Polêmica: Pastor conta como manipular fiéis

02

O assunto sempre acaba dividindo opiniões, mas o fato é que pessoas com o dom da oratória, muitas vezes acabam influenciando e se aproveitando de outras pessoas, isso ocorre em qualquer situação, pois alguém que aparentemente tem convicção naquilo que fala pode facilmente persuadir.

01Com a religião não é diferente, pois é exatamente ali que muitos indivíduos buscam conforto e até mesmo explicação para coisas aparentemente inexplicáveis. Porém, para infelicidade delas ali também existem exploradores, os “falsos pastores” que vão abusar da sua fé para fazer dinheiro.

“Comercializar religião é melhor que vender droga, culpa, medo, ganância. Não importa a maneira de atingi-los e conseguir o que você quiser. Eles vão acabar preenchendo o cheque, te dando a bolsa, o vale-refeição, o passe do metrô. Tudo!”, denunciou o polêmico pastor e teólogo Ed René Kivitz.




Assista:




Já abaixo você confere, como bônus, um ex-pastor da IURD expondo as boas e velhas táticas das igrejas neopentecostais:

Mas e você, o que acha disso tudo?

  1. jorge santos

    19 de abril de 2014 em 13:04

    ola , paz a todos ! bem , lendo alguns comentarios aki postados fikei 1 pouco confuso , explico : bem , eh a primeira vez q entro ca , e ja gostei , portanto o q entendi eh q os pastores dos videos d ca estariam DENUNCIANDO esses falsos ¨pastores¨ e NÂO ensinando , como alguns parece q entenderam . o pastor Rene Kivitz m pareceu ultra serio ( porem c 1 excelente bom humor , detalhe fundamental : sou tb cristão , porem catolico ) e , em todas as igrejas cristãs ( catolicas , protestantes , neopentecostais , anglicanas , ortodoxas russas , armenias , enfim ….) ha diabolicos sacerdotes , alias , em muitas religiões ( procurei pela espiritualidade em MUITAS religiões , sem preconceitos , mas , no meu intimo foi Jesus Cristo quem tocou meu coração – porem não condeno ao ïnferno¨q não seja cristão catolico , ou mesmo ateu ou agnostico , pois so a divindade verdadeira , o nosso Pai Eterno eh quem sabe e , pode , condenar , e Jesus fala disso ¨abertamente¨ ) assim como nas Ciências , nas Policias Militares e Civis , nas Artes , na Magistratura , nas Amizades , na Politica ( no nosso Brasil então … ) enfim , amigos , na VIDA …. penso q todas as igrejas cristãs deveriam se dar as mãos , e não atacarem umas as outras ( incluo nisso os catolicos tb ) ja q o Inimigo ta solto e se divertindo por ai , aproveitando esse ¨racha¨, pois ha pessoas q dizem q não ha diferença entre o Bem e o Mal ( então ta , o infeliz vai la no sacerdote do mal e manda 1 p-u-t-a magia negra pra destruir a vida d 1 pessoa ou d 1 casal enfim – e quem duvida disso vai estudar mais profundamente ¨… ha mais misterios entre os ceus e a terra do q vossa vã filosofia supõe ….¨ mas td bem isso eh outro assunto ) . bem , desculpem pelo enorme comentario e voltando PAZ A TODOS . PS achei , no geral , bem legal os comentarios aki postados .

  2. Paulo Santos

    19 de janeiro de 2014 em 14:48

    Gostaria de ver uma materia onde seja explicado que Deus é um só para todas as religiões sejam elas Umbanda,candomble. evangelicos etc e que não existe essa de meu Deus e bom como ele é unico e o nosso Deus.

  3. Paulo Santos

    19 de janeiro de 2014 em 14:24

    Parabens lindo esclarecimento para aqueles que não aceitam outras religiõies.

  4. Deyvid Wilkinson

    2 de janeiro de 2014 em 11:06

    Quanta burrice e preconceito… Esse vídeo foi editado por pessoas maldosas para tentar forjar esse tipo de discurso. Eu já vi o vídeo completo e sei que o que o Pr. está fazendo é explicar para seus membros como os pastores pilantras fazem em suas igrejas. Ele não está ensinando a enganar e sim ensinando a não ser enganado. Mas 99% das pessoas vêem isso e acham que ele está ensinando a enganar… xingam o pastor e falam muito idiotice, analisem e pesquisem as informações antes de opinar, se não vão pagar de preconceituosos como estão agora.

