Minilua

Personagens inesquecíveis: Jaiminho, o carteiro #1

– Jaiminho, como se sabe, é um dos personagens mais carismáticos da TV mundial. Criado no México, ele é uma realização de Roberto Gómez Bolaños.

– Em seu país de origem, a sua difusão constante, em especial, a partir de 1979. A seu cargo, um dos mais talentosos atores: Raúl “Chato” Padilla.

– Profissional respeitado, ele é ainda responsável por inúmeros trabalhos, entre os quais: “Chapolin” (1980) e “Chespirito” (1980-1994).

 – Em “El Chavo del Ocho”, o seu grande triunfo. Neste, a substituição dos atores Carlos Villagrán (Kiko) e Ramón Valdés (Seu Madruga).

– Ainda na atração, os mais diferentes bordões. Entre os mais conhecidos, por sinal, o inesquecível: “Eu prefiro evitar a fadiga”.

– Em alta, o personagem conquistaria a todos. Não obstante, o seu charme diante da Bruxa do 71 (Angelines Fernández) e da Dona Neves (Maria Antonieta de Las Nieves).

– Jaiminho, é bom que se diga, é ainda conhecido por sua cidade de origem: Tangamandápio. Por lá, aliás, as chamadas “tangamandapianas”.

– No Brasil, o ator foi dublado por diferentes profissionais. São eles: Older Cazarré (Chaves), Eleu Salvador (Chespirito), Jorge Alex (Clube do Chaves) e Waldir Fiori (desenho animado).

– Adoentado, o profissional faleceria em 1994. Sua morte, motivada por um processo de diabetes.

Raúl “Chato” Padilla (17 de junho de 1918- 03 de fevereiro de 1994)