A origem do mundo segundo as mitologias: Grega #1

Uma pergunta que ninguém sabe a resposta é: como surgiu o mundo? Mas isso não significa que não houve tentativas para explicar como aconteceu, foram diversas as teorias, e com esta série, vamos falar de várias delas e levantar a seguinte questão: será que alguma delas realmente aconteceu?




Para começar, vamos ver como tudo surgiu segundo a mitologia grega:

8caos

No começo, tudo era uma desordem, o universo estava imerso em uma treva sem fim, pois o Caos, o único deus que existia desde sempre, reinava sobre o nada, sozinho. Não se sabe ao certo se a GAIA mitologia assim diz, mas, um dia, Caos se cansou de viver sozinho e decidiu dar início ao mundo.

Então, ele começou criando Gaia, que pode ser considerada como a Mãe Terra e é cheia de força vital. Após ela, foi criado Eros para ser a divindade do amor. Por fim, o deus Caos decidiu criar o Tártaro, que nada mais era do que uma espécie de inferno grego.

O reino do Tártaro localizava-se bem perto do centro da Terra, ele ficava muito longe da superfície, assim como a Terra é distante do céu. Para se ter uma ideia, uma bala de canhão, lançada da Terra, demoraria nada mais do que nove dias completos para atingir o chão do Tártaro. No coração tartárico, existe o palácio da Noite que é envolvido por nuvens negras e é onde a Noite fica durante o dia.

tartaro_inferno_grego

Depois de algum tempo, Gaia criou Urano, que viria a ser a representação do céu e que seria também o amante de Gaia.

Valeurano ressaltar que Caos, Gaia, Tártaro e Eros eram como forças da natureza que estavam misturadas entre si, sem que houvesse um espaço certo para cada uma delas, por isso, agora, vamos contar como surgiu o espaço-tempo como conhecemos hoje.

Urano, então, tem diversos filhos com Gaia, as mulheres eram as Titânidas e os homens os Titãs, sendo que o mais importante deles era Cronos. Todos tinham uma força descomunal e sobre-humana e ainda possuíam uma beleza incrível. Como nasceram em meio ao Tártaro e das profundidades de Gaia, os Titãs eram tidos como amedrontadores, violentos e sempre fascinantes.

Juntamente a eles, nasceram de Urano e Gaia, três Ciclopes que eram iguais aos titãs, mas que tinham apenas um olho no meio da testa e que possuíam domínios sobre os elementos que seriam a origem dos poderes de Zeus: o raio, o relâmpago e o trovão.

O fato é que Urano não gosta de nenhum de seus filhos, e isso porque teme que um deles roube não somente o seu lugar como soberano, mas também Gaia. Por isso, Urano os lacra nas profundezas do Tártaro, no ventre de Gaia, e isso faz com que seus filhos e até mesmo Gaia planejam se vingar de Urano – Gaia não mais aguentava ter tantos filhos dentro de si.

Cronos então propõe que sua mãe fizesse um podão – uma espécie de tesoura – que seria usada para cortar a genitália do pai. O plano é posto em prática e depois que Cronos corta Urano, o sangue de seu pai se espalha pelo mundo e dá origem a diversas divindades.

As primeiras foram Aleto, Tisífone e Megera, que representam o ódio, a vingança e a discórdia, mas, por incrível que pareça, na mitologia elas possuem até um bom papel, pois vingavam os crimes familiares e aqueles cometidos contra a hospitalidade, dentre outros.  Depois, nasceu a deusa Afrodite, personificação da beleza e do amor, mas que é capaz de tudo para impressionar a pessoa que deseja, inclusive mentir. Nasceram ainda muitas criaturas temíveis, como os gigantes.

goya-cronos-recortePor causa do crime cometido e da dor sentida, Urano separa-se de Gaia e dá lugar ao espaço e, com isso, seus filhos podem crescer e se desenvolver, fato que faz o tempo começar a rodar. Cronos toma noção de que o tempo pode mudar uma situação, e por isso decide, ao tomar o lugar de poder do pai, que a história não deveria ser mudada, mas sim destruída. Isso faz com que Cronos faça quase a mesma coisa que Urano fez com seus filhos, ele decide matar sua própria prole, comendo-os.