    • Edenilson Lisboa

      18 de janeiro de 2014 em 15:20

      Você entendeu mal a postagem amigo, em momento nenhum criticamos ele, pelo contrário, postamos o vídeo justamente pela força da mensagem. Abraço!

  5. Cristina Barboza

    31 de dezembro de 2013 em 23:06

    Kkkkkkkkkk, como tem idiota no mundo, não e nenhuma novidade para quem tem um pouquinho de massa encefálica, esses evangélicos são malucos.

  6. marcio henrique

    30 de dezembro de 2013 em 13:55

    Boa tarde, o Ed René é um homem muito respeitado por evangélicos em todo o mundo, ele esta mostrando para alertar as pessoas quanto a esse problema, um pastor, um líder como um todo, em qualquer área de atuação simplesmente mostra o caminho, lidera, ajuda e presta todo um serviço de apoio, em qualquer que seja a área em que ele atua, em vendas por exemplo o gerente de vendas mostra uma estratégia, mas que efetivamente faz o resultado acontecer é o vendedor, a mesma coisa é para a vida como um todo, o pastor é o cara designado para te mostrar o caminho, te acompanhar passo a passo, o problema é que as pessoas delegam funções a outras que na verdade somente cabe a si, no caso do pastor, ele não é o detentor da cura, nem libertação, nem da Paz, nem de nada, isso é bíblico, o que eu quero vem de DEUS, e não de um homem, na bíblia esta escrito para dar dízimo e oferta segundo o seu coração, DEUS não lhe impõe nada, simplesmente eu ou você, podemos dar o que quer e o quanto quer, já no caso do dízimo são 10%, mas essa é um tema muito complexo aos olhos de quem não entende, o fato é que DEUS não quer o meu nem seu dinheiro como muitos dizem, ELE quer somente ser conhecido por todos nós e cabe a cada um decidir o que fazer após esse encontro, pois pode não ser bom, assim como JESUS veio a terra e foi rejeitado o que garante que todos gostão de amor, perdão, misericórdia, dentre outras virtudes que vem de DEUS somente, então o Ed René quer mostrar isso com estudo, se aprofundar em conhecer é a melhor coisa para tirar a dúvida, e quero deixar claro que assim como todos deram sua opinião, eu as respeito e quero que ninguém se tenha por ofendido pois a ideia não é essa, um abraço.

  7. Filipe Rabello David

    26 de dezembro de 2013 em 22:35

    cara, seguinte, eu conheço o Ed renne a bastante tempo, e e triste um site tão top como o minilua e fazer uma matéria ridícula como essa. justifico: esse vídeo e o fragmento de uma palestra dele falando sobre a forma que os valores estão invertidos hoje nas “igrejas”…. ele apenas usou sitações que hoje são comuns, estrategias que hoje são comuns dentro do meio “gospel”… estrategias uadas pelos ladroes que estão encima dos púlpitos… por favor, sem fazer demagogia, procurem se informar sobre esse cara, Ed Rennê Kwitz… ele e massa, e as mensagens dele são as mais simples e mais profundas que já ouvi…. seguem alguns links
    http://ibab.com.br/blog/post/forum-cristao-de-profissionais-online/
    http://edrenekivitz.com/blog/2011/01/talmidim/
    abraços a todos, Deus abençoe

    • Edenilson Lisboa

      18 de janeiro de 2014 em 15:19

      Você entendeu mal a postagem amigo, em momento nenhum criticamos ele, pelo contrário, postamos o vídeo justamente pela força da mensagem. Abraço!

