Os piores desastres da história da aviação

Apesar de serem investidos bilhões todos os anos em segurança relativa ao transporte aéreo, alguns problemas sempre acabam passando despercebidos e, de vez em quando, uma tragédia ocorre. Mesmo assim, as chances de uma morte durante um voo são baixíssimas, se comparada a outros transportes. 

A probabilidade de morrer durante um acidente aéreo, levando em consideração as piores companhias aéreas do mundo, é de uma chance para dois milhões. Já em companhias mais seguras, a chance é de uma em trinta e oito milhões. Ou seja, morrer viajando de avião é um azar sem tamanho.

Mas quando todo o azar do mundo se concentra em uma aeronave, algo muito grave pode ocorrer, pois como cada avião transporta um número muito grande de vidas, cada vez que um grande acidente ocorre, a tragédia é memorável.




Os piores acidentes

11-de-setembro-cover

O pior desastre envolvendo aviões na história do mundo é o 11 de setembro, mas aqui vamos levar em conta apenas acidentes não propositais.




Terceiro lugar – Charkhi Dadri

tenerife-747-crash-simulation

Ocorrido no dia 12 de novembro de 1996, o acidente de Charkhi Dadri contou com duas aeronaves que se chocaram durante o voo. Uma delas era um Boeing 747-100B da Saudi Arabian Airlines, com destino a Dharan. O outro era um Ilyushin II-76 da Kazakhstan Airlines, com destino a Nova Dheli.

Quando os dois aviões passavam perto da aldeia de Charkhi Dadri, a aeronave da Kazakhstan recebeu a autorização para descer para 15 mil pés de altitude. Ao mesmo tempo, a aeronave da Saudi Arabian seguia o rumo oposto, voando a 14 mil pés. 

Antes do ponto onde os dois aviões se cruzariam, o Ilyushin II-76 declarou ter atingido a sua altitude recomendada, porém ele estava quinhentos pés mais baixo do que devia e ainda descendo. Quando o controlador de voo foi avisar do perigo iminente, as duas aeronaves se chocaram, causando graves danos em ambas.

Poucos segundo depois, os dois aviões bateram no solo, matando 349 pessoas. Mesmo os poucos que sobreviveram a queda morreram logo em seguida por causa dos ferimentos.




Segundo lugar - Japan Airlines 123

Japan Airlines Flight 123 Crash Site

Ocorrido no dia 12 de agosto de 1985, o acidente com o Japan Airlines detêm o recorde de acidente com maior número de mortes envolvendo apenas uma aeronave. 

O voo 123 partiu de Tóquio em direção a Osaka. Minutos após a decolagem, ele sofreu uma grave descompressão, que afetou todo o sistema hidráulico da aeronave. Isso fez com que os pilotos perdessem o controle e o avião acabou batendo no Monte Takamagahara.

Após toda a investigação, os peritos descobriram que a causa do acidente vinha de uma manutenção feita sete anos antes da aeronave cair. Depois de uma decolagem ruim, o avião do voo 123 sofreu danos na cauda, porém a manutenção do local foi feita de uma maneira diferente da sugerida pela Boeing (produtora do avião). Após sete anos de decolagens e descidas (que expandem e retraem a fuselagem), a pressão fez com que o remendo mal feito rompesse, gerando a descompressão explosiva que veio derrubar a aeronave.

O acidente matou 520 pessoas, mas deixou 4 sobreviventes para contar a história.




Primeiro lugar - O desastre de Tenerife

nova_deadliest_crash_t614

Ocorrido em 27 de março de 1977, esse é o pior desastre de toda a história da aviação e também um dos acidentes mais “bobos” de todos os tempos.

Tudo começou quando uma bomba explodiu em um aeroporto próximo, fazendo com que diversos voos fossem enviados para Los Rodeos Airport. A superlotação fez com que os controladores deixassem os aviões estacionarem nas pistas auxiliares a de pouso e, para complicar ainda mais a terrível situação, um grande nevoeiro tomou conta do lugar.

