A origem do mundo segundo as mitologias: Grega #3

Uma pergunta que ninguém sabe a resposta é: como surgiu o mundo? Mas isso não significa que não houve tentativas para explicar como aconteceu, foram diversas as teorias, e com esta série, vamos falar de várias delas e levantar a seguinte questão: será que alguma delas realmente aconteceu?

images

Como vimos no último post da série, Gaia acaba gerando Tifon e colocando-o contra Zeus, mas por que ela fez isso? Não se sabe ao certo o porquê, mas temos várias hipóteses, e a mais plausível delas é a seguinte: Gaia queria que o equilíbrio do mundo fosse impecável, perfeito, e, para isso, as forças do caos teriam de ser incluídas. Ao mesmo tempo em que a desordem e o caos poderiam ser inseridos no mundo, essas mesmas forças poderiam consumir todo o universo – isso se Zeus perdesse a última guerra.

Tífon era o ser mais temido de todos. Além de ter asas, em cada um de seus ombros existem cem serpentes, sendo que cada uma delas cospe fogo pelos olhos, e, como se já não fosse o bastante, tifonela ainda pode emitir qualquer tipo de som, imitando qualquer linguagem – até mesmo a dos animais – e é por ter tudo isso reunido em apenas um ser, que Tífon se identifica com o caos.

Ele, então, marcha sobre os olimpianos que, ao vê-lo, ficam espantados com Tífon e fogem de seu inimigo, entretanto Zeus enfrenta-o, mas acaba perdendo seus nervos e tendões, o que lhe deixa incapaz de se mover. Não se sabe ao certo como, mas, no decorrer na guerra, Tífon é roubado e Zeus recupera os seus tendões. Após o roubo, o ser monstruoso é enganado e acaba ficando mais fraco, permitindo a Zeus vence-lo.

Durante a guerra, o cosmos inteiro serviu como campo de batalha, e isso fez com que vários astros saíssem de seu lugar, sem falar que acabou desestruturando a própria Terra. Após Zeus vencer a guerra, portanto, ele reconstrói tudo o que foi destruído e ainda inclui o caos nessa nova harmonia, que agora se torna perfeita. Tífon, enfraquecido e derrotado, Tem poderes que só conseguem afetar o mundo dos mortais através das tempestades, em terra, e dos tufões, em mar.

Agora sim podemos dizer que o universo está completo, sem que haja mais nenhuma guerra que possa mudar drasticamente o futuro de todo o universo e o reinado soberano de Zeus sobre todo o cosmos.

Zeus_by_Varges

Sem dúvida, a mitologia grega é uma das mais intrigantes, mas ainda há outras que também tentam explicar como o mundo surgiu com a mesma maestria, e é por isso que no próximo post falaremos sobre a origem do universo segundo a mitologia egípcia, sobre como o espírito supremo Áton criou o universo a partir do nada. Não perca!

aton

Me adicione no Facebook: Nandy Martins

E faça parte de nosso grupo: http://www.facebook.com/groups/188760724584263/

  1. Liean Di Rosa

    20 de maio de 2015 em 22:29

    Bem bacana, coloca ai mais uns dragões e um maluco fazedor de vinho fica igualzinho a mitologia cristã.

  2. Elvis Putti

    21 de agosto de 2013 em 18:50

    o amigo voce esqueceu os gigantes
    mas em si foi bem legal
    gostei

  3. Soriano

    12 de junho de 2013 em 07:52

    fale do mundo pokemon… brincadeiras a parte… o post ficou muito bacana… esperando ansioso sobre a egípcia… a mitologia nórdica também seria legal ser retratada se já não foi

  4. Riddle Boy®

    11 de junho de 2013 em 21:41

    Poxa sacanearam com o Kratos nem falaram do papel importante dele no Olimpo
    http://imageshack.us/a/img838/8839/37785319.gif

    • Luís Felipe

      13 de junho de 2013 em 14:20

      Triângulo, triângulo, triângulo, triângulo, triângulo, triângulo, triângulo… kkk
      *quem entendeu dá joinha*

