Para pensar: O lado ruim da tecnologia

É inegável que vivemos uma época sem igual, hoje tudo está muito mais fácil, as informações chegam mais rápido, quase que instantaneamente. Se temos uma dúvida ou não conseguimos nos lembrar de algo, simplesmente “jogamos no google”.

Depois de muitos anos de luta, conquistamos liberdade de expressão, e um aparato tecnológico que está em todos os lugares. Entretanto, o fato é ficamos mais individualistas e preguiçosos, mais preguiçosos para lutar pelo o que acreditamos.

Se antes tínhamos a TV para nos distrair, hoje temos a internet e todas as suas possibilidades de entretenimento de “livre escolha”. As pessoas das gerações mais atuais olham para os mais velhos com um desdém e arrogância de como se o mundo os pertencesse, e somente elas é que sabem realmente como as coisas são… triste engano.

Hoje é praticamente impossível você entrar em um ônibus ou trem e não perceber várias e várias pessoas plugadas em sua parafernália tecnológica. Como se as redes sociais, joguetes e entretenimento barato fossem o mais importante da vida.

É claro que também temos o direito de aproveitar os benefícios de toda essa evolução, mas quando passamos a ignorar os problemas e fatos do mundo real, ou sequer nos damos conta deles, existe aí um grave problema…

001




002

  1. Lidya Hyuuga

    9 de julho de 2015 em 01:33

    Tecnologia é como drogas e livros, vicia tanto q vc acaba dependendo dela.

  2. Myllena Lara

    6 de janeiro de 2014 em 22:09

    não tenho um coça-saco nem saco.

  3. Litzen Vampiro

    5 de janeiro de 2014 em 03:23

    Vocês humanos estão sendo dominados pelas própias criações…

  4. C&A De Pegaso (tobi)

    4 de janeiro de 2014 em 11:22

    faz panqueca e coça o saco? que sonho!

  5. Metalborn (I want the night just to colour the day, the morning to chase all my nightmares away)

    3 de janeiro de 2014 em 23:52

    Eu adoro a ideologia do George Carlin, mas isso ai que ele falou dessa vez foi burrice…. e o ser humano sempre foi burro e nunca questionou, num adianta ficar colocando a culpa na tecnologia não .-.

  6. Lucas Rodrigues

    3 de janeiro de 2014 em 20:57

    Isso se chama comodismo. As redes sociais são as maiores influenciadoras para que esse quadro se agrave. Eu acho normal esse apego à tecnologia que certas pessoas hoje em dia tem, visto que os avanços tecnológicos tem progredido disparadamente (isso já desde o ano de 2010, se eu não me engano). Mas o que me preocupa não são os avanços, esses sim são apoiáveis, mas sim o vício que algumas pessoas tem na tecnologia, especificamente as redes sociais, que são as que provocam esse comodismo, deixando as pessoas mais preguiçosas e mais acomodadas… e a situação só piora.

  7. Agelus Leite

    3 de janeiro de 2014 em 20:48

    O pior até agora.

  8. PATROCINADOR

    3 de janeiro de 2014 em 20:27

    MAIS QUE POST MAIS COMUNISTA
    Sempre esse papinho furado de comodismo.
    Nossos avós diziam o mesmo da tecnologia q usamos hoje, vcs dizem o mesmo da tecnologia q
    teoricamente está por vir, daqui a 100 anos vão continuar dizendo q a tecnologia vai nos inutilizar
    nos tornar burros e sedentários e assim por diante…. sempre vai existir idiotas úteis!
    O pior são os pastéis q fazem esses discursinhos baratos.