Quando o outro aeroporto foi reaberto, os aviões em solo inciaram os movimentos para a decolagem. Um dos primeiros a receber permissão para usar a pista foi o Boeing 747-206B da KLM. Mas, ao mesmo tempo em que esse avião se posicionava para partir, um Boeing 747-121 da Pan Am ainda estava sobre a pista. Devido ao nevoeiro forte, nenhuma das duas aeronaves conseguia ver a outra. Os controladores de voo também não conseguiam enxergar a pista em sua totalidade, por isso todo deslocamento e posicionamento das aeronaves era feito através da fala. 

Como na época a linguagem de comunicação entre a cabine e o controle de voo era mais informal, o piloto da KLM acabou entendendo que podia decolar, apesar de só ter recebido a ordem para ir até a pista. Assim, quando estava a toda a velocidade para tirar as rodas do solo, o avião da KLM se chocou com o da Pan Am que ainda estava atravessado na pista.

Todos os 248 a bordo do voo da KLM morreram na hora. Do lado da Pan Am foram 335 mortes. Apenas 61 pessoas sobreviveram a essa tragédia, que se tornou a pior de toda a história da aviação, causada por um simples erro de comunicação.

Depois de 583 terem morrido, a aviação mundial mudou radicalmente a modo como a comunicação entre aeronave e controle ocorre, tornando tudo mais seguro e bem mais claro para ambos os lados.

  1. Nanci Ribeiro Dos Santos

    2 de junho de 2014 em 11:05

    todos o que vi ate agora emoção raiva o ser uma no a maioria não liga são poucos o que liga mais deus continuara no meu coração sempre que eu poder ajudar ajudarei

  2. edynalva teixeira

    22 de março de 2014 em 11:20

    so jesus

    • Diego Martins

      1 de abril de 2014 em 22:12

      What?

    • Marvelunatico

      23 de março de 2014 em 06:27

      não é não

  3. joao victor

    21 de março de 2014 em 16:37

    ta em Breaking Bad por culpa do Heisenberg morreu 167 tinha que estar nessa lista

    • Kairos

      12 de abril de 2014 em 04:55

      tem razao
      mas foi de uma forma BEM indireta
      indireta MESMO

  4. Eu

    21 de março de 2014 em 15:44

    e morreu

  5. Igor Carvalho Losina

    21 de março de 2014 em 12:20

    e o do lynyrd skynyrd?

  6. Marvelunatico

    20 de março de 2014 em 23:05

    Malditos aviões

    [img]http://catracalivre.com.br/wp-content/uploads/2013/07/tumblr_lvcet0QaC41r122ldo1_1280.jpg[/img]

    • Kairos

      20 de março de 2014 em 23:44

      [img]http://geradormemes.com/media/created/9ekza5.jpg[/img]

      • Marvelunatico

        20 de março de 2014 em 23:50

        Perdoai as nossas kibagens
        Assim como nós perdoamos
        A quem nos tem tronsado
        E não nos deixeis cair em tretas, mas livrai-nos do EUTESALVO
        Amém

        • Kairos

          20 de março de 2014 em 23:56

          rezando?
          ta loko?
          vc nao vai querer q te salvem
          ou vai? 😮

          • Marvelunatico

            20 de março de 2014 em 23:57

            [insira piada com o eutesalvo aki]

          • Senhor do Tempo

            21 de março de 2014 em 00:42

            Já tinha postado antes so apareceu pra mim ‘-‘

            [img]http://i.imgur.com/xFmLG5T.png[/img]

          • Marvelunatico

            24 de março de 2014 em 01:04

            Saaai Capiroto o.O

          • Gato Endiabrado

            21 de março de 2014 em 15:33

            Ainda bem que é montagi D:

          • Senhor do Tempo

            21 de março de 2014 em 16:45

            Pode não ser D:

          • Wagner

            21 de março de 2014 em 08:47

            Pobre diabo.