Mas, felizmente,  um deles consegue sobreviver: ZEUS!

Zeus

Não perca o próximo post, onde falaremos sobre como se desenrolou a guerra entre os Titãs e os Olimpianos, juntamente com a construção do Olimpo e sobre como o mundo se tornou o que é hoje.

Me adicione no Facebook: Nandy Martins

E faça parte de nosso grupo: http://www.facebook.com/groups/188760724584263/

  1. Kened Roberto

    8 de outubro de 2015 em 17:23

    Ghost of sparta

  2. Gustavo Alves

    27 de setembro de 2015 em 11:51

    na realidade , Cronos comeu 4 de seus filhos ( Poseidon , Hades , Hera e Demeter) pois segundo uma profecia ele seria derrotado por um deles. Deuses sao imortais , sendo assim nao tem como os filhos dele terem morrido , eles apenas ficara em seu estomago vivos. A mãe de Zeus gaia deu uma pedra no lugar de Zeus , Cronos nao percebeu. Zeus viveu e treinou em uma caverna até que começou a guerra pra derrotar Cronos junto com Hades , poseido e etc. ( Zeus os libertou). Ta meio errado esse final.

  3. Igor Gomes

    22 de abril de 2015 em 18:14

    N cara… O caos, o Deus da desordem “continha” em si ou criou nyx e erebus ( ou érubus, depende muito da fonte). Dele surgiu também a “ordem” eros , junto com anteros que era uma especie de yin-yang. Ainda tem a criação das Deusas do destino por nyx e etc. Isso ai ta resumido de mais.

  4. Gabriel Silva

    12 de agosto de 2014 em 16:20

    Eita que vai um monte de nego pro inferno, vocês que falam mal de Deus, estão cavando suas próprias sepulturas .

  5. Elvis Putti

    21 de agosto de 2013 em 18:19

    1 Nao foi uma tesoura que Urano foi “castrado” foi uma foice
    2 Os gigantes sao uma uniao de gaia com o tartaro em vingança contra os olimpianos (a geraçao de Zeus) por eles terem destronado os titãs ( a geraçao de Cronos)
    que foi a segunda querra vencida pelos olimpianos
    1º contra os titãs a Titanomaquia.
    2º contra os gigantes a Gigantomaquia (esse segundo nome ñ tenho muita serteza).

  6. Foice

    16 de agosto de 2013 em 14:57

    Legal, cronos no smite e na mitologia grega sempre OP

  7. Joel de Oliveira

    24 de maio de 2013 em 21:16

    Senta que la vem historia…….

  8. Aquiles

    19 de maio de 2013 em 16:12

    Muito interessante

  9. GoodGirl

    10 de maio de 2013 em 20:23

    Já comeõu o post com coisa errada, Eros era filho de Afrodite, se afrodite veio depois, de Zeus como Eros vem antes? Falta de informação ai.

  10. Clayton Biscalchini

    10 de maio de 2013 em 17:41

    Bem… explicando um pouco sobre Caos: na verdade não seria um deus em si, e sim um conceito ou uma ideia de desordem. Caos seria o vácuo onde tudo existia de forma desordenada, assim, quando surgiram os protogonos (deuses primordiais, Gaia, Tártaro, Nyx…) seriam os elementos do caos se ordenando. Essa primeira parte da mitologia grega é bem alegórica, diferente da questão dos titãs e dos deuses do olimpo. Gaia é a terra, não a deusa da terra em si, para isso existe Deméter, do mesmo modo que Tártaro é um local, porém, um local divino com vida própria e isso era comum na mitologia grega. Até mesmo as montanhas (inclusive o Olimpo) eram tidas como divindades.

  11. William Badmad

    9 de maio de 2013 em 16:49

    mitologia grega e interessante mas ,mas qm acredita sou racional..eh ate mais fantasiosa q a propria biblia..nos ja elaboramos teorias suficientes a respeito da origem e eh claro q em um futuro distinto vaum comprovar q umas delas estavam certas….