  9. Garota Infernal

    3 de janeiro de 2014 em 20:15

    Acho a tecnologia as vezes um mal desnecessário, quer dizer, é ótima, mas algumas coisas que me deixam muito,muito, muito mal.
    Saindo do meu personagem, pra falar minha opinião, ok? Bom, eu sou uma pessoa que gosta de natureza, gosto de coisas naturais. Prefiro rio a piscina. Prefiro um bom suco de maracujá a uma coca-cola. Prefiro homens normais a super bombados. Prefiro eu mesma sem ir a academia. Prefiro a natureza, tudo ligado a ela me fascina, o barulho dos grilos, o cheiro das folhas, enfim, tudo isso.
    Quando eu era criança, nossas mães usavam os telefones para marcar encontros e nós desfrutarmos de tudo isso com nossos amigos, nós íamos aos rios, as cachoeiras, e , de vez em quando
    viajávamos para a cidade vizinha, Porto Seguro, e tentávamos ir as praias desertas. Ficávamos só nós, brincando na areia, sem nada que atrapalhe. Só que hoje nossas mães usam os telefones para se encontrar com os amigos, ninguém mais se vê. Os meus amigos de infância reclamam dos mosquitos quando estamos no rio, e vão embora. Antes a tecnologia unia as pessoas para se tornarem mais próximas, hoje ela une fazendo elas continuarem longe umas das outras.
    Outra coisa que me incomoda é a opinião. A internet ao mesmo tempo que dá conteúdo para a pessoa formar sua opinião, ela tem aquelas pessoas persuasivas que fazem todo mundo seguir apenas uma linha de pensamento, e quem não seguir é “alienado”. Bom, um bom exemplo foram as manifestações, eu tenho uma amiga que não gosta de política, só que ela foi manifestar, escreveu um cartaz com frases que tirou dos cartazes de outras pessoas, ela pesquisou no Google, ela só foi por que todo mundo ia, por que todo mundo dizia que era coisa de gente inteligente, por que tava na moda, por que os amigos do Face disseram que quem não fosse era burro, era alienado, era marionete da Globo, era inútil. Mais um fato interessando sobre nossa nova geração: você não tem direito a ter uma opinião sobre nenhum assunto, uma opinião pessoal. Dessa vez aconteceu comigo. No Yahoo as pessoas comentam as notícias, e eu gosto bastante de fazer isso. Desta vez, falávamos sobre as leis de minorias para gays. Eu disse “Eu não acho que uma pessoa merece vantagem por ser gay, nem negro, nem pardo, nem índio. Se um país se diz igualitário e precisa fazer cotas para minorias, quer dizer que além de não ser um pais para todos, é uma confissão de incompetência do governo que não consegue fazer um país bom pra todos.”
    Me negativaram bastante, disseram que eu sou preconceituosa e ignorante, afinal, a opinião de todos é que a lei tá certa. Eu respondi, em um momento de tolice “Olha, essas leis de tirar os termos ‘pai e mãe’ de registro de nascimento são tolices. Quem disse que filho de gay vai ficar constrangido por isso? Toda criança precisa de uma figura materna e paterna na família, nem venham retrucar, só que e as crianças que tem pai e mãe? Daqui a pouco, nós héteros vamos sofrer preconceito…” Nem preciso dizer o quanto fui negativada. Está na hora de vermos se os alienados são as grandes opiniões internéticas, ou os preconceituosos nojentos.

    • DOGE

      12 de janeiro de 2014 em 02:52

      Tenho de confessar que não li tudo, só um pouco, mais eu concordo com esse pouco

    • Wagner

      3 de janeiro de 2014 em 20:55

      Foi mal, mas essa geração Ben 10 de agora só pensa ficar no quarto acessando internet e nem o cheiro da natureza vão sentir.

      • Lucas Rodrigues

        3 de janeiro de 2014 em 21:08

        Pior que eu tenho um primo de apenas 4 anos que é fã do Ben10. Mas um dia eu vou faze-lo assistir os animes e desenhos que eu vi na minha infância, um dia eu faço ele assistir DBZ, pra ele ver o que é ter uma ótima infância assistindo à ótimos desenhos.

        • Garota Infernal

          3 de janeiro de 2014 em 21:22

          Satanás proteja-o disso… Falando em anime, como é o nome daquele anime que tem um cara com um livro vermelho, ele tem um bicho, ai esse bicho briga co outros bichos e pra ele brigar ele tem que falar as palavras desse livro vermelho? Tinha uma menina que não saia do pé dele…

          • Lucas Rodrigues

            3 de janeiro de 2014 em 21:25

            Se chama Zatchbell, um dos animes que eu mais gosto. Morria de rir com os episódios 🙂

          • DOGE

            12 de janeiro de 2014 em 02:54

            Nunca vi esse :/
            Mais pelo jeito foi recomendado por Você/\
            e Você \/

          • Garota Infernal

            3 de janeiro de 2014 em 21:26

            É o único que eu gosto…

  10. Luís Felipe

    3 de janeiro de 2014 em 20:05

    Ei Saadeh, sei q n tem nada a ver com o post, mas eu gostaria d fazer uma sugestão:
    pq vcs n colocam um link direto pro painel?
    (http://minilua.org/wp-admin/index.php)
    Gosto d dar uma olhada pra ver qndo vai sair um novo post, mas tenho q clicar em mta coisa pra chegar lá.

