Minilua

Porque a maior parte dos sites tem fundo branco?

Você pode até não ter reparado nisso, mas a maior parte dos sites e também dos programas de computador possuem o fundo branco ou ao menos claro. Mas porque será que isso ocorre?

No início

Na época em que os computadores começaram a surgir para o mundo, as telas eram pretas com letras em verde. Isso acontecia porque uma das poucas tecnologias de geração de luz controlada era o fósforo. Usando diferentes tipos dessa substância, podiam-se criar monitores que mostravam cores como verde, âmbar e branco. O problema todo era que apenas uma dessas cores podia ser usada em cada monitor. Por isso eles eram chamados de monocromáticos (mono = um; cromático = cor).

Essa técnica de imagens não permitia variação de intensidade de cores, nem a utilização de fundos que não fossem pretos. Pois o que não estava sendo mostrado na cor referente ao fósforo usado no monitor, ficava parcialmente desligado. Mas veio a evolução e as coisas começaram a mudar.

Ganhando cores

Novas tecnologias surgiram, como o CRT (cathode ray tube), também conhecido como tubo de raios catódicos ou simplesmente por monitor de tubo. Essa tecnologia reinou por décadas, trazendo as cores para as telas. Para funcionar, esse monitor, basicamente, usava um canhão de elétrons para atirar contra a tela, gerando pequenos brilhos coloridos, que quando somados formavam as imagens. Era por isso que as televisões de tubos tinham todo aquele corpo, porque era necessário um espaço grande para dar suporte a esse canhão, que trabalhava no vácuo.

Junto com o surgimento das cores nas telas, a internet apareceu e começou a mudar aquele visual dos anos 70 com telas de fundo preto. Mas porque será que o fundo branco tomou conta de tudo?

Problemas nos olhos

Muita gente deve ter pensado que o fundo branco é a evolução natural, pois imita o papel, fazendo com que as telas sejam mais amigáveis. Porém existe um outro motivo, que poucos sabem existir, e ele é uma doença que boa parte da população mundial possui.

O Astigmatismo é uma deficiência visual, onde a córnea ou o cristalino do olho possui algum defeito, fazendo com que o foco fique menos preciso. Isso gera dificuldade de leitura e, em alguns casos, pode levar a uma cirurgia. Um grande número de pessoas, quase 50% de todos os habitantes do planeta, sofrem com algum nível de Astigmatismo, porém ele é assintomático em uma grande parcela.

Mesmo assim, a deficiência está ali e em casos onde os olhos são levados ao extremo, ela faz com que a leitura fique mais complicada, exatamente o que ocorre em telas pretas.

Um estudo, chamado Improving the legibility of visual display units through contrast reversal (em tradução livre: Melhorando a legibilidade em unidades de visualização através da reversão de contraste) e publicado em 1980, fez com que os fundos pretos fossem colocados de lado.

Ele revelou que ler em um monitor onde o fundo é preto e as letras são claras, acaba gerando uma perda de 26% na precisão dos olhos, com destaque para quem sofre Astigmatismo. Isso ocorre porque as telas brancas fazem com que a íris se contraia, devido a luminosidade, fazendo com que o foco acabe sendo melhor.

É por isso que você está lendo esse texto em um fundo branco e não em um preto.