Minilua

A origem do mundo segundo as mitologias: Egípcia #1

Uma pergunta que ninguém sabe a resposta é: como surgiu o mundo? Mas isso não significa que não houve tentativas para explicar como aconteceu, foram diversas as teorias, e com esta série, vamos falar de várias delas e levantar a seguinte questão: será que alguma delas realmente aconteceu?

Egípcia

Embora não seja tão conhecida quanto a grega, ela é igualmente fascinante e rica.

Vale ressaltar, antes de começarmos, que a mitologia egípcia usa muito da antropomorfização, que é quando temos partes humanas mescladas com partes animais em um único ser.

Nesta mitologia, como em muitas outras, o universo se originou de um ato divino a partir do nada, quando um ser primordial cria suas próprias características e, neste caso, dá origem a uma espécie de liquido cósmico que recebe o nome de Nun, que é o ser subjetivo. Quando Nun torna-se mais material e concreto, ele se torna Áton – o ser objetivo.

Um fato que dá muito que pensar é que Áton tem o poder de “tornar-se a si mesmo”, que segundo os egípcios é algo complicado para um humano, tanto que é considerado divino. Isso porque Áton pode se “transformar” em Rá – que é o sol da manhã – enquanto que o da tarde é o próprio Áton.

Rá, então, originou dois seres divinos: Tefnut – a deusa da água – e Shu – o deus do ar. A partir daí, Shu e Tefnut, deram origem a outros dois deuses: Nut – representada pelo céu – e Geb – o deus da terra. Shu acaba separando Nut e Geb, que antes estavam grudados, e isso dá forma ao céu, à terra e à atmosfera do jeito que conhecemos.

Mas antes de se separarem, os dois criaram mais quatro deuses: Osíris, Ísis, Seth e Néftis. Osíris cria a vida após a morte; Ísis toma conta de tudo que tem vida; Seth representa o mal em geral; e Néfitis o ato da morte e a orientação.

No próximo post, veremos como se deu o nascimento de Anúbis e como o mesmo atuou no assassinato de Osíris, bem como sua ressurreição…

Não perca o próximo post!

Me adicione no Facebook: Nandy Martins

E faça parte de nosso grupo: http://www.facebook.com/groups/188760724584263/