A origem do mundo segundo as mitologias: Grega #2

Uma pergunta que ninguém sabe a resposta é: como surgiu o mundo? Mas isso não significa que não houve tentativas para explicar como aconteceu, foram diversas as teorias, e com esta série, vamos falar de várias delas e levantar a seguinte questão: será que alguma delas realmente aconteceu?

zeus

Como já antecipamos no post anterior, Zeus consegue escapar de seu pai, Cronos, mas como será que ele fez isso? Para descobrirmos, vamos voltar um pouco a história.

Depois de tomar o lugar do pai Urano, Cronos liberta todos os titãs e acaba se casando com uma de suas irmãs, Reia, entretanto, para cada filho que têm, Cronos imediatamente o engole completamente para evitar que o "filho tome o lugar do pai" - da mesma forma que ele tinha feito com seu pai. Quanto às diversas criaturas que vimos antes, que também podem ser consideradas suas irmãs, Cronos opta por deixa-los trancafiados nas profundezas do Tártaro.

É quando a história se repete: do mesmo modo que Gaia havia repreendido Urano por aprisionar seus filhos, Reia também o fará com Cronos, é por isso que quando o último filho está para nascer – Zeus – Reia consulta seus pais sobre o que fazer para que Zeus também não fosse devorado. É Rhéa_présentant_une_pierre_emmaillotée_à_Cronos_dessin_du_bas-relief_d'un_autel_romainentão que Gaia e Urano aconselham que ela esconda Zeus nas profundezas de Gaia, em uma gruta no meio de uma floresta e onde nem mesmo Cronos poderia achar o bebê. Mas ainda havia um problema: como enganar Cronos?

Por incrível que pareça, o titã foi facilmente enganado. Reia deu a ele uma pedra no lugar do bebê para que ele a devorasse, e sim, Cronos não percebeu a diferença.

O tempo passa e Zeus cresce até se tornar um adulto e o plano contra Cronos pode finalmente seguir em frente. Gaia e Reia, então, conseguem fazer com que o titã vomite todos os filhos que devorou, através de uma bebida feita por Métis, uma das irmãs de Cronos e futura esposa de Zeus. Enquanto isso, Zeus liberta os ciclopes que foram aprisionados por Cronos a conselho de Gaia – já que esta queria que todos os seus descendentes filhos e netos, fizessem parte do cosmos.

E são os três ciclopes que dão o poder do trovão, do relâmpago e do raio a Zeus, tornando-o o mais forte e temível dos deuses, pois com os presentes que lhe foram dados, ele consegue ensurdecer, cegar e aniquilar seus inimigos. Além disso, Zeus liberta os outros irmãos de Cronos que foram aprisionados pelo mesmo e, com isso, ganha poderosos aliados. Os mais fortes deles são três Hecatonquiros, criaturas que possuem cem-braços e cinquenta cabeças.

Depois de finalmente vomitar todos os irmãos e irmãs de Zeus – Héstia, Hera, Deméter, Poseidon e Hades – o universo começa a tremer, pois a guerra que definirá o destino de todo o cosmo está para começar: o universo pode se tornar harmonioso, como Gaia quer, ou então o caos pode voltar a reinar por todo o espaço-tempo.

Vale ressaltar agora que o objetivo da guerra não era matar – já que deuses e titãs são imortais – mas sim vencer e tirar o inimigo da guerra.

aranha lsd

Os irmãos de Zeus seus descendentes, são conhecidos também como olimpianos ou olímpicos, pois usavam o Monte como uma frente de ataque e que depois passa a ser a morada dos deuses gregos.

