos somos poeiras solares de uma estrela morta, onde se formou nosso Sol e depois a Terra, e não o contario.

          • jefry roger

            5 de setembro de 2013 em 10:33

            acho que voce não conhece o canon , se não vc saberia que a ordem dos acontecimentos é a mesma. Primeiro o universo, depois a luz, , etc.

          • jefry roger

            5 de setembro de 2013 em 11:40

            e o ponto de vista em genesis e da terra e não universal.

          • Leviathan

            5 de setembro de 2013 em 16:31

            Não Condiz com o que Hawking diz, como vc mesmo disse é no ponto Terrestre e não conta a historia da formação do universo, o unico relato da visão do universo na biblia diz que a terra esta acima de pilares, e o sol e a lua rodeiam a abobada da terra. Até agora estou tentando achar onde está a semelhança com o sistema solar apresentado pelos cientistas.

          • jefry roger

            6 de setembro de 2013 em 01:05

            ponto de visão da terra em genesis.
            Vers. 1: “… no principio Deus criou os Céus e a terra…” A expressão Céus se refere as dimenções do universo. Todo mundo sabe que primeiro se formou o universo, depois as galáxias, depois os sitemas estelares e dentre eles o sistema solar, e a partir deste a terra.
            Vers 2: “…a terra era disforme e vazia, e havia trevas sobre a face do abismo …” Vemos a terra em seu estado de formação, o globo coberto por uma camada densa de poeira e gasez que impede a lus solar de adentrar na atmosfera em formação. o abismo são as fossas das ilhas marianas.
            Vers 3: “… Haja luz…” Progressivamente a poeira baixou deixando espaço para haver luz solar na terra.
            Vers 4: “… Separação entre luz e trevas… ” Teoria da aceleração da rotação terrestre, a qual utiliza-se de princípios aristotélicos.
            Vers 5 : “… primeiro dia…” Dia , Yon no original não representa 24 horas mas sim um tempo indeterminado.
            Vers 6: “… Haja uma expansão… ” Formação da atmosfera.

            E assim por diante, Verso 9, formação da pangeia., etc.
            A cronologia no geneses não é prioridade, pois o livro não tem o objetivo de ser científico mas sim espiritual e histórico.

          • Leviathan

            6 de setembro de 2013 em 09:54

            tá até agora vc só apresentou seu ponto de vista para justificar uma afirmação sem fundamento, que a teoria cientifica da formação da terra e do sistema solar é igual a formação do Genesis.

            Criação da Terra segundo Genesis:
            “No princípio criou Deus os céus e a terra. 2 E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.”

            Imagem: http://lh4.ggpht.com/_o9BLyKHDLd8/TGD_tGtnndI/AAAAAAAACIA/4NA7Rf4Zt2E/tierra1_thumb1.jpg?imgmax=800

            “6 E disse Deus: Haja uma expansão no meio das águas, e haja separação entre águas e águas. 7 E fez Deus a expansão, e fez separação entre as ÁGUAS que estavam DEBAIXO DA EXPANSÃO e as águas que estavam SOBRE A EXPANSÃO; e assim foi. 8 E chamou Deus à expansão Céus, e foi a tarde e a manhã, o dia segundo.”

            Imagem: http://lh3.ggpht.com/_o9BLyKHDLd8/TGD_uQyhGQI/AAAAAAAACII/IOyG_ChFnV0/tierra2_thumb1.jpg?imgmax=800

            “9 E disse Deus: Ajuntem-se as águas debaixo dos céus num lugar; e apareça a porção seca; e assim foi. 10 E chamou Deus à porção seca Terra; e ao ajuntamento das águas chamou Mares; e viu Deus que era bom.”

            Imagem: http://lh3.ggpht.com/_o9BLyKHDLd8/TGD_vYcNLNI/AAAAAAAACIQ/awWTcd723ak/tierra3_thumb1.jpg?imgmax=800

            “14 E disse Deus: Haja luminares na expansão dos céus, para haver separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais e para tempos determinados e para dias e anos. 15 E sejam para luminares na expansão dos céus, para iluminar a terra; e assim foi. 16 E fez Deus os dois grandes luminares: o luminar maior para governar o dia, e o luminar menor para governar a noite; e fez as estrelas. 17 E Deus os pôs na expansão dos céus para iluminar a terra, 18 E para governar o dia e a noite, e para fazer separação entre a luz e as trevas; e viu Deus que era bom.”

            Imagem: http://lh4.ggpht.com/_o9BLyKHDLd8/TGD_xLPjSjI/AAAAAAAACIY/NaLYaory6Dg/tierra4_thumb1.jpg?imgmax=800

            Essa é afirmação da Criação da Terra, ela é tão errada que alguma biblias de estudos teológicos, reconhecem o erro e colocam em seu rodapé que não se deve levar o genesis a serio pois era uma visão primitiva do povo da época.