  8. Mauricio

    26 de dezembro de 2013 em 10:38

    O grande problema é que tem gente que pensa que quem é de religião “X”, esta lá por causa de Pastor “X” de padre “X” de pessoa “X” de cantor “X”, nem todos os (Crentes == Acreditam em Deus) são (Religiosos != Cristão) meu ponto é: Há pessoas (até denominações) que sujam o nome de Deus (nem é preciso citar quem!) e isso acaba levando muitas pessoas a terem um pensamento errado do reino de Deus, mas ainda há pessoas e denominações que são voltadas para a verdade, estão em propósito com Deus, e são fieis (Exclusivamente a Deus). Eu sou Cristão e odeio Religião!

  9. Matheus Bitencourt

    24 de dezembro de 2013 em 17:29

    Sinceramente, quem acredita no Cristianismo provavelmente não leu a bíblia toda, ou realmente foi manipulado ao extremo.
    O Cristianismo simplesmente NÃO FAZ SENTIDO.
    Eu sou ateu, porém na minha visão não há nada de errado em acreditar em um Deus “criador”, etc… Porém ainda acreditar no Cristianismo é enganar-se a si mesmo.

    • Android

      26 de dezembro de 2013 em 19:06

      Se você é ateu como você pode falar com tanta certeza do cristianismo? Posso estar errado, mas que eu saiba ateus não leêm a bíblia!
      Obs: Sou agnóstico e não gosto de nenhuma religião, no entanto eu nunca lí a bíblia nem fui cristão pra poder falar que ambos são sem sentido.

  10. Wellington Bianchi

    24 de dezembro de 2013 em 17:13

    [img]http://i44.tinypic.com/2eob62c.jpg[/img]

  11. Fabricio Soares Escano

    24 de dezembro de 2013 em 16:48

    Ed Rene é um grande Teólogo, o video em questão está cortado. Na verdade no contexto original ele está realizando uma denuncia a igreja universal. Mas para os hipocritas de plantao, é melhor falar mal do cara mesmo sem ver o vídeo inteiro.

  12. Felipe Langame

    24 de dezembro de 2013 em 16:28

    Sou evangélico, creio em Deus, Jesus e no espírito Santo. Sei também que o que mais tem é falsos pastores, a própria bíblia fala que teriam, pessoas enganadas são aquelas que não tem nenhum conhecimento bíblico.

  13. Dark J

    24 de dezembro de 2013 em 15:06

    Vou nem falar nada. Vai que causo treta.

  14. Leonam

    24 de dezembro de 2013 em 11:46

    ainda bem que sou ateu.
    mas ja sabia disto tudo, so os crentes que são cegos e nao consequem ver que estão sendo enganados.

    • ultramen Tiga

      24 de dezembro de 2013 em 14:28

      vai achando que ser ateu, vai te proteger de estelionatários. kkk

      • Leonam

        24 de dezembro de 2013 em 15:10

        Se liga, isto é obvio, mas pelo menos não cairei nas carras dos estelionatários que estão dentro das igrejas, fico longe de pelo menos uns 50% de todos estelionatários do mundo.

  15. Felipe Flavio sendon

    24 de dezembro de 2013 em 10:04

    deus não quer dinheiro e a igreja e os pastores que querem seu dinheiro
    prá fazer caridade não é preciso dinheiro para ajudar outro não é preciso dinheiro para ser bom não é preciso dinheiro
    mas as pessoas querem alguma coisa em troca caridade , ajudar ser bom não é feito para ter vantagem
    se não você esta sendo bom mas agindo por interesse e hipócrita

  16. Maloqueiro popai

    24 de dezembro de 2013 em 05:33

    O cara do 3 video mostra bem como e a aula de artista de um pastor das igrejas.

  17. Bartholomew Kuma

    24 de dezembro de 2013 em 00:27

    O único prolema é a generalização, nem todos pastores fazem essas coisas. se a religião está certa ou errada vai da cabeça de cada um. Melhor ter uma religião e ter proposito na vida, do que está deprimido e com tendencias suicidas, fadado a suportar a ideia de que no final todas ações ou realizações vão todas sumir e virar nada no fim do universo: nesse caso, dar um tiro na própria cabeça seria um alívio. Extra: Humanos só vão viver em paz quando descobrir a união correta entre ciência e religião. oque pode ser magia para um, pode ser ciência para outro. ass:pólvora

    • Gustavo Daniel

      24 de dezembro de 2013 em 00:53

      todos os pastores fazem isso. e a religião e a ciência nunca se unirão, é impossível, pois as duas tem opiniões muito contrarias.

