Minilua

Pessoas incríveis que você nunca ouviu falar #1

A história da humanidade é pontuada com grandes descobertas e avanços. São tantas coisas ocorrendo que, na grande maioria dos casos, muitas realizações e descobertas ficam em segundo plano, fazendo as pessoas por trás delas caírem no esquecimento. Mas nós sempre lembraremos delas (pelo menos de vez em quando…):

Jerry Lawson

Apesar de ser quase que um total desconhecido, Jerry pode ser considerado o pai da maior indústria de entretenimento do mundo: Videogames. No início dos anos 70, ele era o engenheiro elétrico chefe que trabalhou na concepção do Fairchild Channel F, o primeiro videogame do mundo a usar microprocessador e ser capaz de ter fitas trocadas, para que houvesse a possibilidade de rodar vários jogos diferentes.

Infelizmente o projeto não decolou, mas está nos registros da história que Jerry Lawson foi quem colocou no mercado o primeiro videogame do jeito que conhecemos hoje em dia.

Jerry faleceu em 2011, devido a complicações com a diabetes, porém, antes de falecer, ele levou vários prêmios para casa e o reconhecimento por sua grande importância no mundo dos jogos eletrônicos.

Georges Méliès

Depois de Méliès, o cinema nunca mais foi o mesmo. Ele, que era também ilusionista, foi o precursor dos efeitos especiais e da criação de cenários diferentes, tudo graças aos seus conhecimentos como mágico. Contudo, seu “maior feito” foi o de ser o primeiro diretor a ter uma cena de nudez em um filme, por isso, ele pode ser chamado de o “Pai do Pornô”.

Eratóstenes

Eratóstenes foi um matemático, gramático, filósofo e geógrafo. Ele é considerado o pai da Geografia, pois seu livro Geo̱grafiká foi o marco fundamental dessa disciplina, entretanto essa não foi a maior de suas realizações.

Ele foi o primeiro homem a calcular a circunferência da Terra; o primeiro a calcular a inclinação do eixo de nosso planeta e também conseguiu descobrir a distância entre o Sol e a Terra, se não bastasse tudo isso, Eratóstenes ainda inventou o ano bissexto! O primeiro mapa do mundo com paralelos e meridianos foi feito por ele.

O azar desse grande pensador foi ter vivido em uma época cheia de grandes outras mentes. Foi por causa disso que ele ganhou o apelido de “Beta”, afinal ele era o segundo melhor do mundo em muitas coisas.