Minilua

O poder da mutação genética

Nosso código genético nada mais é que uma receita bem detalhada do que somos. Cada pessoa tem pequenas diferenças nesse código, mas, no geral, nós somos muito semelhantes. Só que em casos raros, uma pequena diferença pode mudar muito:

Visão embaixo da água

Nós somos seres feitos para viver fora da água, tanto que todas as partes do corpo humano estão bem-adaptadas a esse ambiente. Porém algumas pessoas da tribo Moken possuem um poder que outros seres de nossa espécie não tem.

Esse povo vive boa parte do tempo dentro d’água. Sua vida se resume a viagens, de ilha em ilha, dentro de pequenos barcos. Eles só vão para a terra quando é necessário. Por isso, as crianças chegam a aprender a nadar, antes mesmo de darem seus primeiros passos. Durante muitos anos, essa tradição vem sendo mantida e isso trouxe um belo exemplo da adaptação causada pela evolução.

Nossos olhos enxergam perfeitamente ao ar livre, isso ocorre porque eles se adaptaram para ver nesse meio. Contudo, na água, a taxa de refração (mudança de direção da onda de luz) é diferente. Isso faz com que tudo que enxergamos lá embaixo fique distorcido e, muitas vezes, não conseguimos identificar algo que está a um ou dois metros da nossa cara.

Já o povo de Moken consegue algo extraordinário. Eles tem os olhos adaptados a refração da água, sendo assim, sua habilidade para identificar coisas são muito superiores à dos outros humanos. Quando comparados com crianças “normais”, os pequenos Moknes se saíram duas vezes melhores em testes subaquáticos de visão.

Dormir pouco

Nós perdemos uma boa parte da vida simplesmente dormindo. Algumas pessoas, mesmo após oito horas de sono, ainda se sentem cansadas e não é incomum conhecermos gente que passa quase 10 horas no conforto da cama. Agora imagine se você pudesse dormir menos e não se sentir nenhum um pouco cansado.

Isso ocorre com um grupo mínimo de pessoas. Uma mutação no gene DEC2 faz com que alguns indivíduos tenham que dormir muito menos do que o normal. Quando analisamos seres humanos comuns, é possível notar que seis horas de sono não são o bastante. Bastam dois ou três dias assim para que problemas surjam.

Contudo, quem tem a mutação no gene DEC2 consegue ter uma vida normal dormindo menos de seis horas, sem sentir nenhum impacto no dia a dia. Infelizmente, essa incrível habilidade é extremamente rara. Mesmo quando os cientistas estudaram apenas pessoas que declararam dormir muito pouco, apenas 1% delas tinha essa mutação. Ou seja, mesmo que você durma pouco e ache que possui esse dom, você provavelmente não tem.

Sangue de ouro

Você já deve ter ouvido falar que sangue é algo que tem tipo e que não é qualquer pessoa que pode receber qualquer sangue. Isso ocorre por causa dos antígenos, que são moléculas do sistema imune. Quando alguém recebe um sangue que tem algum tipo de antígeno que não é compatível com o seu, uma reação se desencadeia no corpo, podendo levar o receptor a morte, pois o sangue não é aceito pelo corpo.

Por isso, as pessoas que possuem o famoso sangue do tipo O são ótimas doadoras, afinal seu sangue é compatível com “quase” todos os outros tipos. Mas existe algo no ramo do sangue que é pouco conhecido por aí. Na verdade, não existe apenas sangue dos tipos A, B e O. O sangue pode ser qualificado em 35 grupos diferentes, podendo ter milhões de variações. Por isso a transfusão de sangue é complicada e muitos exames precisam ser feitos para que tudo ocorra bem.

É aí que entra um tipo de sangue muito mais raro do que o O. Existem 40 pessoas no mundo que possuem um sangue conhecido como Rh-null. Esse tipo de sangue não possui nenhum tipo de antígeno, logo ele se adapta a qualquer pessoa, pois não existe nenhuma possibilidade de rejeição.

O problema é que apenas 9 pessoas no mundo possuem esse tipo de sangue raro e são doadoras. Por isso, esse sangue só é usado em situações extremas, quando o receptor não poderia receber outro tipo de sangue. Pior ainda, essas pessoas que são os “coringas” do sangue, possuem um grande ponto fraco. Caso uma delas precise receber uma doação, apenas algum dos outros 8 poderão ajudá-la, criando uma situação de risco.