      • Israel Julio

        24 de dezembro de 2013 em 17:41

        esse comentario seu so mostra o quao ignorante vc é em relaçao a ciencia e religiao .

      • Bruno

        24 de dezembro de 2013 em 09:37

        Você está certo, todos os pastores fazem isso, assim como todos os padres são pedófilos, todas as loiras são burras , todos os asiáticos são inteligentes e todos os políticos são corruptos.

        • Gustavo Daniel

          26 de dezembro de 2013 em 15:36

          é diferente com os pastores, pois , quem vira pastor já é com essa intenção de ganhar dinheiro.

          • Bruno!

            26 de dezembro de 2013 em 16:58

            Não generaliza, dizer isso é o mesmo que dizer que todos os que se tornam políticos é com intenção de se tornar corrupto.

          • Gustavo Daniel

            26 de dezembro de 2013 em 17:07

            já disse,é diferente.

  18. Luís Felipe

    24 de dezembro de 2013 em 00:20

  19. Nameless

    23 de dezembro de 2013 em 23:40

    Tenho fé, acredito em bem e mal, pois sei e já tive provas de que ambos existem. Mas se dependesse de muitas conversas que já escutei de padres, pastores e afins, eu não acreditaria em nada. As palavras da grande maioria deles são vazias, um mimimi decorado sem sustentação convincente caso se faça algum questionamento qualquer. Por tudo que ouvi até hoje, não sei como eles conseguem “arrebanhar tantas ovelhas”.

  20. Shun dlç

    23 de dezembro de 2013 em 23:33

    Até o Dri Dri tá se metendo a fazer post de religião… daqui a pouco até o Jeff entra nessa kkk não, melhor não… Jeff e Religião no mesmo post não ia combinar kk

    • Lucas Rodrigues

      24 de dezembro de 2013 em 07:32

      Seria estranho um post de religião feito pelo Jeff kkkkkk

      • Wagner

        24 de dezembro de 2013 em 09:04

        “E olha só, os mais diferentes tipos de religião. E olhe só, cada qual com seu tipo de freira, uma mais bonita que a outra, é claro.”

        • ultramen Tiga

          24 de dezembro de 2013 em 14:25

          parece até ele escrevendo XD

        • Lucas Rodrigues

          24 de dezembro de 2013 em 14:11

          kkkkkkkkkkkkkkkkkk

        • Adriano Saadeh

          24 de dezembro de 2013 em 09:34

          kkkkkkkkkkkkkkk
          Bem assim!

    • ultramen Tiga

      24 de dezembro de 2013 em 05:16

      post de religião vindo do jeff?
      no máximo imagens de freiras…

  21. Kuzan

    23 de dezembro de 2013 em 23:20

    Por isso acredito em Odin, ele não tem esses pastores ai que exploram os outros, Odin é foda.

    • Moonlight

      24 de dezembro de 2013 em 01:42

      Odin é aquele deus andarilho e barbudo?

  22. Gustavo Daniel

    23 de dezembro de 2013 em 23:19

    falsos pastores = todos os pastores

  23. Emmanov Kozövisck

    23 de dezembro de 2013 em 23:08

    Finalmente uma matéria sobre religião que não é polêmica, mas sim, óbvia. (In)Felizmente, não teremos pipocas, pois acho que a opinião dos usuários do Minilua sobre isso é unanime.

  24. Lucas Lozano

    23 de dezembro de 2013 em 23:01

    Não me surpreende,isso é óbvio,tem muitos ladrões no meio desses “pastores” (falei uma coisa óbvia tb),tenho dó é dos fiéis que buscam conforto

  25. Kira

    23 de dezembro de 2013 em 22:42

    Logicamente eles fazem isso..
    e eu acho um absurdo o dismo, pastor não tem q receber nada,
    esse é o pior pecado q eles cometem, tirar proveito e pregar em nome de Deus..