            Se ficou alguma duvida mais uma imagem da terra segundo varias passagens da bilbia.

            http://4.bp.blogspot.com/_Fb2KojNJzrQ/Rub7Y5TEK-I/AAAAAAAAADM/ZuwtYMXQSs8/s320/Tierra%2Bdescrita%2Ben%2Bla%2BBiblia_6.jpg

            Passagens biblicas. Jo: 9:7, Jo 22:14, Jo 26:10, Isaias: 40:22, eclesiastes 1:5, proverbios 8:29 e exodo 20:4

          • jefry roger

            8 de setembro de 2013 em 12:14

            Essa é a interpretação trdicionalista qe a igreja católica e o judaísmo tinham, e que por considerarem as palavras ao pé da lera e não utilizando dos metedos analítico-criticos adequados causam essas interpretações exdrúxulas. porem se voce acha mais conveniente seguir a interpretação arcaica dos pré-medievais, fique a disosição. Porem, leia o “Paper” de hawking, depois leia a biblia, e veja os pontos em comum, porem com imparcielidade. Nõ adianta manter um pensamento preformado, desse modo nunca ira analizar nada de maneira clara.

          • Rafael Rangel de Andrade

            9 de setembro de 2013 em 14:37

            Meu deus, esse Jefry é um mala. Conheci outro dia uma pessoa que debatia sobre se o homem já tinha pisado na lua igualzinha…não explicava seu ponto de vista e só ficava com rodeios sobre suas “teses”. Quando se sentia acuado, inventava algumas palavras de efeito e mandava o povo ir procurar (sendo que 5% das pessoas que lê a resposta vai fazer realmente isso). O que mais indica esse “estudo” tão “aprofundado” que ele diz ter são seus erros básicos de escrita – analizar, menos prezadas, destorcem, etc. Cara, para de querer botar fogo e pagar de intelectual, rebata ARGUMENTOS com ARGUMENTOS. Não fuja, não fique com “se vc lesse meupinto de costas saberia que blablablabla”. Uma dica…agindo assim você só está passando por chato e fazendo papel de bobo.

          • jefry roger

            13 de setembro de 2013 em 02:30

            Primeiro, o fato de eu te incomodar demostra que de alguma maneira você me vê como ameaça, tanto a ponto de começar seu comentário com uma ofensa. Não ha o por que disso. Segundo, erros de português, escrever com pressa da nisso. O demais, quem se importa se me acharem chato, não estou buscando aprovação de ninguém, acredite nisso, de ninguém. Não quero me passar de intelectual, pois o que eu ganharia com isso? Apenas exponho alguns dos meus pensamentos e algumas informações. E por último, eu não vou ficar gastando todo o meu tempo tendo que colar link de cada tese que eu citar. E caso eu esteja incomodando, denuncie aos moderadores, e veja se há realmente motivos para me banir. Realmente eu tenho sido meio chato, porém de bobo, tenho pouco.

          • Thiago Montalvão

            6 de setembro de 2013 em 20:28

            Caraca! Matou a pau agora, muito bom! Realmente não há semelhança nenhuma com as afirmações de Hawking (rsrs)… e como poderia?

    • Jonathan Fabrício Pereira

      2 de setembro de 2013 em 14:28

      Você ama, idolatra e venera um deus indefinido?

      • jefry roger

        4 de setembro de 2013 em 00:20

        Quem pode dizer que ama a Deus?
        Quem ama, idolatra ou venera algo ou alguem está certo ou está errado?
        venerar –
        (latim veneror, -ari)
        v. tr.
        1. Demonstrar veneração por.
        2. Prestar culto a. = ADORAR
        3. Ter estima respeitosa por; tratar com muito respeito. = RESPEITAR, REVERENCIAR
        4. Ter em grande consideração. = ACATAR, RESPEITAR

      • Marcos David de Oliveira

        2 de setembro de 2013 em 14:51

        Eu acho que ele disse ‘tempo indefinido’. Você deve ter lido algo errado.

  21. Rayssa Medeiros

    1 de setembro de 2013 em 23:27

    • Little Uchiha™

      2 de setembro de 2013 em 00:42

      Sua linda s2

      • Bardock

        2 de setembro de 2013 em 00:52

        Outros nicks: Marcos Rafael
        Boa sorte com a surpresinha. EHUAHEUHAEHUAHE

        • The Van Hoheheim

          8 de outubro de 2013 em 13:24

          LOLOLOLOLOLOLOLOLOLOL

    • eduardo (eduh)

      2 de setembro de 2013 em 00:03

      vc parece com essa eva ai….

