Minilua

Porque rimos em situações totalmente inapropriadas?

A pessoa chega e um velório e do nada, começa a rir. Ou está sendo xingada pelo chefe e acaba caindo, sem querer, na gargalhada. Não é muito incomum as pessoas perderem o controle e caírem no riso no meio de uma situação tensa ou triste, mas por que será que agimos assim?

Rindo de tudo

Existem diversas situações na vida onde nosso corpo assume o controle e faz o que bem entende. Quando vemos alguma coisa que revela um grande perigo, podemos ficar paralisados ou sairmos correndo, sem nem pensar. Esse tipo de comportamento, que não ocorre de maneira totalmente consciente, é apenas nosso corpo tomando conta de uma situação em que ele acredita ser mais esperto do que nós.

Por isso, rir atoa em uma situação triste ou de pressão, é apenas o corpo fazendo seu trabalho para criar uma situação mais amena, ou avisar os outros que tudo está bem. Quando vivíamos nas florestas e cavernas, os acidentes, com pessoas caindo e se machucando, eram extremamente comuns. E o riso se tornou uma ferramenta para avisar todos que as coisas estavam bem.

Imagine que alguém está subindo em uma árvore e leva um tombo. Nossa reação natural é tentar ajudar, mas assim que notamos que o caído não se machucou, começamos a rir da situação. Isso ocorre porque estamos programados para rirmos de situações perigosas, quando elas não causam grades problemas. Outro ponto de rirmos desse tipo de acontecimento é ajudar a vítima. Segundo uma pesquisa da University of Oxford, rir faz com que a dor diminua, pois uma boa gargalhada libera endorfina e nos deixa mais relaxados.

Rindo com os amigos

Quem nunca teve um ataque de riso dentro da sala com algum amigo? Isso ocorre porque a maior parte de nossas risadas não tem nada a ver com algo engraçado. O neurocientista Sophie Scott revelou que na grande maioria do tempo nós rimos para firmar amizades e não por algo ser divertido.

Nós somos seres sociais e o riso é algo que une as pessoas. Por isso, nós rimos em diversas situações diferentes. Quando alguém faz um comentário, damos uma risadinha, ou quando cumprimentamos alguém e sorrimos. Todas essas interações, que não são raras, eram riso ou, pelo menos, sorrisos. Isso porque rir é uma das melhores maneiras de criar um laço de amizade com as pessoas. Rir demonstra que estamos do que foi dito e que concordamos, além de dizer para os outros que somos parte do grupo.

Por isso, se você conhece uma pessoa que ri de tudo, ela provavelmente deve ser bem sociável.