    • Bruno

      24 de dezembro de 2013 em 09:47

      Muitos pastores usurpam o dízimo, mas originalmente ele serve para pagar as despesas da igreja (água, luz, energia, limpeza, instrumentos musicais) e além do mais, o dízimo tem que ser espontâneo. É graças ao dízimo que se mantem programas comunitários, cursos gratuitos para a população carente, cestas básicas para necessitados, etc.

      • Leonardo Cuenca

        27 de dezembro de 2013 em 16:36

        Acho que ele quis dizer que os pastores n deveriam pegar o dinheiro do dizimo para colocarem no proprio bolso,muitos pastores estão andando por ai de new civic,range rover,morando em mansões,e isso n é com dinheiro próprio,isso é com dinheiro da igreja.
        E quanto a dar o dizimo,o dizimo deve ser tomado como algo para ajudar a igreja,como a minha mãe,ela n da 1/10 do salário a igreja, ela dá o que é cabível a ela dar,pq ela sabe que é para ajudar a igreja, e que “para deus, toda oferta feita de coração,vale apena.”

        • Kira

          29 de dezembro de 2013 em 22:32

          obrigado!

  26. Lucas Rodrigues

    23 de dezembro de 2013 em 22:19

    O que eu acho disso tudo!? Uma grande roubalheira sem tamanho!!! Não só roubam o dinheiro dos pobres fiéis iludidos, mas como também a dignidade dos mesmos. O que mais me revolta nessa história é a falsidade desses “pastores”, a ganância de querer ganhar dinheiro usando o nome de Deus, enfim… um verdadeiro show de manipulação e alienação disfarçado de culto religioso. As vítimas não sabem porque não querem ver a verdade, as vítimas são os fiéis, que por pura ingenuidade se deixam levar pelas palavras de uma corja de aproveitadores.

  27. Riddle Boy®

    23 de dezembro de 2013 em 22:12

    E Jesus, respondendo, disse-lhes: Acautelai-vos, que ninguém vos engane;
    Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos.

    Mateus 24:4-5

  28. Greg

    23 de dezembro de 2013 em 21:59

    Se eu não der certo na vida vou trabalhar como pastor rçrçrçrçrç

  29. Wagner

    23 de dezembro de 2013 em 21:33

    E quem ainda não percebeu, o post conta COMO os pastores manipulam as pessoas e não QUE manipulam pessoas.

    • Adriano Saadeh

      24 de dezembro de 2013 em 09:33

      Falta de competência pragmática, a gente vê por aqui!

  30. Wagner

    23 de dezembro de 2013 em 21:30

    Se fosse pastor de verdade, não contaria como manipula ._.
    Brincadeiras de lado, é até bom um sem vergonha desse contar tais atos. Daí as pessoas vão se tocar um pouco, a não ser que estejam tão cegas em seu pastor que recusam a enxergar isso.
    Um grande mal da religião é o fanatismo. Às vezes dá até vontade de falar que esses pastores não são os verdadeiros culpados, mas sim as pessoas que parecem gostar de serem enganadas.

    • Lucas Rodrigues

      23 de dezembro de 2013 em 22:25

      Discordo na parte em que você diz que os culpados são as pessoas. É certo que tem pessoas que sabem que estão sendo enganadas, mas acredito que a maioria que frequenta essas igrejas não sabem os reais planos dos pastores que elas tanto veneram. Então, a culpa maior está nos pastores que na maior cara de pau manipulam sem escrúpulos.

      • Adriano Saadeh

        24 de dezembro de 2013 em 09:30

        Cara eu entendo o ponto de vista do Cezario e acho que ele tá certo, pra exemplificar vou contar uma historia que presencio quase todos os domingos. Perto do aeroporto de POA tem um caras que costumam fazer aquele velho jogo de adivinhas aonde está a bolinha, e todo mundo sabe que aquilo é furada, mas todo o fim de semana não faltam otários para perder grandes quantias de dinheiro.
        Mas a questão é, se as pessoas não fossem idiotas o suficiente a ponto de jogar eles sequer existiriam. Sacou?

        • Wagner

          24 de dezembro de 2013 em 14:10

          Sim, eu estou certo.