Zeus lidera seus irmãos no combate, cegando os titãs com seus relâmpagos; Poseidon cria portas de bronze inquebráveis e que não podiam ser abertas. Conforme os titãs vão sendo derrotados, eles vão sendo jogados nas profundezas do Tártaro e trancafiados pelas portas feitas por Poseidon. Os três Hecatonquiros são encarregados de vigiar os titãs nas profundezas de Gaia, então, a guerra termina e tem início a Era dos Olimpianos.

afrodite_colorsAfrodite, que nascera antes mesmo de Zeus, também é considerada uma olimpiana – é mais como uma tia do deus dos raios – além disso, há os deuses filhos de Zeus, que se casou com Hera: Hefesto e Ares. Existem também os deuses que vieram de uma relação extraconjugal de Zeus, os principais são a filha que saiu de sua mente, Atena, os gêmeos Apolo e Ártemis e o mensageiro do Olimpo, Hermes.

Antes, porém de a guerra terminar, Zeus ressalta que todos os que lhe ajudassem a vencer Cronos teriam seus privilégios mantidos – já que todas as divindades são representantes de alguma coisa. Em outras palavras, Zeus seria igualmente justo para com seus aliados. Isso é importante porque o fundamento é feito na justiça e é sobre ela que o cosmos irá se organizar.

Agora, quando cada deus já assumiu seu papel na estruturação do universo, a harmonia pode finalmente reinar. Entretanto, ainda há um último personagem da mitologia grega que pode fazer com que o universo retorne ao caos primórdio: Tífon, filho de Tártaro e de Gaia. A Mãe-terra acaba colocando Tífon contra Zeus, mas por que?

274a3914d5_tifon-4

A causa do último conflito e o desfecho final ficam para o próximo post da série! Não perca!

Me adicione no Facebook: Nandy Martins

E faça parte de nosso grupo: http://www.facebook.com/groups/188760724584263/

  1. Ian Curtis

    15 de junho de 2016 em 21:29

    A moral da Mitologia assim como da filosofia que a sucederá depois, nada mais é do que a luta entre as forças do cosmos, ou seja, da ordem e da harmonia, contra as forças do caos inicial, isto é, o excesso que nada acrescenta e a improfícua falta. Com base nessa ideia de organização estruturada sobre a sabedoria e a justiça, o universo ganha forma e cada um tem um papel a cumprir com o todo. Assim, a mitologia é mais do que simplesmente uma história fantástica sobre deuses, semideuses e etc, destinada a entreter os antigos. Mais do que isso, ela mesma é uma “paideia” feita de relatos e exemplos de como devemos nos adaptar a justeza do cosmos! Dessa forma, a filosofia, ao romper com as explicações míticas (porque não muito racionais), irá dar continuidade a essa ideia de um todo harmônico e organizado, substituindo os deuses e outras forças pela ideia do “logos”, isto é, o que existe de racional por trás do cosmos.

  2. Luis Luis Gustavo Dos Santos Rodrigues Da

    26 de julho de 2013 em 19:18

    PARECE A HISTORIA DO GOD OF WAR MAS ESSA E A MITOLOGIA GREGA EO GOD OF WAR OS CARA INVENTARAM ESSE DE KRATOS EM OUTRA HISTORIA

  3. Fábio Pinto

    25 de julho de 2013 em 10:19

    Muito boa matéria, sou amante de mitologia

  4. Bruno Augusto

    7 de julho de 2013 em 10:04

    Zeus o maior pegador, traçou as v*dias tudo. Não sei como não pegou a tiazona…

  5. Evil Ryu(satsui no hadou)

    14 de junho de 2013 em 21:38

    a parte 3 dessa historia quem jogou god of war 3 conhece(kratos extermina tudo e todos e o mundo volta para o caos,fim.)

  6. Joel de Oliveira

    24 de maio de 2013 em 21:40

    A origem do mundo segundo as mitologias: Grega #3, quando irão publicar……? Não deixe de me avisar….obrigado.

  7. Joel de Oliveira

    24 de maio de 2013 em 21:31

    Calma ,senta que la vem historia…..