    • William Badmad

      9 de maio de 2013 em 16:52

      e ainda por cima ela pode ser equiparada com astrologia q naum e uma pseudociencia como muitos dizem..naum acredito na mitologia mas na astrologia sim…

  12. Clare

    8 de maio de 2013 em 23:17

    Amo mitologia *–*

  13. Miguel Arcanjo Ferreira Neto

    8 de maio de 2013 em 19:29

    loko ‘-‘

  14. Morte Original

    8 de maio de 2013 em 19:27

    vou jogar aqui mais uma das minhas teorias, leia quem quiser:

    Seria Deus como nós?

    Não querendo entrar em uma discussão ciênciaXreligião, mas eu estive pensando: poderia ser Deus um ser em processo evolutivo, tal como nós? A teoria:
    Antes do Big Bang, o que existia? Segundo uma pesquisa que eu fiz: apenas uma massa de pura energia bruta comprimida… Seria essa massa de energia o primeiro Deus? Seguindo esta linha de raciocínio o Big Bang teria sido “sua primeira demonstração de poder”, ou a primeira passagem de uma forma a outra de Deus. Durante a explosão, Deus teria se tornado um ser vivo unicelular, que teria se divido em mais seres unicelulares, que teria se tornado algo mais complexo, como nós humanos.
    Os egípcios, gregos, romanos, e muitas outras culturas cultuavam mais de um Deus, porque eles estariam errados? Porque alguém disse que só existe um Deus? Eles podiam muito bem estar certos, e seus deuses serem apenas uma forma menos evoluída do nosso Deus atual. Deus podia ser mais de um, e ele pode ter evoluído para uma nova forma, agora uma forma única. A teoria pode estar confusa porque não achei as palavras certas para pô-la aqui. Também está resumida, estou pensando em escrever uma matéria para explicar melhor. Mas pra resumir: Deus é um ser em estado evolutivo, assim como nós humanos. Agora ele pode muito bem ser uma forma de energia que nos cerca.
    Terminando esta enrolação, uma frase que escutei há muito tempo: “Deus é um, e tudo é Deus.”
    Se alguém se deu ao trabalho de ler até aqui: não se preocupe, logo (num futuro próximo onde eu não esteja morrendo de frio e com uma possível hipoglicemia) eu voltarei explicando melhor esta teoria e TALVEZ alguma outra.

    • Morte Original

      8 de maio de 2013 em 19:31

      por favor batam palmas para mim, sou o cristão mais ateu com quem vocês conversarão hoje (mas conversarão mais tarde, pq agora tô saindo)

  15. Querubim Lacabel

    8 de maio de 2013 em 19:20

    ótimo post ,para mim a mitologia grega é a melhor que existe

    • Nandy Martins

      8 de maio de 2013 em 22:55

      Que bom que gostou, continue acompanhando a série.

  16. Seth .

    8 de maio de 2013 em 17:40

    … dahora , mas quero ver a egipcia *-*

    • Nandy Martins

      8 de maio de 2013 em 20:30

      Ainda temos várias outras para comentar, não ficaremos somente na grega, por isso, continue acompanhando, a série está bem interessante xD

  17. santos dumont

    8 de maio de 2013 em 17:34

    Quando fizerem sobre a religião cristã vai ter uma grande guerra nos coments do site ‘-‘

  18. juliananovaesgoncalves

    8 de maio de 2013 em 15:20

    Demais o Minilua ter iniciado essa série 🙂 Ano passado fizemos um trabalho de biologia onde cada grupo ficou com uma origem. Nórdica, Indiana, Grega, Chinesa e Etc. é uma mais sem noção que a outra. Mas são muito legais para estudar e conhecer ;

    • Nandy Martins

      8 de maio de 2013 em 22:55

      Que legal Juliana. Acompanhe a série, será bem interessante.

    • Hideki Hinata

      8 de maio de 2013 em 16:46

      As pessoas dizem que mitologias antigas são sem noção.
      Na verdade, a deles faz ainda mais lógica: Eles não tinham o conhecimento que temos hoje, onde ainda têm quem acredita no gênesis literal…

  19. Lucas Gunner

    8 de maio de 2013 em 15:12

    “No final, só havera o CAOS” GoW 3 kkkkk

  20. Waldenis Angélico (Like a angel)

    8 de maio de 2013 em 14:14

    Mitologia grega, sempre fascinante. =)

  21. Li Syaoran

    8 de maio de 2013 em 14:13

    Curiosidade: Afrodite nasceu porque os testículos de Cronos foram jogados ao mar, assim seu esperma foi misturado à espuma e então ela surgiu. É por isso que ela aparece dentro de uma concha na parai no quadro “Nascimento de Vênus” do Michelângelo.

