Minilua

Porque unhas arranhando o quadro negro é o pior som do mundo?

Considerado um dos piores sons do mundo, raspar as unhas em um quadro negro realmente faz qualquer um enlouquecer.

Aquele som fica entre 2000 e 4000 Hz, o que para nossos ouvidos é considerado um terror, pois algumas frequências são ampliadas devido a anatomia do canal auditivo.

Uma pesquisa realizada pelos musicólogos Cristoph Reuter, da Universidade de Viena e Michael Oehler, da Universidade Macromedia para Mídia e Comunicação em Colônia, na Alemanha, estudou dois sons considerados desagradáveis, as famosas unhas no quadro negro e o giz na lousa.

Metade dos participantes sabia sobre a pesquisa, porém a outra metade acreditava que escutaria música contemporânea, os dois grupos porém tiveram a mesma reação, uma resposta elétrica da pele indicando medo.

Os participantes que acreditavam estar ouvindo música contemporânea definiram o áudio menos terrível que os demais, mas também não gostaram do som, o que comprova que o psicológico tem um papel muito importante na hora de definir um som.

Em 1986, alguns pesquisadores comprovaram que só em pensar nas unhas arranhando o quadro  negro as pessoas já tinham esta reação de medo.

Você consegue pensar em um som pior do que unhas arranhando o quadro?

Adaptado de hypescience