  8. Filipe Dornelas

    22 de maio de 2013 em 14:49

    O post diz que Métis, irmã de Chronos, fez a poção para Chronos vomitar os filhos, mas diz também que Métis é filha de Zeus com Hera… como faz?

  9. Anderson Kipper

    22 de maio de 2013 em 09:10

    Temas para seu pc
    mundodostemas.webatu.com

  10. grandluc

    21 de maio de 2013 em 21:31

    ACHO Q ALGUMA EMISSORA DEVERIA INVESTIR EM UMA SÉRIE TIPO THE TUDORS THE BORGIAS OU ROMA SOBRE OS BASTIDORES DA FAMÍLIA DOS OLIMPIANOS, INTRIGA, INVEJA, SEGREDOS E TUDO MAIS.

  11. Lucas Rodrigues

    21 de maio de 2013 em 20:13

    Tô muito ansioso pro final dessa história, Tífon vs. Zeus, esse embate deve ser épico XD
    Continue com esta série Nandy, tá show ;D

  12. Henriko Alberton

    21 de maio de 2013 em 18:57

    Segundoas imagens, a Afrodite é ruiva (será que é por completo? (se é que você me entende)) logo, podemos dizer que as ruivas são descendentes de Afrodite Oo (Partiu pega uma ruiva -q)

  13. Riddle Boy®

    21 de maio de 2013 em 18:33

    Depois veio Sr. Kratos e detonou com tudo.

  14. Mother of Dragons

    21 de maio de 2013 em 16:32

    Ai deus apolo :} venha aqui!

    • grandluc

      21 de maio de 2013 em 21:27

      KKKKKKKKKKKKKKKK

  15. Seth .

    21 de maio de 2013 em 15:27

    quero ver a egipcia , onde rá cria o mundo e defende da apep , e eu ajudo *-* depois esquartejo o osiris *-* e arranco 1 olho do horus *-*

  16. Karin

    21 de maio de 2013 em 10:08

    aff meu URL foi Fail, acabei estragando o comentário do grandluc desculpa… T.T eu sou um desastre mesmo.

    • grandluc

      21 de maio de 2013 em 21:26

      NO PROBLEMA

  17. Karin

    21 de maio de 2013 em 09:57

    É muito estranho ler essa história com essas nomes… os livros q eu li vinha escrito os nomes dos planetas: Vénus, Marte, Mercúrio… como eram chamados la na época kkkk, muito bom esse post tomara q vc conte a mitologia toda, ate a parte q mostra q os deuses eram vingativos principalmente Juno.

    • Nathi Fran

      7 de agosto de 2013 em 18:36

      Eles estao com esses nomes nos seus livros pois na mitologia romana (quase igual a grega)os deuses tem nomes em homenagem a os planetas 😉

    • Eder Oliveira

      23 de maio de 2013 em 13:48

      esses são os nomes da mitologia romana, que é bem parecida à mitologia grega, zeus é jupiter, afrodite é venus, ares, o deus da guerra, é marte, poseidon é netuno, e por aí vai alguns outros, podem ter algumas diferenças…

    • Hideki Hinata

      21 de maio de 2013 em 17:18

      Esses eram os nomes romanos… Os originais mesmo são esses que ta nos post…
      E diferente de muitas mitologias, os deuses gregos eram quase humanos.
      Eles tinham raiva, ódio, amor e tristeza…
      Eram deuses IMperfeitos (chupem cristãos)…

      • Karin

        21 de maio de 2013 em 17:27

        Não chupo nada, cristão q é cristão não acredita em >deuses < e sim em um Deus só. >Se for pelo falo de crer em algo acho muito difícil alguém creditar nos deuses da mitologia nos dias de hoje…

        Então quem tem q chupar alguma coisa aq é você né ?…

        • Hideki Hinata

          21 de maio de 2013 em 18:06

          ¬¬
          Era só uma piada, não leve a sério…
          Eu nunca disse que cristão acredita em vários deuses (nem toquei no assunto poli/monoteísta).
          E se olhar bem, pelo conhecimento científico da época, com o de agora, acreditar em Zeus na época era bem mais compreensível que acreditar na bíblia hoje…

          • Karin

            23 de maio de 2013 em 10:25

            Atá desculpa .-. , me desculpa mesmo T.T…

    • Gabriel Yago Röhrig

      21 de maio de 2013 em 10:42

      o nomes dos planetas vem da mitologia romana, e a mitologia romana veio da mitologia grega, então os deuses são os mesmos só mudam o nome.