          • Kairos

            21 de março de 2014 em 00:05

            achei q ce ia por aquela tirinha do “Deixa que EUTESALVO”
            ahushuahaushuahsuahauhahuahuahusa

          • Marvelunatico

            21 de março de 2014 em 00:11

          • Marvelunatico

            21 de março de 2014 em 00:13

    • Vayne, A Cupida Mortal

      20 de março de 2014 em 23:44

      Ainda bem que o avião caiu e agora não somos obrigados a escutar tanta merda denovo, to desejando para o avião da Anitta, Luan Santana e da Paula Fernandes caírem tbm

  7. Truta Limão

    20 de março de 2014 em 22:19

    Poderiam fazer uma postagem daquele avião da Malasia -(q os et’s roubaram)- q sumiu…

  8. Rodrigo Duarte

    20 de março de 2014 em 21:59

    Por isso que o único meio de transporte que confio (não 100%) são minhas havaianas.

  9. 3 Hits

    20 de março de 2014 em 21:25

    ja discuti em outro post, e aproveitando a deixa, vou sacramentar meus argumentos sobre probabilidade de se morrer viajando de avião. Números quantitativos NÃO podem ser levados em consideração para comparar acidentes automotivos e aéreos, pois tem muito mais veículos terrestres do que aeronaves. Então, como fazer uma comparação? Fazendo como sempre é para os estudiosos em qualquer área, em qualquer situação que seja analisada: qualitativamente em porcentagens. O post disse que a chance de morrer viajando de avião em companhias aéreas de confiança, é de uma em 38 milhões, oq é um número absurdo. O que ele quiz dizer: a sua chance de morrer em um acidente aéreo é de 1, a cada 38 milhões de viajens que você fizer. a do carro, é bem menor. Um post passado aqui mostrou q acidentes de carro são um dos que mais matam, em termos de porcentagens. Ou seja, sua chance de morrer em um acidente automotivo é de 1 a cada n deslocamentos de carro que fizeres, sendo n abisalmente menor que 38 milhões, o que o torna absurdamente mais perigoso que um acidente aéreo. Era apenas isso que eu queria que entendessem, para os que ainda acham que voar é mais perigoso que dirigir um carro.

  10. Luís Felipe

    20 de março de 2014 em 21:06

    Loko msm é qndo ele explode no ar… mó onda.

  11. Riddle Boy®

    20 de março de 2014 em 20:08

    “Senhores passageiros, sejam bem-vindos. Em nome da SincereAir, a companhia aérea que só fala a verdade, peço sua atenção para algumas instruções de segurança. Primeiramente, gostaríamos de parabenizar os passageiros que estão sentados no fundo da aeronave – em caso de emergência, sua chance de sobreviver será bem maior. Durante a decolagem, o encosto de sua poltrona deverá ser mantido na posição vertical. Isso porque, em nossa nova e moderna frota de aeronaves, as poltronas da classe econômica são tão apertadas que impedem a evacuação da aeronave em caso de emergência. Na verdade, se a segurança fosse nossa maior prioridade, colocaríamos todos os assentos virados para trás. Metade do ar dentro da cabine é reciclado, o que nos ajuda a economizar combustível. Isso poderá reduzir a taxa de oxigênio no seu sangue, mas não costuma ser perigoso – e geralmente causa uma agradável sonolência. Mantenha o cinto de segurança afivelado durante todo o voo – ou você poderá ser vítima de turbulência, que é inofensiva para a aeronave, mas mata 25 passageiros por ano. Lembramos também que o assento de sua poltrona é flutuante. Não que isso tenha muita importância: a probabilidade de sobreviver a um pouso na água com um avião grande é mínima (geralmente a aeronave explode ao bater na água). Obrigada por terem escolhido a SincereAir, e tenham todos uma ótima viagem!”
    http://capiroto.com.br/wp-content/uploads/2013/05/aviao.gif

    • Kairos

      20 de março de 2014 em 21:05

      [img]http://i.imgur.com/UjgPDy3.png[/img]

      • Marvelunatico

        20 de março de 2014 em 22:55

        • Gato Endiabrado

          21 de março de 2014 em 15:32

          NÃO USE MINHA FOTO LINDA E MARAVILHOSA SEM MINHA PERMISSÃO HUMANO
          PS: Você vai pro inferno Hyoga >:D E você também Marvel, só por maldade muahaha

        • Kairos

          20 de março de 2014 em 23:38

          HUEHEUHEUHEUHEUHEUHEUHEHUEHUE
          jah imaginava q alguem iria por isso xD

    • Little Uchiha™

      20 de março de 2014 em 20:49

      Show rsrsrs, a galera do fundão sempre é a melior.