    • Hideki Hinata

      8 de maio de 2013 em 15:10

      Na verdade, era o testículo de Urano…
      Cronos foi destroçado, não castrado…

      • Li Syaoran

        8 de maio de 2013 em 15:25

        Putz, confusão minha. Valeu.

  22. paçoca

    8 de maio de 2013 em 13:29

    mas pq vcs n tentam comparar todas as religiões juntas numa só ideia??

  23. eduardo (eduh)

    8 de maio de 2013 em 12:59

    ”Historia de um pescado grego sobre a origem da vida” hehehe parece um filme.e…coitado do Urano..ficou sem pinto.

  24. Gabriel Yago Röhrig

    8 de maio de 2013 em 09:12

    essas mitologias tem muitas alegorias e não podem ser levadas ao pé da letra

  25. Tr00ta Fulero

    8 de maio de 2013 em 08:36

    esqueceram de uma par de coisas, explicação muito superficial.

  26. Lucas Rodrigues

    8 de maio de 2013 em 06:31

    Gostei, adoro mitologia grega, essa parte mostrada é bem interessante. Espero pela continuação XD

    • Nandy Martins

      8 de maio de 2013 em 22:54

      Eba! Fique atento pq terá continuação xD

  27. Jose Neto

    8 de maio de 2013 em 02:31

    Gostei quero ver a continuação

  28. Rap­osa Furry

    8 de maio de 2013 em 00:32

    “poderes de Zeus: o raio, o relâmpago e o trovão.”
    eles tinham a noção de cada elemento do raio?

    • eduardo (eduh)

      8 de maio de 2013 em 13:00

      acho que sim já que a maioria dos conhecimentos surgiu da filosofia grega ‘-‘

      • Daniel Leite

        15 de junho de 2013 em 15:50

        meu filho n substemi a inteligencia e sabedoria dos gregos eles criaram muitas materias que temos hj como historia , matematica , geometria , astronomia , astrologia , sua mitologia era um forma de explicar o mundo naquela epoca que conhecimento cientifico sobre universo n existia , n olhe com seus olhos modernos e veja pelo ponto de vista antigo e vai ver pq eles criaram tantas coisas

        • eduardo (eduh)

          15 de junho de 2013 em 17:45

          ninguém aqui tá subestimando eles não…eu só disse que a maioria dos conhecimentos de ontem e de hoje são devido a filosofia…você se exaltou,a calme-se.

  29. Dark J

    7 de maio de 2013 em 23:22

    O Kratos ficou enfurecido com essa historia.

  30. Super

    7 de maio de 2013 em 23:00

    em um universo paralelo os deuses não acreditam nos humanos .-.

    • Rap­osa Furry

      8 de maio de 2013 em 00:34

      em um universo paralelo os humanos não existem

  31. Camposd

    7 de maio de 2013 em 22:42

    Pior que o da bíblia.

    • Hideki Hinata

      8 de maio de 2013 em 13:31

      A bíblisa é um ctrl+C da mitologia grega, só bota um deus ao invés de vários…

  32. Dalila Reis

    7 de maio de 2013 em 22:41

    No começo eu fiquei tipo… Discord? .-.
    Also… mitologia grega lembra muito a história de Equestria ‘-‘

  33. Super

    7 de maio de 2013 em 22:35

    explicar a vida ilógica com teorias ilógicas.. acho que não deu muito certo..
    parece que não vamos chegar a verdade tão cedo. Até lá que tal curtirmos um pouco a vida?

  34. Diego Gianini

    7 de maio de 2013 em 22:30

    Não sabia que os gregos fumavam maconha naqueles tempos!

    • Dark Vampire

      7 de maio de 2013 em 22:40

      E eles passaram a bola pra outras pessoas e isso dura até hoje.

  35. Nameless

    7 de maio de 2013 em 22:24

    Quando é que os Cavaleiros de Atena vão aparecer na história?

    • Eddy Soares

      5 de setembro de 2013 em 23:00

      acho que quando a atena pelo menos aparecer né ¬¬

    • Super

      7 de maio de 2013 em 22:32

      quando atena desenvolver os seus peitos.. ai vão chegar uns moleques querendo proteger ela..
      Bem assim!