      • Karin

        21 de maio de 2013 em 10:45

        Isso mesmo + sabe quando vc se acostuma? se vc cresce chamando gato de gato e vai para um lugar onde gato é chamado de bichano, vc fica meio aa sei lá pra mim vai ser sempre gato kkkkk isso q quis dizer entende ? ^^…

        • Gabriel Yago Röhrig

          22 de maio de 2013 em 18:34

          entendo bem como é isso.

  18. Luffy

    21 de maio de 2013 em 07:02

    “pai tome o lugar do filho”. Não seria “filho tome o lugar do pai”?

  19. Jose Neto

    21 de maio de 2013 em 06:48

    Continua gosto desses posts!

  20. grandluc

    20 de maio de 2013 em 23:32

    ADOREI AS 2 MATÉRIAS MAS TEM ALGUMAS COISAS Q Ñ CONFEREM:
    METIS FOI A PRIMEIRA ESPOSA DE ZEUS E MÃE DE ATENA. AFRODITE É FILHA DE ZEUS COM HERA.

    • Willie Mendes

      24 de maio de 2013 em 16:50

      Eu li Uma vez que a Afrodite nasceu quando Cronos “picotou” seu Pai, Uranus.Parte de Uranus Caiu no mar, disso Espumas foram formada,dessas espumas nasceu Afrodite. Mas agora se isso é verdade… não tenho certeza!

      • grandluc

        24 de maio de 2013 em 21:13

        No final do século V a.C., os filósofos passaram a considerar Afrodite como duas deusas distintas, não individualizando seu culto: Afrodite Urânia, nascida da espuma do mar após Cronos castrar seu pai Urano, e Afrodite Pandemos (ou Pandemia), a Afrodite comum “de todos os povos”, nascida de Zeus e Dione.

      • grandluc

        24 de maio de 2013 em 21:11

        Em outra versão de sua origem, ela seria filha de Zeus e Dione, Em algumas versões do mito, Afrodite seria filha de Zeus e Talassa (o mar). Em outra versão (como diz Homero), Dione é mãe de Afrodite com Zeus, sendo Dione, filha de Urano e Tálassa

    • Leonardo Lima Chagas

      21 de maio de 2013 em 15:34

      Na verdade, a Afrodite é filha de Urano e irmã de Cronos, cujo o mesmo castrou o pai e jogou no mar. Depois, uma espuma se formou no mar, e de lá surgiu Afrodite. O Hesíodo, um poeta grego, descreveu a cena. “o pênis (…) aí muito boiou na planície, ao redor branca espuma da imortal carne ejaculava-se, dela uma virgem criou-se.”

    • Karin

      21 de maio de 2013 em 10:00

      Bom os livros q li não dizia hora nenhuma q minerva é filha de juno, pois ela nasceu só de Zeus… diz q ele teve uma dor de cabeça e da cabeça dele saiu minerva…