    • Felino

      20 de março de 2014 em 20:14

      riddle fazendo comentários grandes? lol o.O

  12. Slash

    20 de março de 2014 em 20:06

    Ainda bem que eu nunca viajei de avião ‘-‘

    • Little Uchiha™

      20 de março de 2014 em 20:25

      Pobre é foda.

      • Felino

        20 de março de 2014 em 20:34

        então quer dizer que eu sou foda? o/

        • Little Uchiha™

          20 de março de 2014 em 20:43

          Mais foda que tu só tem eu.

          • Felino

            20 de março de 2014 em 20:47

            mais foda que você só o Goku

          • Kairos

            20 de março de 2014 em 20:51

            Goku é mendigo?
            eita
            ta explicado pq ele vive pedindo força pra genki dama

          • Marvelunatico

            20 de março de 2014 em 23:03

  13. Lucas Rodrigues

    20 de março de 2014 em 19:52

    Bem que poderia ter um post falando do voo MH370 da Malaysia Airlines, destacando algumas teorias e especulações acerca do desaparecimento da aeronave.

    • Kairos

      20 de março de 2014 em 20:43

      poderiam por nos maiores misterios

    • Emmanov Kozövisck

      20 de março de 2014 em 19:54

      Não, pois este assunto não se encaixaria no foco desta matéria, que é citar os mais terríveis acidentes, e não teorias conspiratórias sobre aeronaves. Sim, este é um interessante assunto, mas para uma matéria à parte.

      [Mamonas Assassinas].

      • Wagner

        20 de março de 2014 em 20:24

        “Bem que poderia ter um post…”
        “… poderia ter um post…”
        “… um POST…”

        • Emmanov Kozövisck

          20 de março de 2014 em 21:37

          O quê?

          • 3 Hits

            20 de março de 2014 em 21:42

            tipo, o Wagner repetiu o período do comentário do Lucas, para enfatizar que seu entendimento sobre o mesmo foi errôneo. O Lucas quiz dizer que gostaria de um post específico sobre aquele sumiço, e não que este fato fosse mostrado aqui, neste post em questão

          • Emmanov Kozövisck

            21 de março de 2014 em 19:00

            Ah sim, perdoem-me pelo erro grave. Certas vezes eu leio e meu cérebro cria (ou retira) palavras. Desculpem-me pelo erro.

      • Lucas Rodrigues

        20 de março de 2014 em 19:58

        Sim, compreendo. Gostaria que um post fosse publicado falando sobre esse mistério. Talvez até mesmo nos “Maiores Mistérios da Humanidade”, aí está uma excelente ideia, apesar de ainda ser um caso muito noticiado atualmente deve fazer parte da série porque o mistério está intrigando a todos.

  14. Suite Moon

    20 de março de 2014 em 19:47

    “O pior desastre envolvendo aviões na história do mundo é o 11 de setembro, mas aqui vamos levar em conta apenas acidentes não propositais.” um….

  15. eduardo (eduh)

    20 de março de 2014 em 19:06

    ainda dizem que é o transporte mais seguro do mundo, só pq existe mais acidentes na estrada…po é existe mais acidente pq tem mais carros do aviões e além do mais temos mais chance de sobreviver a um acidente de carro do que de avião,né? afinal é toneladas de ferros voadores 😛

    • Wagner

      20 de março de 2014 em 20:19

      Mas não consideram como “1 a cada 10 carros capota, enquanto a cada 10 aviões nenhum cai”. Não é pela quantidade de acidentes, mas sim pela taxa de ocorrência em um modal específico.

      • 3 Hits

        20 de março de 2014 em 21:12

        exatamente, entrei em discussão em outro post pelo mesmo motivo. O pessoal não entende isso. Acha que as coisas só funcionam em quantidade: a, mas tem mais carro do que avião, e tal e qual e zas e tras. Não é isso que se ta falando. não é em quantidade, mas em percentagem, que aliás é bem simples entender.

