Por que vemos as estrelas de cores diferentes?

Quando nós observamos o universo através de um telescópio, podemos ver que as estrelas têm diferentes tamanhos, cores e até mesmo formas. Mas o que leva algumas a serem vermelhas, um pouco de amarelas e algumas outras até mesmo castanhas ou brancas?




A composição de uma estrela

Artist's impression of a white dwarf star in orbit around Sirius (a white supergiant). Credit: NASA, ESA and G. Bacon (STScI)

As estrelas são compostas principalmente de hidrogênio e hélio. No entanto, existem alguns elementos que as fazem parecer diferentes. Neste caso, devemos nos referir a curva de Planck, onde nós observamos os diferentes comprimentos de ondas eletromagnéticas.

De acordo com o comprimento de onda electromagnética que é emitida por uma estrela, o olho humano verá uma cor ou outra. Isto irá variar de acordo com o nível dos elementos da estrela.




Temperatura e distância da estrela

Estrela KIC 8462852

E por falar em calor da estrela, também a temperatura e distância influência na cor que vemos delas.

Quanto à distância, nós descobrimos que ocorre o efeito Doppler. As ondas de luz e outras ondas podem variar o espaço entre a fonte e o observador.

  1. Lucas Silva

    8 de outubro de 2016 em 00:14

    pera ai, a cor da estrela está muito mais ligado a temperatura, efeito doppler e composição não são muito percebíveis a olho nu

    a variação de temperatura ocorre pela massa da estrela e a fase na qual ela se encontra, estrelas com mais massa são mais quentes do que as de menor massa, conforme elas vão queimando combustível e vão saindo da sequencia principal elas ficam mais frias e mais avermelhadas

Click to comment
mais Posts
Topo