Minilua

Personagens inesquecíveis: Dona Neves #7

– Dona Neves é, sem dúvida, uma das personagens mais carismáticas da TV. Em sua base, o talento de uma das mais queridas atrizes: Maria Antonieta de Las Nieves.

– Criada no México, ela ganharia rápida aceitação. No seriado “Chaves”, por exemplo, a sua primeira aparição em 1977.

– Com o sucesso obtido, a sua efetivação no elenco. Tal fato, aliás, em decorrência das saídas de Carlos Villágran (Kiko) e Ramón Valdez (Seu Madruga).

– Entre as suas características, o bom humor e a receptividade. “Biscavó” da Chiquinha, ela ficaria marcada por uma série de bordões.

– O mais famoso, todavia, conhecido por: “Que, que, como”? Ainda sobre a personagem, a sua inequívoca risada, lembrada, por sua vez, pelos fãs e entusiastas da série.

– Entre as colegas de elenco, nomes como o de Florinda Meza e Angelines Fernández (Bruxa do 71). Além destas, destaque para a figura de Raul Chato Padilla (Jaiminho).

– Ao longo da série, a personagem se envolveria em diferentes causas. A mais conhecida por todos, em defesa do garoto Chaves, no restaurante de Dona Florinda.

Curiosidades

– Poucos sabem, mas seu verdadeiro nome é Nieves Frias de Lémon Aguado. Avó do Seu Madruga, ela é residente do apartamento 72, na Vila do Sr. Barriga.

– Sua estreia oficial, no ano de 1979. Sua intérprete, Maria Antonieta de Las Nieves, responsável, entre outras coisas, pelas personagens Chiquinha e Bruxa Baratuxa.

– Na TV mexicana, a sua participação entre os anos de 1979 a 1990. Em alta, a sua receptividade nos mais diferentes países.

– No Brasil, por sua vez, a dublagem feita por Cecília Lemes (Chaves) e Sandra Mara Azevedo (Chespirito).