Minilua

Porque as grandes ideias surgem embaixo do chuveiro

Você passa o dia inteiro tentando resolver um problema, se estressa com o fato de as ideias escaparem pela janela e quando chega em casa, vai direto pro banho e “Shazam”!!! Embaixo do chuveiro surge aquela brilhante ideia que não apareceu no momento de verdadeiro nervosismo.

E por que esse fluxo de ideias não ocorreu durante o trabalho? Muito bem, a ciência explica que nossa criatividade é liberada quando não estamos sob pressão, e sim, quando estamos relaxados, basicamente porque uma substância que interage no cérebro de maneira a despertar a criatividade, a dopamina.

A dopamina ajuda na manutenção dos movimentos corporais, aprendizado, influencia diretamente sob o humor, sono e memória, ou seja, funciona como um estimulante nas áreas cerebrais responsáveis por estas emoções.

A realização de atividades prazerosas, como escutar uma boa música, exercitar o corpo ou simplesmente tomar aquele banho quentinho, faz com que o cérebro dobre a produção de dopamina, trazendo à tona a criatividade. O fato de estar relaxado também promove a liberação desta substância, pois a nossa percepção fica mais aguçada e conectada com nosso interior, nos tornando mais confiantes.

Um banho quente e relaxante é considerado muito benéfico, pois distrai a mente de modo que o inconsciente melhora a criatividade, assim, os níveis de dopamina se elevam no organismo e é aí que podem surgir as brilhantes ideias.

E então, gostou???

Sua opinião é muito importante para nós e ajuda a incorporar melhores conteúdos ao site.