      • Nameless

        7 de maio de 2013 em 22:35

        Normalmente o Cavaleiro de Pégasus chega pra apanhar bastante…

  36. Jean Lucas Franco

    7 de maio de 2013 em 22:20

    Então…pelo que sei, Caos deu origem primeiro a Erebos e Nyx.

    • Nandy Martins

      7 de maio de 2013 em 22:36

      São diversas fontes, mas nenhuma garante quem nasceu primeiro. Erebos e Nix ou Gaia. Mas acredito que, por Gaia ser a “Terra” ela pode ter sido criada primeiro. A “treva” e a “noite” vieram depois.

      • Hideekin VIBE

        20 de agosto de 2013 em 22:40

        Segunda a mitologia da deusa Trindade que pode ser chamada de Athanas (Athenas), criada tipo acho que 1400 anos antes da mitologia grega, Athenas era a deusa da vida, do submundo e da terra, era a rainha dos deuses.

        • Elvis Putti

          21 de agosto de 2013 em 18:31

          o hideekin vibi
          pode me dizer que mitologia é essa fiquei curioso
          e quero conhecer

  37. Bardock

    7 de maio de 2013 em 22:20

    Ai chegou o Kratos e destruiu tudo, e eles viveram felizes para sempre. o/

    • Bruno Augusto

      7 de julho de 2013 em 09:56

      Já os “temíveis gigantes” por não valerem o suor do careca, foram deixados pro Dragonborn estourar os tímpanos.

    • igorDS

      8 de maio de 2013 em 12:54

      kratos comeu as nega tudo mato os deus tudo e fim

  38. Dark Vampire

    7 de maio de 2013 em 22:14

    Mitologia grega é a minha favorita dentre todas, e foi uma puta mancada acabarem com ela, se eu fosse capaz de acreditar em uma seria essa, todo o encanto das histórias, a pompa dos deuses (apesar de eles odiarem os humanos) e todo o resto fazem dessa mitologia um prato cheio pra mim huahuauahu

    • Hideekin VIBE

      20 de agosto de 2013 em 22:36

      Mas se voce for pesquisar a fundo, grande parte dos deuses e semi-deuses da mitologia grega foi tirada de mitologias mais antigas como o de Athena que foi baseada na mitologia da Africa do Norte e Dimas, onde Athena era a Mãe terra e rainha dos deuses, Medusa fazia parte dela e não outro ser a qual Athena amaldiçoou tirando a imortalidade.
      É sim uma mitologia bonita, mas, temos que valorizar de onde realmente as historias se iniciaram.

    • Guilherme

      23 de maio de 2013 em 16:37

      Acredito mais na mitologia que acredito na igreja catolica ou qualquer outra igreja!

  39. Mano Brown

    7 de maio de 2013 em 22:07

    Muita gente fala mau da mitologia grega falando que e ridículo que e ilógica que e isso e aquilo, mais e graças a ela que nasceu a filosofia que dela veio a cienscia, e consequentemente graças a mitologia grega nos conseguimos explicar quase tudo ao nosso redor de forma logica e racional.

    • gato do apocalipse

      7 de maio de 2013 em 22:19

      e sem falar que tem muita coisa da mitologia grega nas outras religiões, principalmente na cristã

    • Viciado em Guarana

      7 de maio de 2013 em 22:18

      Astronomia, medicina, matemática, geografia, física bla bla bla bla bla
      Mas a base da ciencia grega foi a egpcía, eles só aperfeiçoaram

  40. Arthur Ribeiro da Silva

    7 de maio de 2013 em 21:59

    *povo

  41. Arthur Ribeiro da Silva

    7 de maio de 2013 em 21:59

    Nossa,a mitologia grega é muito ilógica.Sério,como é q o ovo conseguia acreditar nisso?Até eu criaria uma mitologia mlhor

    • Hideki Hinata

      8 de maio de 2013 em 13:38

      Na época, havia pouco conhecimento cientifico e histórico.
      E não me fale que eles eram burros, pelo menos ainda têm uma desculpa.
      Hoje, ainda têm gente que segue o criacionismo literal…

    • Viciado em Guarana

      7 de maio de 2013 em 22:21

      A mitologia nórdica é pior ainda
      Como uma vaca da origem ao mundo!?
      Montanhas e pedras surgem dos ossos e dos dentes de um gigante

      • Super

        7 de maio de 2013 em 22:30

        eu gosto da mitologia nórdica, apesar de ser bem fora..