    • Adriano Saadeh

      4 de janeiro de 2014 em 09:17

      Beleza! Vou passar adiante a sua ideia

      • Luís Felipe

        4 de janeiro de 2014 em 13:50

        Vlw

  11. ultramen Tiga

    3 de janeiro de 2014 em 20:02

    novamente se os acessos do menes lua diminuírem é culpa do saadeh.
    que mania chata adriano, quer fazer eu me tornar uma pessoa boa, saudável, que obedece os pais…
    enfim culpa do saadeh!

    • Adriano Saadeh

      4 de janeiro de 2014 em 09:16

      xD

  12. Luís Felipe

    3 de janeiro de 2014 em 20:00

    NÃO. Esse n é o lado ruim da tecnologia. O lado ruim são as pessoas desempregadas, as crianças escravas e a fome na África. N acho q um bando de gordinhos viciados em facebook, whatsapp e Minilua sejam uma consequência ruim da tecnologia, pois só causam problemas a eles mesmos. Vão acabar morrendo aos 40 anos de idade (no máximo), ou seja, essa subespécie não sobreviverá à seleção natural.

    • Lucas Rodrigues

      3 de janeiro de 2014 em 21:02

      Engraçado você citar o Minilua, como se fosse uma rede social. Não faça citações equivocadas, por favor.

      • Luís Felipe

        3 de janeiro de 2014 em 21:22

        Pq n é?
        Estou equivocado?
        Pq é engraçado?

        • Lucas Rodrigues

          3 de janeiro de 2014 em 21:28

          Você poderia ter citado o twitter, essa sim uma rede social, Minilua não é rede social, é um site de curiosidades. Por isso eu achei sua citação equivocada, entendeu?

          • Luís Felipe

            3 de janeiro de 2014 em 22:11

            Eu mencionei as palavras “rede social” em meu comentário?

    • Garota Infernal

      3 de janeiro de 2014 em 20:48

      Fome na África é um argumento-chantagem numa discussão. Quer fazer algo pelos africanos? Tente ajuda-los ao invés de ficar no Minilua dizendo que se importa, fazendo esse mimimi.

      • DOGE

        12 de janeiro de 2014 em 02:48

        Tem meu apoio

      • Luís Felipe

        3 de janeiro de 2014 em 21:21

        QUem disse q eu me importo?
        Quem está discutindo?
        Quem está fazendo “mimimi”?

        • DOGE

          12 de janeiro de 2014 em 02:51

          CARA VA SE FERRA. PARA DE FAZER PERGUNTAS E COMECE A FALAR ARGUMENTOS VALIDOS
          PAREDE DE DEFECAR ESSAS PERGUNTAS. PELO AMOR DE DEUS!

          • Luís Felipe

            12 de janeiro de 2014 em 15:26

            Ui! Ele usou CAPS LOCK!
            [img]http://1.bp.blogspot.com/-uQQ1CAbBjgE/UGkN9yJKdqI/AAAAAAAAAF0/SdYKz9XbHm4/s1600/UI.jpg[/img]
            Cara, vai estudar. Para d falar idiotice e se ofender com coisas q n são contra vc, e pare de defecar na língua portuguesa, pelo amor d Kratos!

        • Garota Infernal

          3 de janeiro de 2014 em 21:24

          Se você não se importa não julgue os outros por não se importar, cacete. É u tanto quanto ridículo dizer “fome na África é um problema grave…” da boca pra fora só pra argumentar.

          • Luís Felipe

            3 de janeiro de 2014 em 22:12

            Julgar? Eu? Quando?
            Da boca pra fora?
            Quem disse q eu n me importo?

          • Garota Infernal

            3 de janeiro de 2014 em 22:15

            Perguntas idiotas são feitas no Yahoo Respostas, lá é seu lugar.

          • Luís Felipe

            3 de janeiro de 2014 em 22:22

            Idiota? Eu? Pq?
            Onde?
            Minilua tbm n é lugar d idiotas?