  22. eduardo (eduh)

    1 de setembro de 2013 em 23:10

    só li verdades xD

  23. Bonecão do Posto

    1 de setembro de 2013 em 23:08

    Acho q os cristãos q quiserem falar merda tentem se acalmar e reconhecer q não existe apenas o cristianismo no mundo

    • Iago Fernandes

      2 de setembro de 2013 em 14:15

      Vdd melhor eu me acalmar mais pra mim o cristianismo tem que tar em 1° lugar

  24. Lúcifer

    1 de setembro de 2013 em 22:30

    Sinto um cheiro de treta

  25. Hugo Almeida

    1 de setembro de 2013 em 21:29

    As respostas de alguns dos maiores cientistas da nossa historia sobre esse post:

    Isaac Newton:
    Considero as Escrituras de Deus como sendo a filosofia mais sublime. Eu encontro mais marcas de autenticidade na Bíblia do que em qualquer história profana, seja qual for.

    A maravilhosa disposição e harmonia do universo só pode ter tido origem segundo o plano de um Ser que tudo sabe e tudo pode. Isto fica sendo a minha última e mais elevada descoberta.
    A gravidade explica os movimentos dos planetas, mas não pode explicar quem colocou os planetas em movimento. Deus governa todas as coisas e sabe tudo que é ou que pode ser feito.

    Galileu Galilei:
    A Matemática é o alfabeto com o qual Deus escreveu o Universo.

    A ciência humana de maneira nenhuma nega a existência de Deus. Quando considero quantas e quão maravilhosas coisas o homem compreende, pesquisa e consegue realizar, então reconheço claramente que o espírito humano é obra de Deus, e a mais notável.

    Johannes Kepler:
    As leis da Natureza nada mais são que pensamentos matemáticos de Deus.

    A Geometria existiu e existe desde antes da Criação. É co-eterna com a mente de Deus… A Geometria forneceu a Deus um modelo para a Criação… A Geometria é o próprio Deus…

    Max Planck:
    Para os crentes, Deus está no princípio das coisas. Para os cientistas, no final de toda reflexão.

    • Lukinhas

      2 de setembro de 2013 em 16:40

      Realmente é uma mitologia muito bonita.

    • Jonathan Fabrício Pereira

      2 de setembro de 2013 em 14:22

      Falácia: Apelo a Autoridade.

      • Jonathan Fabrício Pereira

        2 de setembro de 2013 em 14:34

        Você não pode usar da opinião de alguém para tentar tirar do Cristianismo o título de “mitologia”, porque isso é falacioso, ou seja, não prova nada… Seria o mesmo que eu mostrar a você pessoas elogiando Goku.

        Seria mais coerente mostrar argumentos que defendam o Cristianismo.

        • Hugo Almeida

          2 de setembro de 2013 em 15:30

          Jonathan Fabrício eu estou mostrando apenas o que algumas das mentes mais brilhantes de nossa historia teriam a dizer sobre esse assunto porque sabia que usar somente a bíblia não iria agradar a todos , não estou apelando pra nada, e falácia é: Na lógica e na retórica, uma falácia é um argumento logicamente inconsistente, sem fundamento, inválido ou falho na tentativa de provar eficazmente o que alega. Argumentos que se destinam à persuasão podem parecer convincentes para grande parte do público apesar de conterem falácias, mas não deixam de ser falsos por causa disso. E se você tem tanta certeza de que estão errados fique a vontade para provar, mas eu acredito no bíblia e por isso me apoio no que eles dizem.

          • O Astro (Alone)

            28 de novembro de 2013 em 16:35

            Você fala de mentes brilhantes que viviam em uma época próxima a Idade das Trevas, quando o cristianismo tinha uma forte influência e falta de argumentos que o derrubasse.

          • Jonathan Fabrício Pereira

            2 de setembro de 2013 em 15:58

            Parece que você fez um apelo sim, porque notei que você publicou alguns links de textos e notícias que mostram a existência de cientistas renomados que acreditam em Deus, e em meio a esses links, existe a notícia de um homem que supostamente provou a existência de Deus. Ou seja, você tentou provar a existência de Deus e apelou para a citação de autoridades no meio científico… Dos links que você publicou, apenas o primeiro serviria para tirar do Cristianismo o título de mitologia.

            Obs: Os autores das frases que você colocou no 1° comentário mostraram apenas opiniões sobre o deus cristão, e não argumentos… O que faz destas frases inúteis em um debate sobre a veracidade do Cristianismo.

          • Hugo Almeida

            2 de setembro de 2013 em 20:10

            Eu publiquei esses esses links porque o senhor Thiago Montalvão pediu alguns pensamentos, acerca do mesmo, de alguns dos maiores cientistas da atualidade, eu não os dei para debates e sim para mostrar os pensamentos deles.

          • Thiago Montalvão

            6 de setembro de 2013 em 00:41

            Só pra lembrar que o que vc publicou, forma pseudociências. Inclusive, de teor amplamente teológico. Nunca vi esta reportagem do Tal Polonês, fora em blog cristãos. E pelo que li, ele não comprovou, absolutamente nada!!