      • grandluc

        21 de maio de 2013 em 11:57

        Ñ DISSE Q ERA FILHA DE JUNO MAS SIM DE MÉTIS. QUANTO AO NASCIMENTO ZEUS MATOU MÉTIS QUANDO ESTAVA GRÁVIDA OU COMO Encontra-se na Teogonia de Hesíodo o mais antigo relato conhecido sobre o nascimento de Atena. Atena seria fruto da união de Métis e Zeus. Métis, uma personificação da prudência e do bom conselho e a mais sábia dos imortais, foi a primeira esposa de Zeus, o rei dos deuses. Avisado por Gaia e Urano de que o filho que haveria de nascer de Métis após Atena seria mais poderoso que o pai, e ele corria o risco de ser destronado, assim como ele destronara seu próprio pai. Através de um estratagema Zeus enganou Métis e a engoliu. Não obstante, Métis gerou Atena no ventre de Zeus, e a filha veio à luz pela cabeça do pai às margens do rio Tritão, já completamente adulta e armada. MAS DEPENDENDO DA REGIÃO E ÉPOCA AS HISTÓRIAS E LENDAS PASSARAM POR VARIAÇÕES. AS DIVINDADES GREGAS Ñ SÓ FORAM ADOTADAS P/ ROMANOS MAS POR OUTROS POVOS TAMBÉM.

        • grandluc

          21 de maio de 2013 em 21:00

          DE FORMA ALGUMA MINHA CARA Ñ PRECISA SE DESCULPAR E TAMBÉM Ñ TIVE INTENÇÃO DE SER RUDE A PENAS DE DISCUTIR (SAUDAVELMENTE) SOBRE O ASSUNTO.
          ALGUNS ANOS ATRÁS LI ALGUNS LIVROS DA COLEÇÃO DE GUSTAV SCHWAB MUITO ANTIGOS Q ESTAVAM PEGANDO POEIRA NA BIBLIOTECA DA MINHA ESCOLA ERA UMA VERDADEIRA BÍBLIA DA MITOLOGIA GREGA COM TODAS AS LENDAS, TINHA ATÉ ESSA FIGURA:
          [img]http://static.minilua.org/wp-content/uploads/2013/05/Rha_prsentant_une_pierre_emmaillote__Cronos_dessin_du_bas-relief_dun_autel_romain.jpg[/img]
          SE VC NÃO ENCONTRAR POD IR NA WIKIPÉDIA LÁ TEM TUDO.

        • Karin

          21 de maio de 2013 em 16:00

          E me desculpe de ter lido um livro resumindo a mitologia kkkk na época meu passa tempo era ler e desenhar não tinha Pc. Não se encontra livros de mitologia por ai e a biblioteca da minha cidade é o Ó, e agora q tenho Pc não tenho tempo para me aprofundar na mitologia (no momento) então não irei comentar mais sobre mitologia para não cometer o mesmo erro… desculpa.

        • Karin

          21 de maio de 2013 em 15:43

          Tbn não disse q vc falou, quem escreveu isso foi quem fez o post, me desculpe se apenas comentei junto a uma pessoa q tbm reparou algo de errado no post…

  21. Marcelo Augusto

    20 de maio de 2013 em 23:31

    Ansioso para o próximo Post sobre o assunto.

  22. Xion

    20 de maio de 2013 em 23:12

    Aí o Kratos manda todos eles pro inferno e eles viveram felizes para sempre.

    • Samuel Assuncao

      22 de maio de 2013 em 00:02

      “Agora, quando cada deus já assumiu seu papel na estruturação do universo, a harmonia pode finalmente reinar…”
      ai kratos acaba com a harmonia e o mundo vira oq é hj …

    • Kuro Black

      21 de maio de 2013 em 17:23

      Exatamente… -.-

  23. Estudante

    20 de maio de 2013 em 22:22

    Pra mim quem criou o mundo foram os maias e quem criou os maias foi a internet e a internet se criou sozinha .-.
    [img]http://24.media.tumblr.com/250a2833545070033cade13856eb432c/tumblr_mmymtp8E2q1qa7idto1_400.gif[/img]
    (shun comemorando um gol com seu time .-.)

    • Nandy Martins

      20 de maio de 2013 em 23:08

      kkkkkkkkkkkkk q filosofia, hein?

46 Comentários
mais Posts
Topo