      • Lucas Rodrigues

        3 de janeiro de 2014 em 21:01

        Boa, assim que eu gosto ;D

        • Luís Felipe

          3 de janeiro de 2014 em 21:23

          Gosta de pessoas q acham q dão lição de moral?
          Gosta de “mimimi”?
          Gosta de shemale?

          • Lucas Rodrigues

            3 de janeiro de 2014 em 21:31

            Primeiro: depende da lição
            Segundo: Não vejo uma definição pra essa palavra.
            Terceiro: Não, sou hétero.

          • DOGE

            12 de janeiro de 2014 em 02:49

            Caraca O.o nunca imaginei isso!
            Bem quem sou eu pra julgar u.u

          • Luís Felipe

            3 de janeiro de 2014 em 22:15

            N sabe o q é “mimimi”?
            Sabe diferenciar uma shemale de uma mulher?
            Já chegou na idade de “descobrir” sua sexualidade?

          • Lucas Rodrigues

            3 de janeiro de 2014 em 22:18

            Você faz perguntas demais, nem vou mais te responder porque não tenho paciência pra isso não.
            E sim, já cheguei na idade de descobrir minha sexualidade, assim como também já cheguei na idade de ignorar certas pessoas.

          • Luís Felipe

            3 de janeiro de 2014 em 22:24

            Sério?
            Tem certeza d q descobriu corretamente?
            Vc n respondeu a segunda pgunta, n sab diferenciar, né?

          • Garota Infernal

            3 de janeiro de 2014 em 21:25

            Se eu, uma assassina posso dar lição de moral em você, quer dizer que você não se passa de um verme.

          • Luís Felipe

            3 de janeiro de 2014 em 22:20

            Quem disse q consegue me dar lição de moral?
            Sabe o q é moral?
            Porque me ofendes? Te fiz mal?

  13. Rodrigo Duarte

    3 de janeiro de 2014 em 19:57

    O povo tá cada dia mais alienado e fútil, fechados em seu mundinho virtual perfeito, as pessoas não sabem dosar a tecnologia a favor e se entregam a compulsão, eu não, eu vivo a simples e pura realidade!… Oi, como vai?… Ora você educado comigo, vou bem obrigado, opa, aí tem coisa o que você fez?… Eu sem querer deixei seu smartphone cair dentro do caldeirão de sopa!… O quê, cadê ele?… Tá no caldeirão ué, a sopa tá fervendo!… ÓH, CÉUS, UM MINUTO QUE FICO LONGE DO MEU SMARTPHONE E VOCÊ ME FAZ ISSO, AI MEU FACE, WHATSAPP, SEM ISSO EU NÃO SOU NADA!!!!…

  14. Shun dlç

    3 de janeiro de 2014 em 19:21

    Tenho raiva quando eu tô conversando com uma pessoa e ela não tira o olho do celular… vc fica falando que nem um retardss e ele/ela nem presta atenção… por isso gosto tanto de animais, pq pelo menos meu gato sempre me escuta.

    • Lucas Rodrigues

      3 de janeiro de 2014 em 21:00

      Na minha opinião, animais, principalmente cães, podem ser melhores amigos do que certas pessoas fúteis e arrogantes que existem por aí.

      • DOGE

        12 de janeiro de 2014 em 02:47

        É cara. eu falo com meu cachorro dono :p Mais tipo eu peço ajuda pra ele sobre minha namo e ele me da ração :/
        Obs: Pera o shun mudou de foto?
        ta mais gay ainda
        se era o objetivo parabéns

    • ultramen Tiga

      3 de janeiro de 2014 em 19:59

      cara o chato de falar com animais é que eles não respondem ai vc fica falando que nem um retardss e ele/ela nem presta atenção.

      • Shun dlç

        3 de janeiro de 2014 em 20:08

        kkkkk eh, acho q vc tem razão :/

  15. Terrorista

    3 de janeiro de 2014 em 19:19

    vulgo capitalismo

  16. nathália Rodrigues

    3 de janeiro de 2014 em 18:54

    Sabe, eu acho que a tecnologia torna algumas pessoas mais inteligentes e outras mais ignorantes, acho que graças aos computadores e celulares modernos muitas coisas boas e revoluções que ajudaram o povo aconteceram, e também ajudaram as pessoas que tinham algo importante a falar para o mundo sem medo de opressão.

