Minilua

As pessoas mais influentes da história #2

Existem tantas pessoas no planeta, que muitas passam pela vida despercebidas. Mas existem certos seres que influenciam a vida de milhões, das mais diversas maneiras. Essas pessoas moldam e mudam o mundo, entrando para história graças aos seus grandes legados.

Pensando nisso, o Pantheon, em parceria com o MIT, analisou enormes quantidades de dados para chegar a uma lista das pessoas mais influentes de toda a história do planeta.

Posição 31 – Galileo Galilei

Nascido em 15 de fevereiro de 1564, Galileo (em italiano) é conhecido como o pai da ciência moderna. Ele desenvolveu as bases do método científico e foi a primeira pessoa a notar alguns princípios da física, que depois foram melhor trabalhados por Newton.

Porém sua descoberta que chamou a atenção do mundo foi a utilização de telescópios para observação do mundo a nossa volta. Ele foi o primeiro a notar as manchas solares, descobriu algumas luas em outros planetas e até mesmo as montanhas da nossa Lua.

Isso quase lhe matou, pois suas descobertas reforçaram, e muito, a ideia do heliocentrismo, algo que a Igreja não gostou muito. Por sorte, o cientista era amigo do Papa e se escapou da fogueira. Mesmo assim, ele teve que admitir que suas descobertas estavam erradas e que não passavam de bobagem.

Posição 22 – Isaac Newton

Newton é considerado por muitos como o cientista mais importante da história e seu grande trabalho, chamado “Philosophiae Naturalis Principia Mathematica”, foi o primeiro a desvendar diversos mistérios do mundo, colocando tudo em forma matemática.

Newton foi um gênio tão grande, que suas descobertas simplesmente não possuíam maneira de serem representadas de forma matemática, pois a matemática da época não era avançada o bastante. Sendo assim, ele criou todo um ramo do conhecimento matemático, conhecido como Cálculo, apenas para descrever suas descobertas.

Suas descobertas fizeram o homem entender de verdade como o mundo a volta funciona, podendo, pela primeira vez, calcular um acontecimento antes mesmo dele acontecer. Isso permitiu todo o tipo de avanço do conhecimento humano, pois a partir de Newton nós ganhamos o poder de prever acontecimentos com certeza.

Posição 16 – Mozart

A música pode ser dividida em antes e depois de Mozart. Nascido em 1756, esse grande compositor era um talento nato. Aos 5 anos de idade já dominava o piano e o violino. Ainda na adolescência se apresentava em castelos para reis e rainhas, mas sua grande fase veio na curta vida adulta.

Morando em Viena, ele compôs mais de 600 obras e entrou para a história do mundo. Suas músicas foram influencia para todos os artistas posteriores e até hoje são admiradas como composições imcomparáveis.

Posição 8 – Júlio César

Júlio César é um dos nomes mais influentes da história do mundo Ocidental. Com seu carisma e incrível inteligência militar, ele transformou a República Romana em um Império enorme, que dominou boa parte do mundo.

Suas ideias a frente do seu tempo, onde o povo merecia ter igualdade de direitos e acesso a diversos benefícios, fizeram com que suas conquistas fossem esquecidas por seus companheiros e o próprio senado acabou assassinando o grande líder.

Além de tudo isso, César ficou marcado pela frase no momento em que foi morto por seus inimigos: Et tu, Brute? (Até tu, Brutos?).