Minilua

Pinturas que, assustadoramente, previram o futuro

Prever ou antecipar o futuro é algo que a humanidade deseja há muito tempo. Não sei se você acredita nesse tipo de coisa, mas, ao longo dos anos, algumas imagens surpreendentemente anteciparam algumas acontecimentos históricos como por exemplo:

As aventuras de Superman e os ataques de 11 de setembro

As imagens a seguir mostram uma parte da história dos quadrinhos do Superman. Esse episódio evidencia os ataques causados a dois prédios da cidade Metropolis que existe na série. Não sabemos se eles são inspirados nas Torres Gêmeas, mas certamente são muito parecidos. O que é ainda mais surpreendente é que essa história em quadrinhos foi lançada um dia depois da queda das torres, ou seja, todas as revistas já haviam sido impressas e destinadas à venda.

 

“Gaia” e os ataques de 11 de setembro

Esta pintura de Alex Grey foi pintada quando sua filha nasceu. A pintura ganhou o nome de Gaia e somente uma parte dela faz alusão aos ataques de 11 de setembro. O pintor disse que sua obra era tanto esperançosa quanto aterrorizante, tendo a esperança representada pelo florescimento da esquerda e o terror representado pela desolação do lado direito. Dando um zoom na imagem podemos observar dois aviões e duas torres gêmeas ao fundo. 

 

“Evolução 4″ Claire Fearon e os terremotos do Japão

A pintura foi feira um ano antes dos terremotos que assolaram o Japão em 2011. Esta imagem consegue evocar em particular o desastre. Notem a semelhança da forma do reator nuclear e da nuvem do cogumelo atômico (clássico). Observe também a formação de uma onda no canto inferior direito e o que parece ser uma cidade no canto superior esquerdo caindo em uma fenda.

 

Homem caindo Max Beckmann e 11 de setembro

A pintura assemelha-se com fotografias que foram tiradas na hora em que as torres estavam sendo atacadas, quando diversas pessoas que, estavam nos prédios, pularam deles. A pintura também mostra um prédio em chamas.

Seria mesmo coincidência ou essas tragédias poderiam ter sido previstas?

 

Não deixe de clicar logo abaixo em “Recomendar”, espalhando esse post e ajudando o Minilua!
Siga-me no Twitter: (@Nandy Martins)