Minilua

Pessoas incríveis que você nunca ouviu falar #2

A história da humanidade é pontuada com grandes descobertas e avanços. São tantas coisas ocorrendo que, na grande maioria dos casos, muitas realizações e descobertas ficam em segundo plano, fazendo as pessoas por trás delas caírem no esquecimento. Mas nós sempre lembraremos delas (pelo menos de vez em quando…):

Leonardo Torres y Quevedo

Leonardo foi um engenheiro civil e matemático, mas criou coisas em vários âmbitos e, apesar de ser pouco conhecido, ele é um dos principais inventores do século XX.

A primeira invenção dele, que chamou a atenção do mundo, é algo surpreendente. Leonardo desenvolveu uma máquina chamada “El Ajedrecista”, a qual conseguia jogar xadrez de maneira autônoma. Essa invenção é considerada o primeiro jogo de computador de toda a história.

Outra importante invenção dele foram os teleféricos. Seu pioneirismo e o incrível sistema de segurança que inventou, lhe renderam vendas em todos os cantos do mundo. Seus teleféricos foram instalados no Rio de Janeiro, Madrid e muitas outras cidades.

Para fechar sua grande história de invenções, Leonardo foi o inventor do controle remoto. Em 1906, ele apresentou, inclusive ao Rei da Espanha, um aparelho que executava instruções enviadas via eletromagnetismo. Logo em seguida, ele ganhou patentes de sua invenção em vários países.

Aristarco de Samos

Depois da Igreja Católica ter assassinado meia dúzia de pessoas e enforcado tantos outros, a verdade foi exposta de uma maneira tão clara que ela, enfim, acabou por aceitar o heliocentrismo no século XVIII. Mas, muito antes de se quer a Igreja existir, Aristarco de Samos, um matemático e astrônomo grego, já tinha proposto esse sistema ao mundo 300 anos antes de Cristo.

Heather McKay

O squash, um esporte onde duas ou quatro pessoas jogam uma bolinha contra a parede em algo que lembra o tênis, é pouco conhecido no Brasil, mas, em outros lugares, principalmente na Austrália, ele é famoso e tudo isso graças a uma única mulher.

Heather é uma lenda do esporte, ela começou sua carreira e, nos dois primeiros anos, perdeu duas partidas profissionais, porém, depois disso, ela jamais perdeu por 19 anos! Isso mesmo, ela ficou invicta durante todo esse tempo, vencendo tudo que disputava! Heather está no Guinness por ser a esportista com a maior sequência de vitórias de todos os tempos.