          • Jonathan Fabrício Pereira

            3 de setembro de 2013 em 13:57

            Acontece que o primeiro link (“cientista prova a existência de Deus”) não mostra um pensamento, e sim uma argumentação…

    • Thiago Montalvão

      2 de setembro de 2013 em 00:00

      Tente procurar agora alguns pensamentos, acerca do mesmo, de alguns dos maiores cientistas da atualidade!

  26. Karkat Vantas

    1 de setembro de 2013 em 21:17

    só pelo titulo vejo cristãos querendo linchar o autor, no caso a autora.

  27. Davi De Lima

    1 de setembro de 2013 em 21:07

    Nada contra os macacos, Deus nos criou a sua imagem e semelhança, não acredito que tenhamos evoluido de um primata. No demais, dizem q é loucura acreditar na Bíblia, mas o que dizer sobre a teoria da evolução, que é uma teoria. E Nandy, Deus criou o mundo em 6 dias e não 7. Gostei da postagem! Fica na paz!

    • Giovane Kniess

      3 de setembro de 2013 em 12:56

      O universo é muito mais antigo do que consta em algumas “escrituras” (7 mil anos). Se tivesse apenas 7 mil anos, não conseguiríamos observar a luz das estrelas distantes bilhões de anos luz, pois a luz demora os mesmo bilhões de anos pra chegar até aqui.

      • jefry roger

        3 de setembro de 2013 em 23:42

        o genesis conta a formação do sistema solar/edem do ponto de vista da terra, ou algo assim, não do universo.

        • Thiago Montalvão

          6 de setembro de 2013 em 00:49

          Uai , mas não foi Deus quem criou tudo, até o universo infinito???

          • jefry roger

            8 de setembro de 2013 em 12:30

            Dependo do que voce acredita. Se voce é um tradicionalista, vai afirmar isso. Se for um ateu vai negar isso. Se for um prescrutador, provvelente vai afirmar que Deus, citado e evidenciado em vários ramos do conhecimento, é a causa e a “força motrix” do desenvolvimento do universo da vida.

    • Matheus Bitencourt

      2 de setembro de 2013 em 19:00

      Teoria da evolução é apenas uma teoria…. mas e o criacionismo? NEM teoria é, de tão ridículo. e sem evidencias que é.
      Sou mais a teoria da evolução, do que invenções bobas.

      • Thiago Montalvão

        6 de setembro de 2013 em 00:48

        Não existe a expressão Teorema na Biologia, já que não é como a matemática que precisa ser comprovada através dos números pra deixar de ser uma teoria. Portanto, TEORIA na Biologia, é algo que foi cientificamente comprovado. Caso contrário, seria uma hipótese.

        • O Astro (Alone)

          28 de novembro de 2013 em 16:03

          Cara pesquise sobre o teorema de George Price, é a prova de que existem sim, teoremas na Biologia.

    • Guilherme costa de oliveira

      2 de setembro de 2013 em 17:52

      sem contar que o tempo de Deus não equivale ao tempo do homen! 7 dias pode ser metaforicamente 7 anos,70 anos, 700 anos 7000 anos,…… e por ae vai!

    • gato do apocalipse

      2 de setembro de 2013 em 10:31

      so retificando, no evolucionismo o homem não evolui do macaco e sim ambos tem o mesmo ancestral em comum, que era um primata ou algo proximo

    • Thiago Montalvão

      1 de setembro de 2013 em 21:27

      Para a ciência, “teoria” não significa hipótese não comprovada, achismo ou chute. Essa palavra significa:

      “Conjunto de modelos com alto poder de predição e generalidade que foram exaustivamente validados por experimentos.”

      E pelo visto meu querido, você não deve ter estudado muito sobre o assunto, né?!
      A Teoria da evolução não diz que evoluímos do macaco, e sim, de que possuíamos um ancestral em comum. Esse lance de macaco é difundido por cristãos, à fim de desacreditar a ciência!

      • jefry roger

        2 de setembro de 2013 em 00:17

        Teorias, nuncam são absolutas, por isso são teorias, e nem sempre são validadas por esperimentos. o evolucionismo por exemplo não tem como ser experimentado.

        • Thiago Montalvão

          6 de setembro de 2013 em 00:44

          Vc está brincando, né?
          Onde vc colocou a genética: Suas experimentações e observações ao longo de anos??? Isolou!!!!!

