Minilua

Para pensar: Ensine a pescar

Quem não conhece alguém que é extremamente dependente de outrem, que não consegue resolver nada sozinho, que não assumiu o controle de sua própria existência?

Muitos ensinamentos de origem do tradicional pensamento chinês fundamentados por Lao Tse, podem servir muito bem de guia a uma pessoa que deseja viver a sua vida com plenitude pautada num pensamento lógico e de extrema organização social.

“Se queres matar a fome de alguém da-lhe um peixe. Mas se quiseres que ele nunca mais passe fome ensine-o a pescar.” (Lao Tse)

O provérbio acima é um dos mais conhecidos mundialmente, em suma, trazido para a nossa realidade com uma pitada de filosofia, ele nos remete que não adianta tratar os sintomas de uma sociedade patologicamente doente, devemos lidar direto com sua causa.

Um exemplo disso é alimentarmos um morador de rua, nem de longe estou dizendo que isto é errado, bem pelo contrário, mas infelizmente isto não vai evitar que amanhã ele tenha fome novamente!

O mesmo ocorre com tantos pais que fazem demasiadamente de tudo por seus filhos, com isso eles não se desenvolvem, não enfrentam problemas reais… não crescem.

Devemos ser eternos aprendizes, donos de nossas próprias vidas e responsabilidades e auxilar com carinho e compaixão aqueles que necessitam também aprender como fazê-lo.

Ensine a pescar!