    • Dark Vampire

      7 de maio de 2013 em 22:15

      Não sei se ovos conseguem crer em algo, meu caro.

  42. Lúcifer

    7 de maio de 2013 em 21:57

    deuses pagãos conseguem ser piores que os humanos.

    • Denis Marques

      8 de maio de 2013 em 23:53

      è porque voce ainda não viu o deus cristão

    • Denis Marques

      8 de maio de 2013 em 23:40

      è porque voce ainda não viu o deus cristão.

    • Viciado em Guarana

      7 de maio de 2013 em 22:06

      Noticias de ultima hora:
      Vc não passa de e fruto da imaginação de pessoas!
      É tão pior quanto “Deuses pagãos”

  43. gato do apocalipse

    7 de maio de 2013 em 21:54

    não me levem a mal, mas a mitologia grega quebra no meio na cristã, bem mais interessante. Se eu pudesse escolher uma para acreditar seria a grega (vou fazer meus filhos acreditar na mitologia grega), mas como meu racional não acreditar em entidades divinas, fica na vontade

    • Hideki Hinata

      8 de maio de 2013 em 15:07

      A mitologia cristã é uma cópia fajuta da mitologia grega

  44. Titio Odin

    7 de maio de 2013 em 21:53

    Me pergunto,não poderia simplismente o Cronos matá-los com uma AK-47 ao invés de comê-los?!

    • isadora rohling

      12 de abril de 2016 em 16:31

      OS DEUSES SAO IMORTAIS PARA UA INFORMAÇAO!

  45. Estudante

    7 de maio de 2013 em 21:48

    Viva Zeus! Nem todos sabem como o mundo foi criado,mas isso não significa que não houve tentativas para explicar como aconteceu, foram diversas as teorias, e com esta série, vamos falar de várias delas e levantar a seguinte questão: será que alguma delas realmente aconteceu?

  46. Capitão Jack Sparrow

    7 de maio de 2013 em 21:48

    É, mas sou budista,então não acredito em deuses ou Deus…

    • Caleb Fagundes

      8 de maio de 2013 em 19:12

      Budistas acreditam em reencarnação (O ciclo de samsara)… A pessoa faz progressos quando reencarna, até atingir o NIRVANA, em que não é preciso reencarnar mais. O budista deve evoluir até tornar-se um deus e viver no reino dos deuses (deva). Há 6 reinos, com 31 níveis em que a pessoa deve evoluir até atingir a iluminação.

      • Daniel Leite

        15 de junho de 2013 em 15:45

        isso , os budistas e ate outros religiões orientais acreditam no Deus interior ou seja que cada um atraves de meditações e seguindo as regras e leis budistas poderia alcançar o nirvana

    • Capitão Jack Sparrow

      7 de maio de 2013 em 22:41

      Meditam, praticam boas ações, aceitam as 4 verdades da vida, etc.

    • Super

      7 de maio de 2013 em 22:28

      serio? o que budistas fazem?

  47. Shun

    7 de maio de 2013 em 21:47

    Só entendo um pouco de mitologia por causa do CDZ

    • Super

      7 de maio de 2013 em 22:36

      interessante que cdz usa varias mitologias, e ainda coloca elas em harmonia..

  48. 3 Hits

    7 de maio de 2013 em 21:46

    porque será que eu não foi o Diego que postou isso?

    • Nandy Martins

      7 de maio de 2013 em 22:29

      Uai pq foi eu! rs Mas esse tema foi bem o estilo dele mesmo.

      • Hideki Hinata

        8 de maio de 2013 em 13:36

        Só corrigindo alguns erros: Caos era o vazio, e não criou ninguém, Gaia nasceu sozinha.
        Os Gigantes nasceram de Gaia e Tártaro, não de Urano.
        Eros é filho de Afrodite, tanto que em romano, recebe o nome de cupido… Ele não esta na história ainda.
        A arma de Cronos era uma foice, feita das entranhas de Gaia, não um podão.