  17. Maloqueiro popai

    3 de janeiro de 2014 em 18:53

    O homem sempre acha que a tecnologia e boa e necessária + os índios são exemplos de que um homem não precisa de nenhum conhecimento tecnológico para viver normalmente e claro que 07 bilhões de pessoas não poderiam viver como índios hoje em dia + se paramos para pensar se a tecnologia nunca tivesse desencadeado a população também não seria uma coisa alarmante como se e atualmente.

    • DOGE

      10 de janeiro de 2014 em 21:14

      Tecnologia sempre e preciso cara, se você pensar, se a tecnologia nunca se desencadeasse a ciência nunca teria de desencadeado, fazendo com que o a população do mundo todo morre-se com doenças simples, como gripe, diarreia. Então imagina a H1N1, dengue, entre outros parasitas(pra que assiste aquele programa de parasitas na discovery sabe do que eu to falando)
      Resumindo, precisamos de tecnologia, mais precisamos saber como usá-la. para o bem, e não para fazer com que ficamos parados olhando ela fazer tudo, enquanto morremos aos poucos

      • Maloqueiro popai

        10 de janeiro de 2014 em 21:33

        Mais você acha que a tecnologia e boa para que cure doenças que adquirimos e etc , + pensem animais irracionais morrem todos os dias por doenças e nem por isso entram em extinção isso que dizer que se não houvesse nenhuma tecnologia todas as pessoas estaria no mesmo patamar de vida de um animal qualquer porém o hoje inventa e usa tecnologia porque ele acha que tem o direito de viver + e etc já que acha que ele e importante para a terra e a terra foi feita para si.

        • DOGE

          12 de janeiro de 2014 em 02:44

          Meu amigo. Pesquise, muitas doenças ja acabaram com mais da metade da população da terra, fora isso o que falou esta errado, essas doenças que os animais pegaram entram em extinção até o corpo criar uma maneira de combater, e isso e anos e anos, mais eu estou falando de doenças graves, o ser humano ja teria side extinto se não tivéssemos remédios, como Galileu Galilei disse ao Papa:
          ”Do que adianta seu Deus nos dar inteligencia para não usa-la?”
          Se nos foi dado um cérebro, seja pelo sistema evolutivo ou seja para um deus, foi para usa-lo, não para simplesmente ter para viver, nós temos a tecnologia por que criamos e precisamos, pense no que esta falando, milhares de crianças, pais de família, mães e etc morrendo por uma porr# de um resfriado? E para isso que foi feita a ciência, a tecnologia para salvar vidas de morrer por coisas banais, para não criar um trauma numa criança por perder o pai por nada! Não para ficarmos parados comendo até virar bolas-humanas!
          Animais não são irracionais, bem pelo contrario, eles são bem inteligentes. Eles também sofrem amigo, a resistência as doenças deles eles desenvolveram pode passar de 10 a 1000 anos!
          Cara, Tecnologia tem de ser usada de uma maneira certa, não para isso que o post diz. Eu não quero nem um tipo de briga aqui mas te recomendo pensar um pouco antes de me responder, estou falando isso sem intenção de briga, e eu sei que você e um cara bem calmo, e eu acho que tanto eu como você não quer uma briga aqui xD

          • Maloqueiro popai

            12 de janeiro de 2014 em 06:09

            Eu entendo o seu ponto de vista desde o seu primeiro comentário DOGE + você fala que a tecnologia e necessária para curar doenças e etc + pense o homem usa a tecnologia a seu favor para curar doenças e afins e viver + e etc + não e porque a terra deu espaço para que o homem viva nela que a terra vive em pro do homem o homem simplesmente e o ser vivo + inteligente da terra e etc + as pessoas sempre acham que o mundo serve para girar em sua volta como se ele fosse um deus, eu só quero dizer que homem ou qualquer outro animal têm a mesma importância na terra então porque explorar tanto a tecnologia para algo que ele acha útil se animais vivem e morrem sem tecnologia alguma em sua vida? + como o ser humano têm a mania de achar que a terra foi bem dizer por assim falar feita para que ele, ele acha que pode explorar qualquer coisa para seu afim , só quis dizer pelo meu comentário que se nos fossem que nem os animais a terra ta em boa situação até hoje.