        • Jonathan Fabrício Pereira

          2 de setembro de 2013 em 16:05

          Mas você não pode colocá-las no mesmo nível por causa de um pensamento como esse…

          • jefry roger

            3 de setembro de 2013 em 23:39

            o método de observação e racionalização tem suas falhas, porem tem os seus pós. Algumas já são sofisticadas, outras nem tanto. E, as mais consideráveis são aquelas que tem menos incoerencias com as demais areas do conhecimento. O Evolucionismo tem muitas lacunas, falhas e contrariedades com outras ciencias. isso não quer dizer que ele esteja errado, mas que ele ainda tem muito a se desenvolver para ser imparcialmente conveniente como algo absoluto.

          • Jonathan Fabrício Pereira

            4 de setembro de 2013 em 14:07

            A evolução das espécies por meio da seleção natural não possui lacunas, falhas ou incoerências com outras áreas do conhecimento… O que possui lacunas, falhas ou incoerências com outras áreas do conhecimento pode ser a teoria que nos diz que viemos de um ancestral em comum com o macaco…

            Lembre-se, a evolução das espécies por meio da seleção natural nos diz que as espécies mudam com o passar do tempo, e isso é inegável… Agora descobrir a origem das espécies, descobrir se elas evoluíram ou não, já é outra coisa, e isso sim pode ser considerado como teoria…

          • jefry roger

            5 de setembro de 2013 em 10:30

            tem incoerencias com alguns princípios da biologia e da paleontologia.

          • Thiago Montalvão

            6 de setembro de 2013 em 00:45

            E a genética, velho??? Pelamor…

          • Jonathan Fabrício Pereira

            5 de setembro de 2013 em 13:35

            Na Seleção Natural, o ser-vivo que possuir as características que mais se ajustam ao ambiente em que vive, viverá mais e conseguirá ter mais descendentes, porém, o ser-vivo que possuir menos características que se ajustam ao ambiente em que vive, viverá menos e terá menos descendentes… O que tem de incoerente nisso?

          • jefry roger

            6 de setembro de 2013 em 00:38

            superficialmente nada, mas se for olhar a condição de mutação para a adptação voce vai ver. além do tempo nescessário para as mutações ocorrerem.

          • Jonathan Fabrício Pereira

            6 de setembro de 2013 em 14:15

            Cite essas incoerências.

          • jefry roger

            8 de setembro de 2013 em 12:37

            m exemplo das incoerencias do evolucionismo com a paleontologia é o fato de que na era pré cambrianas temos apenas alguns tipos de algas e sere relativamente simples, emquanto na era cambianas já temos artrópodes, coisa que para acontecer, demoraria muito, mas muito mais tempos para mutações dessa complexidade ocorrerem. além de não se encontrarem fosseis dos seres que dariam origem aos referidos artropodes, e se ele se desenvolveram de seres menos evoluidos, deveriam existir fósseis desses seres. o próprio Darwin reconheceu esta como a beção mais séria a sua teoria.

          • Jonathan Fabrício Pereira

            9 de setembro de 2013 em 14:59

            Mas essa foi uma teoria proposta por Darwin, e existem diversas outras teorias iguais a essa que tentam explicar a origem das espécies atuais usando como base a evolução das espécies por meio da seleção natural… São teorias (como essa que você citou) baseadas em LEIS (evolução das espécies por meio da seleção natural).

            Estou querendo dizer que a evolução das espécies por meio da seleção natural não é uma teoria, e sim uma lei inegável…

            Esse exemplo que você citou, não derruba de forma alguma o meu argumento anterior, que foi: “Na Seleção Natural, o ser-vivo que possuir as características que mais se ajustam ao ambiente em que vive, viverá mais e conseguirá ter mais descendentes, porém, o ser-vivo que possuir menos características que se ajustam ao ambiente em que vive, viverá menos e terá menos descendentes…”

            A ideia de que descendemos de um ancestral em comum com o macaco pode sim ser considerada como teoria (o exemplo que você citou também pode), mas entenda que elas se baseiam numa lei, conhecida como evolução das espécies por meio da seleção natural…

          • Jonathan Fabrício Pereira

            9 de setembro de 2013 em 15:01

            O exemplo que você citou, não derruba de forma alguma o meu argumento anterior, só levanta suspeitas sobre essa teoria de Darwin que você citou…

          • Jonathan Fabrício Pereira

            13 de setembro de 2013 em 20:45

            Bom… Vou considerar a ausência de resposta como uma prova de que a evolução das espécies por meio da seleção natural é uma lei…

          • jefry roger

            19 de setembro de 2013 em 15:59

            estavamos falando de coisas diferentes, eu estava contestando o Darwinismo, não a seleção natural.

          • Jonathan Fabrício Pereira

            20 de setembro de 2013 em 13:18

            Você estava falando da evolução das espécies por meio da seleção natural…

  28. Jose E. Siilva

    1 de setembro de 2013 em 21:06

    Na verdade eva seria a segunda mulher criada por “Deus” a primeira teria sido lilith, que foi expulsa do paraiso por não se submeter ao poder do “Homem” e sim desejava igualdade…

    • gato do apocalipse

      2 de setembro de 2013 em 11:23

      so eu que acho a religião machista?

