Minilua

Qual o país mais velho do mundo?

Muito se difere sobre qual seria o país mais velho do mundo, visto que é certo que muitos povos existiram em um passado bem distante, no entanto eram normalmente tratados como impérios, ou seja, um aglomerado de cidades-estado e feudos.

Vários impérios existiram no passado, como o do México, China, Japão, Grécia, Roma, Pérsia, Índia, Egito, Coréia e muitos outros. No entanto não existia essa definição de países e divisões territoriais com leis mais específicas.

Falando a grosso modo, no passado o império seria, por exemplo, a América do Sul, e as cidades-estados e feudos seriam os países atuais, tais como Brasil, Argentina, Chile, entre outros. Os imperadores que expandiam seus domínios se tornavam “donos” de muita coisa.

No entanto, mesmo com toda essa dúvida em relação ao país que seria o mais velho do mundo, existem três possibilidades que são as mais aceitas pelos pesquisadores e historiadores. Conheça cada uma delas.

San Marino

Um dos menores países do mundo, San Marino também pode ser o mais antigo. Completamente rodeado pela Itália, o lugar foi fundado em 3 de setembro de 301. Sua constituição é a mais velha do planeta, tendo sido escrita no ano 1600. Lembrando que, embora a sua fundação tenha sido dada em 301, o Papa apenas reconheceu sua independência em 1631.

Japão

Segundo a história japonesa, Jimmu, o primeiro imperador do país, fundou o Japão em 660 a.C. No entanto, foi apenas no século 18 que o Budismo e a cultura japonesa se espalharam em torno das ilhas. Ao longo da sua imensa história, a terra do sol nascente contou com vários tipos de líderes e governos. Por isso, mesmo que a sua fundação tenha sido dada em 660 a.C, o resto do mundo “reconhece” o Japão como país de verdade a partir do século 19.

China

Incrivelmente, a primeira dinastia da história existiu há mais de 3500 anos. Compreendida entre o século 17 e 11 a.C, a dinastia feudal Shang marcou o início da China. No entanto, foi apenas em 221 a.C que aconteceu a fundação da China moderna. Nesse ano, Qui Shi Huang foi proclamado o Primeiro Imperador da China.

Em 1912, a China virou República e em 1949, acabou por se tornar República Popular da China, o que está até hoje.

Gostou desse artigo? Deixe o seu comentário e recomende essa postagem!

Adaptado de Universia Brasil