  18. Sr Snorlax

    3 de janeiro de 2014 em 18:50

    Bando de gordo vida boa, eu não, eu tenho que correr para conseguir comida, minha irmã me gravou uma vez :

    [img]http://31.media.tumblr.com/23cfeb05941e8dd9d01c160034a1c412/tumblr_mohqlxigPE1svh7j5o1_500.gif[/img]

    • Paulo Roberto

      3 de janeiro de 2014 em 22:20

      Pensei que aqui fosse lugar para adolecentes e adultos

      • Sr Snorlax

        3 de janeiro de 2014 em 22:45

        pensou certo, cara…

    • Sr Snorlax

      3 de janeiro de 2014 em 18:50

      *me filmou

  19. Fantasma Renegado

    3 de janeiro de 2014 em 18:46

    Sempre curti tecnologia e talz, mas nunca fui de ficar “bitolado”. Smartphones modernos? Gosto muito, mas a única maneira de eu ficar “preso” a um é se estiver em uma fila gigantesca como, por exemplo, a do banco, eles ajudam a passar o tempo xD.
    Talvez o problema das pessoas viciadas seja a necessidade de atenção. Você pode ser um gordo nerd atrás de um PC na vida real, mas na internet pode ser fodão. (rimou xD)

  20. Guaxinim

    3 de janeiro de 2014 em 18:43

    O lado ruim da tecnologia! rsrsrs
    [img]http://www.wikinoticia.com/images2//s2.alt1040.com/files/2011/11/1008_press-pic1-e1320599787313.jpg[/img]

  21. Xion

    3 de janeiro de 2014 em 18:39

    Seria daora ter um celular que faz panqueca,enquanto isso o meu nem manda mensagem direito.

    • Gato Endiabrado

      3 de janeiro de 2014 em 20:37

      E coça seu saco :v

    • Sr Snorlax

      3 de janeiro de 2014 em 18:40

      O meu tem GTA5 grátis…

  22. Wagner

    3 de janeiro de 2014 em 18:37

    Comodismo.
    Se tem algo que faz por nós, então por que faríamos nós mesmos?
    Daqui a pouco tá todo mundo igual aos gordinhos do filme “Wall-E”.

    • Adriano Saadeh

      3 de janeiro de 2014 em 19:10

      Uma ótima crítica aquele filme

      • Luís Felipe

        3 de janeiro de 2014 em 19:55

        Acho q gordo eu n fico nem qrendo.

  23. Lucas D

    3 de janeiro de 2014 em 18:30

    George Carlin? AS 12 Palavras que não se pode dizer na TV?

    • dr.v

      3 de janeiro de 2014 em 18:38

      Sim, ele mesmo so que eram 7 palavras 😛

  24. Sr Snorlax

    3 de janeiro de 2014 em 18:30

    Aposto que todos os pokemons com scratch ficaram envergonhados…

    [img]https://encrypted-tbn3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSS8N-1-15nH0ERqgJIJXAXv77XhN8DgUm3lha5aXjHOEagJKamng[/img]

  25. El Barto

    3 de janeiro de 2014 em 18:30

    “… celular que faz panqueca e coça o saco…”
    [img]https://encrypted-tbn1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTfNotOX8LR-O0z27iieLe9duH0mDc87G8SyJ_wPytIfLSfrhoPyQ[/img]

  26. Estudante

    3 de janeiro de 2014 em 18:25

    oivi falar q
    kanade tem um celular q coça o saco
    flw

  27. Sr Snorlax

    3 de janeiro de 2014 em 18:24

    Duas vezes first ontem, uma hoje… (até agora)

  28. Arqueiro de Araluen

    3 de janeiro de 2014 em 18:24

    Mas vcs tm que concordar: um celular que fizesse panquecas seria massa.

    • Lucas Rodrigues

      3 de janeiro de 2014 em 20:50

      Eu prefiro panquecas feitas a mão u.u

    • Sr Snorlax

      3 de janeiro de 2014 em 18:25

      Seu filho de uma cadela sardenta…

      • Arqueiro de Araluen

        3 de janeiro de 2014 em 19:35

        Combo Break!

    • Arqueiro de Araluen

      3 de janeiro de 2014 em 18:25

      First!

88 Comentários
mais Posts
Topo