Minilua

Perguntas que a ciência ainda não respondeu

1) Como surgiu o Universo?

A teoria mais aceita atualmente é a do Big Bang, ela ainda não foi provada, mas cada dia chega-se mais perto de sua comprovação. Acredita-se que daqui a alguns anos seremos capazes de captar a luz do próprio Big Bang e enfim revelar o grande mistério da criação. Claro que muitos acreditam que Deus foi quem criou tudo, porém isso já não é parte da ciência.

 

 

2) Quando começa a vida?

Essa discussão é tão polêmica que possivelmente varias vidas foram perdidas por causa dela. Muitos grupos de cientistas queriam se utilizar de células embrionários para ajudar a curar doenças, mas devido a falta de consenso do exato momento que a vida se inicia, o modo de obtenção de células troncos teve que ser mudado.

Mesmo sem uma resposta exata, existem alguns momentos prováveis para serem considerados o início da vida, seriam eles: a fecundação, o início da atividade cerebral, a formação sistema do nervoso ou o começo da atividade cerebral. Entre esses quatros pontos, deve estar o exato momento do início da vida, porém responder com certeza, nem mesmo a ciência moderna consegue.

 

 

3) Quanto usamos do nosso cérebro?

Essa é uma velha discussão, ainda sem resposta. Atualmente sabemos que nós utilizamos todas as partes do cérebro, mas é impossível determinar se usamos 15%, 30% ou 100% do potencial dele. Mas como o cérebro é uma órgão que está em uma rápida evolução, talvez não haja uma resposta certa.

 

 

4) A alma existe?

Segundo Duncan MacDougall a alma de uma pessoa pesa exatas 21 gramas e pode ser pesada normalmente. Se alguém conseguir medir o peso de uma pessoa com balanças de alta precisão na hora de sua morte, pode-se notar uma pequena diminuição no peso do defunto. Apesar disso não há nada provado, por isso a discussão em torno da alma ainda está em aberto.

 

 

5) Animais pensam?

Os golfinhos talvez sejam os animais que mais se assemelham intelectualmente com a gente. Tamanha é sua inteligência, que os machos sempre chegam perto de embarcações e ficam fazendo piruetas, mas isso não é ao acaso. Eles fazem essa encenação para chamar atenção e afastar os barcos das fêmeas e filhotes. Por esse e outros motivos, acredita-se que alguns animais tem um certo tipo de pensamento, mas isso ainda não foi provado.

Fato interessante: golfinhos tem mais neurônios concentrados que nós.

 

 

6) É possível viajar no tempo?

Se você acredita que Einstein estava certo em sua Teoria da Relatividade, logo você acredita que é possível viajar no tempo. Segundo seus estudos, se uma pessoa viajar próxima a velocidade da luz durante um ano, ela voltará na Terra e terão se passado 100 anos. Contudo, viajar para o passado é uma impossibilidade, por que viola o princípio da casualidade. Por exemplo: se alguém voltasse no tempo poderia alterar o futuro de forma, que se ele alterasse um ponto chave, poderia não ter conseguido fazer essa viagem.

 

 

7) Existe premonição?

Você já deve ter ouvido mais de uma história de alguma mãe que sentiu algo de ruim antes de um filho morrer ou se machucar, muitas pessoas chamam isso de premonição e acham que é algo sobrenatural. Cientista chamam isso de lógica.

Nosso cérebro passa boa parte do tempo tentando descobrir o que vai acontecer no futuro, usando sua experiência e calculando probabilidades em determinadas situações de perigo. Esses seriam os motivos de as pessoas terem premonições, pois normalmente um pessoa não sente isso apenas quando acontece algo ruim, muitas vezes ela sente o perigo, mas como nada acontece a “premonição” acaba esquecida, mas quando isso ocorre junto com uma situação problemática fica gravado na nossa mente.

Apesar de a ciência ter uma boa explicação para as premonições, ainda não consegue provar seu ponto de maneira inquestionável.

 

 

8) A fé pode curar?

Possivelmente não, mas com certeza ajuda. Estudos mostram que pessoas com fé ativam certas partes do cérebro, que ajudam na recuperação. Contudo, deve ficar bem claro, que fé sozinha não cura, apenas ajuda, pois essas pessoas tem mais esperanças e ficam mais calmas na situações de dificuldades.

 

 

9) Por que nos apaixonamos?

Não se tem idéia exata, mas acredita-se que isso aconteça quando diversos fatores se combinam. Nós temos uma tendência de criarmos uma cara metade e quando encontramos alguém que se encaixa no perfil que sonhamos, acabamos por o apaixonar. Mas o que faz esse sentimento despertar dentro de nós é uma mistério.

 

 

10) Quando e como o mundo vai acabar?

A resposta mais provável é que o Sol vai engolir nosso planeta daqui a 5 bilhões de anos, quando o combustível que o mantem aceso acabar, causando o colapso de nossa estrela.

A Terra também pode acabar em um acidente cósmico causado por um asteróide, ou ET’s podem invadir e destruir nosso planeta, ou mesmo nós podemos destruí-lo sem querer, até mesmo Jesus pode descer dos céus e acabar com a “brincadeira”. Teorias existem aos milhares, certezas… nenhuma.