Podemos beber a água de Marte?

watereventfeature20150407_main

O Planeta vermelho sempre nos intrigou. Embora o vizinho mais próximo da Terra seja Vênus, Marte é muito mais similar à Terra, e por essa razão sabemos mais sobre Marte do que sobre qualquer outro planeta do Sistema Solar (além do nosso), uma vez que passamos os últimos 50 anos estudando-o.

Durante muito tempo, os cientistas pensavam que a Terra era o único corpo do nosso sistema solar para abrigar água. Mas, nos últimos anos, os cientistas têm percebido que a água não é uma substância tão rara no Universo. Há vestígios da existência de água em muitos corpos cósmicos a nossa volta.

Na última semana a NASA anunciou que um de nossos vizinhos, Marte, tem água líquida em sua superfície. Mas a grande questão é: será que podemos beber essa água?

A resposta é sim. Mas é um pouco mais complicado que isso.

Como a temperatura da superfície de Marte fica entre 18°C e -140°C, a água não permaneceria líquida na superfície por longos períodos. O que nos leva a pensar que o solo marciano é rico em um tipo de sal hidratado chamado perclorato e que a água não flui na superfície de Marte, ela se infiltra. É a adição desse sal, através do solo, que faz com que a temperatura de congelamento e evaporação da água se altere fazendo com que a água permaneça líquida por mais tempo.

Amostras-recolhidas-do-solo-de-Marte

Futuros astronautas que forem desbravar o planeta vermelho, não poderiam beber essa água salobra que atualmente se vê na superfície. Seria preciso encontrar a fonte dessa água, uma vez que essa seria a fonte potável.

De acordo com Jim Green, diretor da divisão de ciência planetária da NASA, a chave para encontrar água potável em Marte será localizar os aquíferos de água doce que estão abaixo da superfície marciana. Com base em dados coletados até agora, sabemos que eles existem, mas não temos certeza de quão extenso são e de onde exatamente eles estão localizados.

Em 2020 mais uma sonda espacial, a Rover 2020, será lançada e essa é nossa melhor chance para encontrar essa água. A sonda fará um mapeamento dos detalhes da geologia marciana e também localizará os aquíferos.

Mas é preciso ter muito cuidado, as sondas não podem simplesmente sair atrás das fontes de água, pois há um alto risco de contaminá-las. Mais ainda a Rover 2020, pois sua fonte de energia será, basicamente, nuclear. Então, antes de lançá-la, será preciso conhecer uma parte de Marte onde, com certeza, não há água. A NASA quer evitar destruir uma área que poderia ser uma zona habitável com um possível pouso forçado de uma sonda nuclear.

A sonda não só ajudará a localizar a água, mas também testará tecnologias necessárias para futuras missões humanas, que só serão possíveis depois que tivermos controle da água no planeta, já que os astronautas deverão passar um bom tempo em Marte, pois a viagem entre os dois planetas só é possível quando eles se encontram a menor distância um do outro, o que ocorre aproximadamente, a cada dois anos. Então serão dois anos, bebendo água marciana.

  1. guilherme kefer

    1 de dezembro de 2015 em 20:11

    o ser humano já estragou a terra agora quer estragar marte

  2. Gabriel Frigini

    10 de outubro de 2015 em 23:11

    Caramba! Ótimo post

  3. Gabriele Gomes

    10 de outubro de 2015 em 17:44

    Depois de ver Doctor Who, eu não beberia essa água nem que me pagassem.
    [img]https://33.media.tumblr.com/tumblr_lxtofmBB1y1qjudgso1_250.gif[/img]

    • Beto Ranger Verde

      25 de dezembro de 2015 em 14:19

      concordo com você, o doutor já nos mostrou que a água de marte eh um pouco…mortal!!

  4. Carlos Souza

    10 de outubro de 2015 em 01:24

    Os avanços nessa área são deveras assombrosos, mas o mais assombroso( na minha opinião), é a humanidade querer colonizar outro planeta, qdo nem ao menos resolveu os problemas daki! Daí a “gnt” vai pra marte, tá blz, e vamos fazer o que lá? Transformar marte em outra merda que nem ta aki? Não aprendemos nem a cuidar direito do nosso planeta natal e vamos colonizar outro? No geral a humanidade tem se mostrado um câncer para o planeta em que vivemos, e agora está querendo fazer metástase pela galáxia… Não é a toa que os et’s mantém distancia de nós, afinal qualquer alienígena mais inteligente, no minimo evitaria o contato, assim como pessoas intelligentes fazem, ao manter distancia de potenciais encrenqueiros.

    • Godfather Payne

      10 de outubro de 2015 em 13:09

      Então por que você não levanta da cadeira e vai VOCÊ fazer algo, seu hater da humanidade?

      • Guilherme

        10 de outubro de 2015 em 16:16

        Disse tudo o que eu queria falar pra esse carlos souza 🙂

      • Felino

        10 de outubro de 2015 em 16:14

        Faço de suas, as minhas palavras.

        • Felino

          10 de outubro de 2015 em 16:19

          Digo mais: Sempre que vejo estes tolos falando mal da humanidade e reclamando dos avanços tecnológicos envolvendo viagem interplanetária e etc, me lembro do filme Interestelar (Um filme que recomendo pra quem gosta desse assunto). Gargalho muito desse pessoal porque quando eles perceberem que esse planeta tem uma certa “data de validade” e que a vida humana na Terra está pra ter um fim, seriam os primeiros a apoiar a viagem interplanetária e abandonar a humanidade (caso tivessem a chance)

          • Felino

            10 de outubro de 2015 em 16:23

            “hur dur esses seres humanos não conseguem nem resolver o problema da miséria na Terra e já querem gastam bilhões para ir para outro planeta hur dur” Disse o cara que nunca doou nem 1 centavo para uma instituição de caridade, que ignora o mendigo que te pede alimento, e que quando o fim do mundo estiver próximo será o primeiro a abandonar o planeta caso tenha chance.

  5. Guilherme

    9 de outubro de 2015 em 22:17

    Aí sim, prevejo a longo prazo colônias humanas em Marte.

    • Felino

      10 de outubro de 2015 em 16:14

      Essa nem é previsão mais, já é concreto, só uma questão de tempo.

      • Guilherme

        10 de outubro de 2015 em 16:17

        Sim, mas com certeza não será tão cedo…

        • Felino

          10 de outubro de 2015 em 16:25

          Foi o que quis dizer

  6. Felino

    9 de outubro de 2015 em 20:00

    Quando ouvi essa notícia também me veio a mente de que não era água água mesmo, que da pra beber e tals… Enfim, Marte ta melhor que São Paulo

    • Raio Negro

      10 de outubro de 2015 em 13:49

      Mas não por muito tempo… deixa só os humanos chegarem lá…rsrsrsrs

15 Comentários
Topo