Minilua

Pessoas incríveis que você nunca ouviu falar #3

A história da humanidade é pontuada com grandes descobertas e avanços. São tantas coisas ocorrendo que, na grande maioria dos casos, muitas realizações e descobertas ficam em segundo plano, fazendo as pessoas por trás delas caírem no esquecimento. Mas nós sempre lembraremos delas (pelo menos de vez em quando…):

Luís Martins de Sousa Dantas

Dantas, apesar de nunca ter participado de uma batalha, pode ser considerado um herói de guerra. Durante a Segunda Guerra Mundial, ele trabalhou como diplomata brasileiro na França, onde arriscou sua vida para ajudar os judeus e outras minorias.

Ainda em 1940, vendo que a invasão nazista era apenas questão de tempo, o governo francês mudou sua sede de lugar, levando junto os diplomatas locais. No meio dessa reviravolta, Dantas iniciou sua “batalha”. Sem seguir as regras brasileiras e sem pedir nenhum documento as pessoas, ele começou a distribuir vistos de próprio pulso, que, em casos normais, só eram dados a pessoas que apresentassem um grande número de documentos e um bom motivo para pressa. Vendo que os judeus, homossexuais e negros seriam assassinados pelos nazistas, ele deixou todas as regras de lado e acabou salvando quase mil vidas, antes de ser impedido de fazer mais.

Em 2003, Dantas ganhou o prêmio “Justo entre as nações”, dado para quem arriscou sua vida para salvar as minorias dos nazistas.

Dennis Ritchie

Se você usa seu smartphone, computador, roda diversos programas e aplicativos, muito deve-se ao trabalho de Dennis, um dos homens mais influentes de toda a história da computação.

Para que um computador funcione, ele precisa receber suas ordens. Entretanto, nós não podemos simplesmente falar para ele o que fazer, por isso foram inventadas as linguagens de computador. Uma série de comandos que ajuda na comunicação homem/máquina.

Dennis é responsável pela criação da Linguagem C, uma das mais usadas até hoje, pois sua capacidade e opções permitem que quase qualquer coisa seja feita com ela.

Outro feito importante de Dennis foi a criação do UNIX. Em uma época onde os sistemas operacionais eram raros, Dennis fez parte da equipe desenvolvedora do UNIX, um sistema que era capaz de viver bem com as limitações de hardware da época. Sua capacidade de se adaptar a “qualquer computador”, devido a linguagem C que era seu núcleo, fez com que ele ganhasse espaço em todos os lugares, tornando-o um sucesso grandioso.

Até hoje o UNIX é utilizado e foi um dos grandes responsáveis pela popularização dos computadores. Assim, unindo os dois grandes feitos de Dennis, temos nele um dos pais da computação moderna.