  5. Clayton Biscalchini

    9 de junho de 2013 em 11:16

    Precisam melhorar MUITO. Explicação superficial e faltando coisas bem importantes. Antes mesmo da libertação de Tífon, Gaia mandou seus filhos, os gigas (gigantes) para a guerra. Os deuses venceram os gigas com a ajuda dos humanos (única forma de derrotá-los) e só então libertou seu rei Tífon. Quando ele roubou os tendões e músculos de Zeus, ele os escondeu em uma caverna. Zeus pediu ajuda ao herói Cadmo, q, com sua flauta, conseguiu atrair a atenção do monstro enquanto Zeus recuperava seus membros e seu raio (q também fora roubado). Outro erro é q Tífon nunca foi enfraquecido, ele apenas foi selado no Monte Etna, na Sicília e sua fúria causava erupções. Outro detalhe que devia ter sido dito é q Tífon, junto de Equidna, são os pais de grande maioria dos monstros da mitologia: Esfinge, Cérbero, Quimera, a Hidra, Leão da Neméia… todos filhos do casal, apelidados de “pais de todos os monstros”.

    Espero que sobre a mitologia egípcia se faça um estudo muito profundo, pois, como a Grega, possui um início muito alegórico e representativo (coisa que aqui não foi tratada dessa forma). Como já falado, Áton seria uma outra forma de Amon. O primeiro deus dos mitos egípcios foi Nun, o ser sujetivo (sem forma, como um rio) q se transformou em Atum, o ser objetivo (com forma, como o gelo). Atum também possui a forma de Rá, que, tendo relações homoafetivas com si mesmo, deu origem aos primeiros deuses geradores, Shu e Tefnut.

    • Handler Animi

      11 de junho de 2013 em 02:53

      Sabe como é mitologia, né? Em cada lugar é contada diferente… Você falou da merda do Cadmo, mas na minha versão é Hermes.

  6. Misac Cruz

    9 de junho de 2013 em 11:09

    Vish man, essa série ja ta parte final, pelo visto to bem desatualizado com as coisas do minilua.

  7. Godfather Vito

    9 de junho de 2013 em 10:40

    falando da Egípcia, uma coisa foi dita o ser supremo atón criou o universo? atón era somente uma nova forma de amón, quem criou o universo segundo a mitologia Egípcia foi: Nun( ser subjetivo das águas primordiais) que depois se auto cria como: Atum( sua forma objetiva)

  8. Mother of Dragons

    9 de junho de 2013 em 10:14

    O bem prevalecendo, mt bom!

  9. Querubim Lacabel

    9 de junho de 2013 em 08:33

    interessante com sempre tem um um deus lutando contra um demônio serpente Zeus contra Tífon ,Miguel contra Lúcifer, Thor contra a Serpente do Mundo

  10. Luís Felipe

    9 de junho de 2013 em 00:46

    Faltou o final:
    ” Aí veio Kratos, que matou Zeus, seus irmãos e vários outros deuses, trazendo de volta o caos.”
    kkkk
    E olha q ele avisou, hein: “In the end every will be chaos”

    • Evil Ryu(satsui no hadou)

      14 de junho de 2013 em 21:44

      essa frase no trailer do jogo antes do lançamento da arrepios ate hj,fodastica vey!!!!!

      • Luís Felipe

        15 de junho de 2013 em 16:19

        Outra bastante fodástica é a de Leônidas, no filme “300”:
        -THIS IS SPARTAAAAA!!!!
        P.S.: Essa tbm se aplica a Kratos, já q ele tbm é espartano. Aliás, mto foda o filme “300”

    • Clayton Biscalchini

      9 de junho de 2013 em 11:22

      É interessante apontar q Kratos existia na mitologia, porém, era um deus menor. Kratos era a personificação da força e do poder, filho de Palas (titã de segunda geração) e Estige (ninfa infernal). Ele seria o próximo na lista para o posto de deus da guerra, porém, era totalmente submisso á Zeus.

      • Luís Felipe

        13 de junho de 2013 em 14:16

        Eu sei, sou apaixonado pela mitologia grega. Por isso gosto de God of War, foi onde vi as melhores representações dos deuses e titãs, principalmente Zeus
        [img]http://www.google.com.br/url?sa=i&source=images&cd=&cad=rja&docid=A_96Il0hkdq0JM&tbnid=kEPv-U6g9zbHLM:&ved=0CAgQjRwwAA&url=http%3A%2F%2Fgodofwar.wikia.com%2Fwiki%2FZeus&ei=Cf65UbO7MoST0QGjyYGACg&psig=AFQjCNGDtCTNZAHVWzF8yhipQIPeBVjHxQ&ust=1371230089877362[/img]

      • Kermit Figueiredo

        9 de junho de 2013 em 21:47

        Tem também que Kratos era irmão da Nike (deusa da vitória) ºº#tenso

        • Luís Felipe

          13 de junho de 2013 em 14:17

          E Adidas, deusa dos materiais esportivos… kkk

          • Bruno Augusto

            7 de julho de 2013 em 10:09

            Melhor que Ardidas, deusa das pomadas e unguentos.

