Minilua

O peido na prevenção de doenças!?

Pode até parecer meio absurdo, mas de acordo com um novo estudo – publicado na revista Medicinal Chemistry Communications – o típico cheirinho do pum pode ajudar a evitar o câncer, acidentes vasculares cerebrais, ataques cardíacos e até mesmo demência.

Tudo começa quando algumas milhares de bactérias presentes em nosso sistema digestório, começam a quebrar as moléculas dos alimentos, liberando sulfureto de hidrogênio. O gás pode até ser nocivo em grandes quantidades, porém em pequena escala auxilia na proteção das células e no combate à doenças.

No momento em que as células do corpo são atacadas pela doença, elas tentam atrair algumas enzimas afim de elaborar seu próprio sulfeto de hidrogênio, essa química ajuda a preservar as mitocôndrias, que por sua vez, impulsionam a produção de energia nas células dos vasos sanguíneos e regulam a inflamação, sem elas as células simplesmente perdem a capacidade de regular a sobrevivência.

Partindo desse princípio, os pesquisadores fabricaram um composto, batizado como AP39, para induzir o organismo a produzir a quantidade adequada do gás. Segundo o estudo, isso vai ajudar a prevenir ou reverter o dano mitocondrial, uma estratégia fundamental no tratamento de doenças como acidente vascular cerebral, insuficiência cardíaca, diabetes, artrite, demência e envelhecimento.

Antes de poder ser testada nas pessoas, os pesquisadores pretendem executar modelos de doenças para ver o quão eficaz é o AP39. Os primeiros resultados mostram que ele pode ajudar até 80% mais mitocôndrias a sobreviver em condições altamente destrutivas, como no caso da doença cardiovascular.

Embora o sulfeto de hidrogênio seja muito conhecido pelo mau-cheiro típico de ovos podres e flatulências, pode ser de fato um  grande aliado para a área da saúde em futuras terapias para uma variedade de doenças.

 

Gostou da matéria? Então não esqueça de dar o seu joinha logo abaixo!

Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/Minilua

E se inscreva em nosso canal para acompanhar nossos vídeos semanais clicando na imagem abaixo!