    • Lúcifer

      1 de setembro de 2013 em 22:35

      Minha Lilith S2

    • Marcos David de Oliveira

      1 de setembro de 2013 em 21:15

      Mas aí já seria mitologia hebraica, na mitologia cristã só tem eva mesmo.

  29. ultramen Tiga

    1 de setembro de 2013 em 20:35

    mitologia cristã…
    vamos evitar tretas que tal “a origem do mundo segundo a bíblia.”

    • Pedro Henrique

      2 de setembro de 2013 em 22:01

      Ué, mas não entendo o pq, todas as outras crenças tratadas nessa serie tiveram o titulo igual “A Origem do mundo segundo as mitologias _______ ” o cristianismo não tem nada de especial ou de melhor que as demais para mudar o nome do titulo…

    • Mary

      1 de setembro de 2013 em 20:40

      acho que de qualquer maneira ia ter briga, sempre aparece algum troll para fazer confusao.

  30. Micael Miranda

    1 de setembro de 2013 em 20:29

    Quando li que não se sabia como tinha surgido o mundo parei de ler na hora…

  31. Lucas Rodrigues

    1 de setembro de 2013 em 20:26

    Sinceramente não acredito nessa história, mas é só uma lenda mesmo. Continuo acreditando que a raça humana se originou de um ancestral em comum, esse história de Adão e Eva pra mim é pura lenda fantasiosa e se nenhum fundo de verdade, se eu ofendi a crença de alguém aqui, me desculpe, mas esta é minha opinião.

    • Mary

      1 de setembro de 2013 em 20:46

      juro que tentei resistir, mas…
      ”lenda fantasiosa” é pleonasmo.
      kkkk desculpa.
      mas concordo com vc 😉

      • Lucas Rodrigues

        1 de setembro de 2013 em 20:48

        Nem percebi que era um pleonasmo 😛

        • Mary

          1 de setembro de 2013 em 20:58

          é pq eu era campeã em fazer isso antigamente( minhas redaçoes) minha professora me corrigia toda hora por causa disso(as vezes eu fazia de proposito, e ainda faço kkk)
          mas mudando de assunto vc é teista? vi uma vez vc dizendo que acreditava que talvez possa existir algum ser que tenha criado tudo, isso se eu nao estiver enganada.

          • Little Uchiha™

            1 de setembro de 2013 em 21:20

            Eita, Stalker detectada, salve-se quem puder.

          • Lucas Rodrigues

            1 de setembro de 2013 em 21:13

            Sim, sou teísta, eu acredito na existência de um ser superior, que talvez tenha criado todas as leis da física, é isso, não sigo religião nenhuma e nem pretendo seguir, acho religião uma forma de alienação criada por pessoas manipuladoras na tentativa de ganhar popularidade e acima de tudo poder, que nem esses pastores dessas igrejas.

          • Mephisto Pheles

            2 de setembro de 2013 em 22:49

            Concordo com o teu pensamento de que exista algum ser superior, tanto que possuo até uma teoria =)

          • The Van Hoheheim

            14 de outubro de 2013 em 14:12

            tbm

          • jefry roger

            2 de setembro de 2013 em 00:23

            está buscando conhecimento a respeito do assunto ou ficou stagnado? por que se vc realmente buscar os fatos voce ira descobrir muita coisa interessante.

  32. RED sexy, fofo e elegante

    1 de setembro de 2013 em 20:21

    O shun me da tesão.

    • João Victor

      2 de setembro de 2013 em 15:52

      Walt?Cara olha só o que o yaoi faz contigo

    • Kelbert

      1 de setembro de 2013 em 20:58

      OQ?? uashauhsauahsuahuahs

    • Lucas Rodrigues

      1 de setembro de 2013 em 20:33

      Sinto que esse comentário vai dar polêmica.

  33. Little Uchiha™

    1 de setembro de 2013 em 20:12

    Não acredito em mitologia.

    • Super

      3 de setembro de 2013 em 20:32

      no que acredita?

      • The Van Hoheheim

        14 de outubro de 2013 em 14:10

        ATEISMO

  34. Bardock

    1 de setembro de 2013 em 20:10

    Adão devia ter um gás danado, conseguir popular um planeta não é fácil. heuaheuhaeuae

    • Big Boss (tenho um cavaleiro de lvl 90)

      1 de setembro de 2013 em 20:18

      ainda mais com a eva que provavelmente nem raspava a ppk

  35. Jaque-chan

    1 de setembro de 2013 em 20:09

    Meu amigo disse uma vez que, na opinião dele, Deus é um gordo granudo que vive na frente de um computador comendo Fandangos e jogando The Sims.
    .-.

    • Kamizem Tr

      1 de setembro de 2013 em 20:46

      Tá mais pra simcity em fera UHEAHUEHUAEAUEAU

    • Marcos David de Oliveira

      1 de setembro de 2013 em 20:26

      Deus criou o nerd gordo a sua imagem e semelhança…

  36. José Fischer

    1 de setembro de 2013 em 20:08

    Quem quiser discutir sobre existencia ou nao existencia de deus, comentem aqui

    • José Fischer

      2 de setembro de 2013 em 16:35

      O que eu me questiono e o porque de o deus catolico ser tao “provavel”, tao “certo” para as pessoas, mas Zeus, Tupa, etc serem tao “mitologicos” e vistos como “contos de criança”, etc. Porque a trindade hindu eh menos provavel que a trindade catolica (levando em conta a maioria de catolicos em relaçao aos hindus, claro)

      • jefry roger

        3 de setembro de 2013 em 23:59

        ná india não é, assim como no antigo imperio grego romano os que chamamos mitologia para eles não eram mitologia e sim religião. Mas tenha-se por certo uma coisa, Toda história tem uma parte de verdade. Veja o conto do lobisomem, existem contos semelhantes e muito mais antigos. Alguns fazem referencia a romulo e remo que foi alimentado por uma loba, outros a alguns deuses egipcios que eram metade homens metade chacais. A questão da serpente, na china temos orochi, deus da guerra e do caos,na cultura cristã temos a terrivel serpente, nos contos nordicos temos Dragões muito tempo antes do cristianismo chegar lá. e em Dragon boll temos tambem. etc etc.

    • Marcos David de Oliveira

      1 de setembro de 2013 em 20:28

      • Marcos David de Oliveira

        1 de setembro de 2013 em 20:28

        Vê o vídeo e o rebate.

    • Jaque-chan

      1 de setembro de 2013 em 20:14

      Eu creio em Goku.
      A bíblia é um livro, Dragon Ball é um mangá. Não tem mta diferença, neah? Mangás tem até ilustrações, ao contrário da bíblia. Jesus morreu uma vez pelos humanos. Goku morreu 3.
      Cada um acredita no que quiser, certo? Kkkkkkkk’

      • Lucas

        7 de setembro de 2013 em 23:51

        E Goku não força ninguém a adorar ele.

        • jefry roger

          8 de setembro de 2013 em 12:24

          nem jesus, os que o fazem, espotaneamente o fazem.

      • jefry roger

        3 de setembro de 2013 em 23:47

        pra vc ver, Jesus só precisou morrer uma vez para salvar a humanidade, em quanto que Kakaroto morre quase toda temporada.

        • Lucas

          7 de setembro de 2013 em 23:54

          Sem sacanagem mas nunca entendi isso, ele morreu por ser dizer Rei e ia contra a nobreza judia da época, e o povo preferiu salvar Barrabás, que era um homem que roubava dos romanos que dominavam o povo judeu da época e por isso era um herói do povo judeu da época.

      • Iago Fernandes

        2 de setembro de 2013 em 14:08

        A foda se seu merda acreditar em Goku affs olha o que os mangás fazem com as pessoas.Goku por acaso morreu alguma vez por você,se não fosse Deus você não teria esse merda do seu Goku,tudo não passa de ilusão,deve que foi um Demônio que fez esse mangá,temos existencia de Deus e não do Goku

        • José Fischer

          2 de setembro de 2013 em 16:30

          Calma cara cada um acredita no que quer. Por que a biblia pode ser a prova da existencia de deus, mas um manga nao pode ser prova da existencia de goku? Quero saber a tua opiniao, so que sem xingamentos por favor. O que prova a existencia de deus e nao a de goku? Fica a dica no memento em que tu xinga ou fala palavroes, teus argumentos perdem força 😉

      • lex

        1 de setembro de 2013 em 20:36

        quem ganharia numa luta goku ou deus cristão?

    • José Fischer

      1 de setembro de 2013 em 20:10

      Para os que creem: Por qual motivo acreditar em deus e nao em, por exemplo, Odin ou Zeus? Existe algum argumento a favor do criacionismo que nao seja, unica e exclusivamente, baseado em um livro de 2000 anos e na fe?

      • jefry roger

        2 de setembro de 2013 em 00:19

        Sim, existem, e muitos.

      • Marcos David de Oliveira

        1 de setembro de 2013 em 21:11

        Bem, toda escolha é motivada em princípio por uma questão de gosto. Então eu gosto mais do Deus cristão do que dos demais. A crença em um Deus onipresente e perfeito é mais compatível com o atual estágio de pensamento da humanidade. O Deus cristão tem como ensinamentos valores morais baseados no amor. Os dois deuses pagãos indoeuropeus que você citou só são poderosos e não oferecem muita coisa.

