Minilua

Para que nós temos dentes de leite se eles sempre caem?

Você deve se perguntar: “Por que temos dentes de leite se ele vão sempre cair? Por que não temos os dente de verdade de uma vez e pulamos essa parte?”

Apesar de isso parecer um pensamento mais lógico, não é. Imagine se nós nascêssemos e começassem a nascer os dentes permanentes quando ainda somos bebes. Nossa boca teria que ser enorme, pois nossa dentição permanente possui 32 dentes, já a de leite 20.

Os dentes de leite são imprescindíveis, pois além de serem nossa ferramenta de mastigação quando somos crianças, são eles que abrem e guiam o nascimento dos dentes definitivos.

Como você pode ver na imagem abaixo, que é um raio-X de uma criança com dentes de leite, notará que mesmo enquanto ainda possuem os dentes temporários, os permanentes já estão em formação. E quando estiverem pronto saltarão para fora derrubando os de leite.

Outra coisa interessante sobre a dentição temporária: ela não é exclusiva do seres humanos, muitos mamíferos também tem seus dentinhos antes de terem os definitivos. Isso explica por que os cachorros quando pequenos adoram morder tudo que vêem pela frente.

Ainda falando de dentes, esse vídeo é bem interessante, pois ele mostra o nascimento e desenvolvimento dia a dia de os dentes de uma menina: