Por que nos arrepiamos?

Na maior parte das vezes, o arrepio é uma tática do nosso corpo para amenizar a sensação de frio. O cérebro manda uma mensagem para que os pelos fiquem eriçados e seu conjunto forma uma espécie de colchão de ar quente, que nos protege contra as baixas temperaturas.

O mecanismo não faz tanto sentido hoje em dia como fazia para nossos ancestrais, que tinham pelos em abundância. “No homem moderno, a elevação da temperatura com o arrepiar dos pelos é insignificante”, diz o professor José Roberto da Silva, do Instituto de Ciências Biomédicas da USP. Hoje, tremer dá mais resultado.

Os pelos também arrepiam quando nos sentimos ameaçados. A tática não é muito eficaz em humanos, mas outros animais têm bastante sucesso com o arrepio, como os gatos, que são bastante conhecidos por ouriçar os pelos quando sentem-se ameaçados. Também os cães como os da raça husky, por exemplo, têm muitas camadas de pelo e parecem maiores com o eriçar dos pelos. São bastante conhecidos por ouriçar seus pelos quando sentem-se ameaçados.

Mas e o arrepio que toma conta quando você ganha um beijinho na orelha? Segundo José Roberto, ele acontece porque o nosso corpo responde da mesma forma que quando estamos assustados. “O sistema interligado do organismo faz com que o corpo reaja de uma única maneira para estímulos diferentes.”

Fonte: Meu Sexshop

  1. Remilia Scarlet

    13 de abril de 2012 em 14:38

    Eu me arrepio aleatoriamente, e olha que mesmo sem estar frio ou eu estar com risco de alguma ameaça, nem com um beijo na orelha. é-e

  2. Ígor

    1 de junho de 2010 em 21:14

    interesantiziçimisssimo

  3. Luciano

    28 de maio de 2010 em 18:49

    hsuahsuhaushauhsuhaushu…..

  4. felipe esteves

    28 de maio de 2010 em 09:46

    UHADSHUDSHUSDAHUDSA instintos animais `e foda

    Ja deu risada hoje?
    Acesse : http://www.BlogdoHumor.com.br

  5. willace

    28 de maio de 2010 em 01:55

    Umas amiga vem com ideias(quais eu adoooro) de abraço,beijinhos no pescoço e mordidinhas no queixo __ arrepia ateh os cabelos da sobrancelha ^^ , oque posso fazer eh o meu estinto animal.

    • Letícia Lage

      18 de junho de 2013 em 18:47

      ano passado uma amiga minha mordeu minha bochecha no meio da aula e.e’ e o pior é que fez marca e fiquei o dia todo com a mao ali -\\\-‘

  6. Jean Chico

    27 de maio de 2010 em 20:57

    [b]Me arrepiei ao ler esse Post…hlkghdfsklghsdkhdl ^^

  7. Adriano Saadeh

    27 de maio de 2010 em 20:21

    Muito bom

11 Comentários
mais Posts
Topo