    • Luís Felipe

      9 de junho de 2013 em 00:48

      ô juizão!!! meu time vai fzr uma substituição aqui, sai o “every” e entra o “all”

  11. Matheus S.

    8 de junho de 2013 em 22:24

    Ainda acho que o Mc Catra estava entediado ai criou o mundo,depois ele se sentiu sozinho e criou uma mulher……agora somos todos frutos dessa historia.

  12. Dark J

    8 de junho de 2013 em 22:16

    Estranho… Achei que foi o Chuck Norris o responsável pela humanidade.

  13. DeadPool®

    8 de junho de 2013 em 22:08

    Mitologia grega é a melhor das mitologias huehue, ainda não sei como não fizeram um filme da batalha dos Deuses do Olimpo com os Titãs (sem ter um protagonista semi-deus ou mortal, só deuses msm).

    • Luís Felipe

      15 de junho de 2013 em 16:20

      Um filme baseado em God of War seria simplesmente perfeito.

      • Bruno Augusto

        7 de julho de 2013 em 10:11

        Já fizeram sobre o Hitman, Prince of Persia…. Não demora muito sai um do GoW. É só algum executivo ver o filho decepando alguém no videogame que vira filme.

        • Luís Felipe

          7 de julho de 2013 em 22:33

          Falando nisso, seria bom ver “Hitman 2”, e a continuação do PoP

    • Luís Felipe

      9 de junho de 2013 em 00:42

      Concordo com tudo q vc disse, tudo mesmo.

  14. Dark Vampire

    8 de junho de 2013 em 21:48

    Curti muito, e o mundo seria bem mais legal e movimentado se essas mitologias antigas ainda tivesse muita gente que acreditasse nelas.

  15. Lucas Rodrigues

    8 de junho de 2013 em 21:41

    Muito legal, gostei do final, o universo ficou em perfeito equilíbrio depois dessa batalha 🙂
    Tô esperando o próximo post, mitologia egípcia também é muito interessante XD

    • Nandy Martins

      8 de junho de 2013 em 23:26

      Que bom q gostou Lucas. Os próximos posts serão ainda mais interessantes xD

      • Bruno Augusto

        7 de julho de 2013 em 10:14

        Gostaria de fazer uma sugestão um pouco boba, mas que ajudaria o fluxo da leitura (não neste texto em particular): Padronizar os tempos verbais. É um estória (apesar de ser parte da História) logo, já ocorreu, então verbos no futuro não deveriam existir, sendo preferidos no futuro do pretérito.

  16. Shun dlç

    8 de junho de 2013 em 21:39

    Apenas mitos, só são legais em CDZ, filmes e livros

  17. Xion

    8 de junho de 2013 em 21:37

    Cadê Kratos?

    • Capitão Jack Sparrow

      8 de junho de 2013 em 22:00

      Verdade, cade o Kratos? (God Of War é um dos meus jogo favoritos).

      • Clayton Biscalchini

        9 de junho de 2013 em 11:23

        Kratos existia na mitologia, porém, era um deus menor. Kratos era a personificação da força e do poder, filho de Palas (titã de segunda geração) e Estige (ninfa infernal). Ele seria o próximo na lista para o posto de deus da guerra, porém, era totalmente submisso á Zeus.

        • Bruno Augusto

          7 de julho de 2013 em 10:08

          Hmmmm…. Ninfa infernal. Essa devia dar que era uma beleza…

    • Dark Vampire

      8 de junho de 2013 em 21:45

      Ele é só um deus esquecido que não tem um papel fundamental na mitologia grega, só foi aproveitado pela Sony pra dar um destaque maior para o segundo deus da guerra.

    • Lucas Rodrigues

      8 de junho de 2013 em 21:39

      Tá no videogame kkkkk

38 Comentários
mais Posts
Topo