        PS: No próximo post, não cometa o erro de dizer que Gaia era mãe de Zeus… Réia (Filha de Urano e Gaia) se casou com o irmão Cronos, titã do tempo, teve com ele sete filhos (os Deuses).

        • Nandy Martins

          8 de maio de 2013 em 18:00

          Olá, Hideki, por incrível que pareça, os seus dados podem estar certos, mas os meus também estão, mesmo assim, garanto que nem a sua e nem minha versão podem estar corretas, isso porque os dados sobre a verdadeira mitologia grega ficaram distorcidos com o passar do tempo. Além disso, estou me baseando em um livro para escrever este post e digo também que achei a sua versão enquanto procurava, mas como achei que a minha estava mais completa, optei pela minha, obrigado pela contribuição.

          • Hideki Hinata

            8 de maio de 2013 em 20:07

            Na verdade, não foram tão distorcidas… Foi por causa da revolta Judaica, que queimaram e destruíram diversos livros, tempos, bibliotecas e outras coisas que ficamos com poucas fontes.
            temos um poema aqui, outro ali… A maioria dos que temos, ainda encontramos os originais, mas é bem pouco se comparado ao que existia antes…
            Anyway, eu também me baseei em um livro, mas acho que nunca saberemos qual é a mais correta mesmo…

          • Nandy Martins

            8 de maio de 2013 em 20:32

            Isso mesmo ^^ Não é à toa que o tema é muito interessante.

      • 3 Hits

        7 de maio de 2013 em 22:33

        mas ficou legal. gostei do post.

        • Nandy Martins

          7 de maio de 2013 em 22:36

          Ebaa \o/ Valeu. Adoro esses assuntos.

    • Shun

      7 de maio de 2013 em 21:48

      Também pensei que fosse post dele .-.

  49. Killer The Tóchicos Dog

    7 de maio de 2013 em 21:45

    deus n existe

    • Patrick Moraes (O BOSS)

      7 de maio de 2013 em 23:27

      Esse Super Anônimo deve acreditar até em fadas. Se toca cara você só diz que Deus existe porque você nasceu aqui no Brasil que um grande número de pessoas acredita, ou devido a sua criação. Se você nascesse na Suíça, por exemplo provavelmente seria ateu. Na índia acreditaria em Krishna, Sheeva, No afeganistão Alá ….

      • Carol Cara

        5 de julho de 2013 em 02:05

        Nao tem nada ver,sou brasileira,sem descendencia asiatica e sou budista.

      • Super

        8 de maio de 2013 em 21:54

        e esses dias eu vi uma fada… estava indo pra terra do petter..

      • Super

        8 de maio de 2013 em 21:51

        nadave cara.. tu nem me conhece direito.. tento respeitar todo mundo aqui.. a probabilidade de deus existir ou não, mas não sabemos, por que não temos certeza de nada nesse mundo!!
        agora vai trabalhar!!!!!

      • Caleb Fagundes

        8 de maio de 2013 em 18:57

        Na Suíça existem cristãos também…

        • Killer The Tóchicos Dog

          8 de maio de 2013 em 19:42

          85% são ateus

          • Killer The Tóchicos Dog

            8 de maio de 2013 em 19:42

            adoro discursões religiosas 😀

          • Super

            8 de maio de 2013 em 21:52

            só serve pra se auto prejudicar..

    • Super

      7 de maio de 2013 em 22:27

      mas sem deus você não ia conseguir criar sua tese, por que se ele não existisse, como iria dizer que não existe um deus se nem saberia o que é um deus em um futuro alternativo
      agora vá agradecer a deus por ser um ateu!!!!!

      • Capitão Jack Sparrow

        7 de maio de 2013 em 22:43

        Faz sentido, mas no caso Deus só existe na imaginação das pessoas, como sereias?

        • Super

          7 de maio de 2013 em 22:56

          os ateus deveriam agradecer as igrejas indo nos cultos.. pagando dizimo.. essas coisas..
          (na minha igreja nem tem dizimo..)

        • Super

          7 de maio de 2013 em 22:48

          então deves agradecer as sereias por ser anti tritão (não acredita em sereias)
          eu acredito em sereias e você?

110 Comentários
Topo