Minilua

As piores doenças do mundo #1

O nosso corpo é uma grande máquina, mas com grandes problemas. Basta um pequeno vírus ou uma falha em algum dos componentes dele para que nossa vida vire um inferno:

Neuralgia do trigêmeo

A neuralgia do trigêmeo, também conhecida como a “doença suicida” (você já vai entender), é um grave problema que atinge um dos nervos cranianos. Seu sintoma é muito simples: Dor. Quem sofre com essa doença sente dores indescritíveis, que podem ser desencadeadas pelos mais variados motivos, como rir, falar, mexer a cabeça ou até mesmo uma rajada de vento! Essa dor, que toma a cabeça, normalmente dura apenas um ou dois minutos, mas é tão forte que a pessoa sente-se mal por muito mais tempo.

Os tratamentos para a neuralgia do trigêmeo são remédios e cirurgias, mas, em muitos casos, nada funciona de verdade, o que torna a vida da pessoa insuportável…

Vírus de Marburg

Se um dia você estiver em casa e sua boca e anus começarem a sangrar, é melhor se preparar para o pior… A febre hemorrágica de Marburg é uma das doenças mais poderosas e terríveis do mundo. Ela apareceu pela primeira vez em 1967, tendo surtos de tempos em tempos, com o último registrado em 2005.

A doença é pouco estudada, pois houveram apenas mil casos em toda a história, porém não deixa de ser fatal e terrível. Acredita-se que ela venha de um morcego, contudo ninguém tem certeza.

Devido ao pouco conhecimento da doença de Marburg, seu diagnóstico é complicado. Muitas vezes ela acaba sendo confundida com a malária, porém, mesmo assim, quando a doença é encontrada, não existe muito o que se pode fazer, além de transfusões de plasma e proteínas do sangue. Os sangramentos por “todos os buracos” do corpo são terríveis e ainda existem problemas neurológicos desencadeados por esse vírus. Sua taxa e mortalidade chega aos 90%.

Noma

A noma é uma das doenças mais macabras do mundo, pois além de matar mais de 80% das pessoas afetadas (que em sua grande maioria são crianças), ela deixa marcas terríveis em seus sobreviventes. Essa doença é uma infecção gangrenosa que ataca o rosto das pessoas, fazendo com que pele e carne sumam da face.

A noma, também conhecida como cancrum oris, ataca pessoas com desnutrição ou que tenham o sistema imunológico muito debilitado. Seu tratamento é paliativo, sendo a penicilina usada como principal remédio para combater as bactérias. Mas, no final das contas, o resultado dessa doença é sempre algo terrível de se conviver. Dica: não busque no Google Imagens por “cancrum oris”.