        • Lucas Rodrigues

          24 de dezembro de 2013 em 14:10

          Compreendo, com esse exemplo pude entender melhor e.e

          • Adriano Saadeh

            24 de dezembro de 2013 em 14:16

            xD
            Exploradores e parasitas existem onde se pode explorar e parasitar, onde permitimos que isso aconteça

          • Felipe Flavio sendon

            24 de dezembro de 2013 em 17:10

            a unica forma que vejo e se questionar tudo que vemos ou pensamos não aceitar tudo como verdade e procurar novos pontos de vista para ter uma melhor visão de mundo

          • Adriano Saadeh

            25 de dezembro de 2013 em 10:50

            claro, mesmo que não cheguemos a lugar algum

          • Lucas Rodrigues

            24 de dezembro de 2013 em 14:29

            Boa analogia 🙂

          • Adriano Saadeh

            25 de dezembro de 2013 em 10:50

            xD

      • Wagner

        23 de dezembro de 2013 em 22:47

        Não disse que elas são culpadas, só apenas que dá vontade de falar.

  31. Dunha

    23 de dezembro de 2013 em 21:30

    ele é gay

    • Leonam

      24 de dezembro de 2013 em 11:44

      e dai?

      • Dunha

        24 de dezembro de 2013 em 13:55

        se for eu como

        • Leonam

          24 de dezembro de 2013 em 15:12

          Tá bom, mas com tanta bunda lisinha, bonitinha por ai (mulheres, claro) prefere uma coisa destas?
          Bom, tem gosto pra tudo.
          Que seja então.
          Bom apetite.

          • Dunha

            24 de dezembro de 2013 em 17:48

            valeu,é que eu gosto de homens peludos

  32. Moonlight

    23 de dezembro de 2013 em 21:19

    Esses Pastores Têm um Geito de Falar tâo Tosco que é Impossível Entender o que Eles Dizem, pelo menos não com 100% de clareza. Precisa Subir o Tom a Cada tres palavras??? Disisti até de ver o vídeo todo 😐

    • ultramen Tiga

      24 de dezembro de 2013 em 05:15

      mas isso é para não entender mesmo, tipo isso faz a própria pessoa dar um significado que lhe convém.

  33. Hugo Almeida

    23 de dezembro de 2013 em 21:17

    “Assim como, no meio do povo, surgiram falsos profetas, assim também haverá entre vós falsos mestres, os quais introduzirão, dissimuladamente, heresias destruidoras, até ao ponto de renegarem o Soberano Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição. E muitos seguirão as suas práticas libertinas, e, por causa deles, será infamado o caminho da verdade; também, movidos por avareza, farão comércio de vós, com palavras fictícias; para eles o juízo lavrado há longo tempo não tarda, e a sua destruição não dorme.” 2 Pedro Cap.2. v.1-3

  34. Muller Montreal Canadiens

    23 de dezembro de 2013 em 21:08

    ja vi na época que o orkut era o top numa comunidade chamada youtube os melhores vídeos

  35. Li Syaoran

    23 de dezembro de 2013 em 21:04

    [img]http://images3.wikia.nocookie.net/__cb20070526081822/uncyclopedia/images/1/15/CaptainobviousChooseOption.jpg[/img]

  36. gato do apocalipse

    23 de dezembro de 2013 em 21:03

    vendo esse post me lembrei daquele que uma mulher “endemoniada” disse que o diabo esta na mundial. sera que por isso ela mudou de nome?

  37. Blue

    23 de dezembro de 2013 em 20:56

    polêmica por quê? todo mundo sabe disso (exceto quem está sendo enganado)

    • Felipe Langame

      24 de dezembro de 2013 em 16:26

      A polêmica está neles admitirem que fazem isso.

    • Heisenberg

      23 de dezembro de 2013 em 22:13

      acho q até quem esta sendo enganado sabe só se recusa a acreditar.

      • Adriano Saadeh

        24 de dezembro de 2013 em 09:31

        não que ver o que está diante do nariz…

  38. Finn

    23 de dezembro de 2013 em 20:52

    Ao menos um conta…

  39. Mother of Dragons

    23 de dezembro de 2013 em 20:44

    Oooh novidade T.T

  40. Kairos

    23 de dezembro de 2013 em 20:43

    questao de tempo?

80 Comentários
Topo