        Sobre a Bíblia, ela não é só um livro escrito há 2000 anos, é um livro escrito num período de quase 1300 anos e que lança reflexões sobre o passado e o futuro. Também foi escrito por quase 70 pessoas diferentes, que foram expoentes de seu tempo, reconhecidos por sua sabedoria e liderança. Também é o livro mais lido, revisto, comentado, discutido e o mais influente da história da humanidade. Os maiores escritores ocidentais de todas as épocas fazem referências a ela em suas obra.

        Quanto a questão do tempo, a língua que nós falamos é derivada de uma outra que surgiu a 3.000 anos atrás, e as duas ainda são muito parecidas (qualquer latinista diria que o português é um latim mal falado). As bases do nosso sistema filosófico ocidental surgiram há uns 2.700 anos também. As das nossas leis, o conceito de república e democracia todas essas coisas surgiram no mesmo período que a Bíblia.

        O ser humano mudou muito pouco nos últimos 10 mil anos, qualquer estudante mais esforçado de história diria que a cultura ocidental é só uma expansão descentralizada do antigo Império Romano. Depois de todas essas afirmações verídicas, qualquer um pode concluir que a sua premissa de que a Bíblia é só um livro velho e obsoleto não passa de um pensamento muito ignorante que provavelmente foi concebido enquanto você defecava lendo algum gibi.

        Quanto ao conceito de fé… Acho que nem preciso falar dele, já tem coisa demais aqui.

        • José Fischer

          2 de setembro de 2013 em 16:27

          Reconheço os lados positivos e negativos que a religiao e a biblia trouxeram para a humanidade. A biblia inclusive, e baseada em outras mitologias, mas a questao que eu levantei e sobre a existencia ou inexistencia de deus, e sobre o criacionismo, que e o topico principal do post 🙂

        • Joh Andrade

          1 de setembro de 2013 em 21:43

          Meu filho, suporte meu like por favor!

      • Mary

        1 de setembro de 2013 em 20:38

        lembrando que a necessidade creer em coisas sobrenaturais é biologica(tem estudos sobre isso).
        se eu nao estou enganada William Lane Craig tem ate bons argumentos para existencia de deus, apesar deles apontarem mais para um visao teista do que deista(deus da biblia)

      • Icaro Andri

        1 de setembro de 2013 em 20:17

        não ha a somente a bíblia,o único motivo de eles acreditarem e a influencia da família e da própria escola oque e um absurdo

  37. [email protected]

    1 de setembro de 2013 em 20:07

    Acho que os pais nao deveriam influenciar os filhos na religião , quando crescer cada um escolhe no que ache mais plausivel …

    • Iago Fernandes

      2 de setembro de 2013 em 13:55

      Verdade minha familia inteira é catolica já decidi que vou ser tbm,não é por nada não mais com todo respeito nesse mundo de agora e bom você acreditar em alguma coisa,se tu é ateu como acha que quem criou o mundo,seis num tem vergonha de ser ateu

      • [email protected]

        2 de setembro de 2013 em 21:05

        Tenho vergonha deter perdido meu tempo lendo isso !
        Cada um com sua opniao cara , respeite a dos outros para a sua ser respeitada !

    • Jaque-chan

      1 de setembro de 2013 em 20:10

      Meus pais são cristãos, mas n sabem ainda q virei ateísta… ‘-‘
      Se soubessem me matariam. Kkkkkk’

      • Bonecão do Posto

        1 de setembro de 2013 em 23:06

        eu falei pra minha família e meu vô acha q eu sou retardado

      • Little Uchiha™

        1 de setembro de 2013 em 20:13

        olha o que o pc faz…

        • Jaque-chan

          1 de setembro de 2013 em 20:15

          heaUHueaHuehueAHueaHUA

          • [email protected]

            1 de setembro de 2013 em 21:15

            Meus pais tbm , e tbm virei ateu …
            Se eles souberem é 99% de herança p/ meu irmão e 1% p/ cachorro …

          • Little Uchiha™

            1 de setembro de 2013 em 21:21

            herança? a vida tá boa assim?

  38. Big Boss (tenho um cavaleiro de lvl 90)

    1 de setembro de 2013 em 20:01

    deus estava desenhado ai ele pegou uma folha de papel desenhou um coco tacou no lixo e pronto o planeta terra foi criado
    (só falei merda)

  39. igorDS

    1 de setembro de 2013 em 19:53

    gosto muito dessa serie da nandy

  40. Jose Neto

    1 de setembro de 2013 em 19:53

    Mitologia? sinto uma treta vindo por ai

    • Bonecão do Posto

      1 de setembro de 2013 em 23:04

      já imaginei

    • Jaque-chan

      1 de setembro de 2013 em 20:06

      tbm…

    • igorDS

      1 de setembro de 2013 em 19:54

      nos 2

173 Comentários
mais Posts
Topo