    • Emmanov Kozövisck

      20 de março de 2014 em 19:48

      Eu discordo que a chance de morrer em um avião seja de uma em trinta e oito milhões: este número é hiperbólico! Eu considero, certamente, que viajar de avião é mais seguro do que de carro, mas…
      Não, trinta e oito milhões não é um número tão hiperbólico assim…

      • Suite Moon

        20 de março de 2014 em 19:55

        ahhhn? #contradiçãoDetectada

        • Emmanov Kozövisck

          20 de março de 2014 em 20:20

          Sim, eu fui intencionalmente contraditório.

    • Terrorista

      20 de março de 2014 em 19:13

      FALA ISSO PQ NUNCA ANDOU NUM AVIÃO
      DAI VE OS ACIDENTE E ACHA ISSO
      MAS É TROXAO MSM VISE

      • eduardo (eduh)

        20 de março de 2014 em 19:49

        [img]http://i.imgur.com/BsFrjDr.png[/img]

        • Terrorista

          21 de março de 2014 em 19:05

          EU D VEZ INQNDO SHUPO UNS TRAVESTI
          MAS DAI EU OLHO PRQ VC E ME SINTO BEM

  16. Little Uchiha™

    20 de março de 2014 em 19:03

    É universal, a merda tem que acontecer pro povo pensar.

    • Kairos

      20 de março de 2014 em 20:46

      cristao falando mal da universal?
      wat

    • eduardo (eduh)

      20 de março de 2014 em 19:54

      as vezes passa filme bom lá nem é tão ruim

      • Little Uchiha™

        20 de março de 2014 em 20:07

        Sua piada foi tão zorra que eu ri rsrs.

        • eduardo (eduh)

          20 de março de 2014 em 20:10

          liga não, to muito paiação hj

  17. Felino

    20 de março de 2014 em 19:00

    Imagem 2: parece que um avião ta fazendo “Pézinho” pra ajudar o outro a subir num muro XD

      • Gato Endiabrado

        21 de março de 2014 em 15:36

        Sem direitos autorais, cai fora, essa foto é minha

      • Allen Walker

        20 de março de 2014 em 22:03

        direitos quero diretos u.u

        • Marvelunatico

          20 de março de 2014 em 23:00

          [img]http://1.bp.blogspot.com/-RRmXaySrPjE/UPrKEelBatI/AAAAAAAAADc/g8_g-Zzupbc/s1600/No+bra%C3%A7o+direito,+Nasser+simbolizou+a+luta+de+dem%C3%B4nios+contra+anjos+que+chegam+ao+c%C3%A9u.jpg[/img]

          [img]http://farm6.staticflickr.com/5004/5371364324_f222300033_b.jpg[/img]

          [img]http://www.revistaleaf.com.br/Content/Arquivos/image/Ilustracao/revista_leaf_pe_direito_1.jpg[/img]

    • Dr.V

      20 de março de 2014 em 19:04

      Kkkkk XD

    • Nkwezx

      20 de março de 2014 em 19:02

      rsrsr bem isso mesmo

  18. Nkwezx

    20 de março de 2014 em 19:00

    O terceiro foi o pior na minha opinião *__* @

    • Le Mateus

      20 de março de 2014 em 19:01

      na verdade ele foi o mais “fodástico”, mas essa lista leva em conta número de mortes

  19. Garcolollona

    20 de março de 2014 em 18:55

    e aqle da tam q bateu no prédio?

    • Dr.V

      20 de março de 2014 em 19:03

      Morreram 199 pessoas.
      Já nesses do post o numero é maior de 300 mortes 😛

      • Little Uchiha™

        20 de março de 2014 em 19:05

        #Brasil atrás até em n° de mortes.

        • Dr.V

          20 de março de 2014 em 19:07

          Kkkkk nem nisso o Brasil consegue ganhar 😛

          • Toon Link

            20 de março de 2014 em 21:08

            *Insira piada super engraçada sobre funkeiros roubarem partes de aviões aqui*

          • Kuzan

            20 de março de 2014 em 21:48

            Na verdade os funkeiros roubam o avião inteiro peça por peça por isso não tem acidentes.

78 Comentários
mais Posts
Topo