Primeiro trem silencioso e movido a hidrogênio do mundo é da Alemanha

Em busca por fontes alternativas de energia para evitar a poluição elevada, está surgindo grandes mudanças na maneira como nos transportamos com carros elétricos, energia solar em aeronaves e navios que utilizam a energia eólica.

No entanto, a Alemanha se tornou o primeiro país a ter um trem 100% ecológico utilizando o hidrogênio como combustível. Seu nome é Coradia iLint e deverá estar funcionando até o fim do próximo ano.




Coradia iLint: o primeiro trem 100% ecológico

Na Europa, os trens estão entre os mais importantes meios de transporte, quer para distâncias curtas ou viagens entre países. Por este motivo, uma empresa francesa desenvolveu o primeiro trem que utiliza hidrogênio como combustível.

Os Coradia iLint vão circular no noroeste da Alemanha e além de não poluírem são silenciosos e não perturbam as pessoas que vivem perto de faixas ou estações de trem.




Uma alternativa ecológica e necessária

A empresa ferroviária alemã já encomendou 14 trens Coradia iLint que farão suas primeiras viagens através de rotas regionais. Cada um deles tem uma capacidade para 300 passageiros e são esperados para estar em operação até dezembro de 2017.

Ao contrário dos trens atuais que utilizam óleo diesel, o Coradia iLint usa apenas o hidrogênio de forma que emite apenas vapor de água e CO2, além do fato de que seus motores são mais silenciosos do que os de um trem normal.




Capaz de atingir velocidades máximas de 140 quilômetros por hora, este trem é mais completo do que outros modelos híbridos, por este motivo a Alemanha e países como Dinamarca, Holanda e Noruega estão interessados em incorpora-los em suas frotas.

Outra vantagem do Coradia iLint é que o hidrogênio é um combustível muito mais barato, porque simplesmente é obtido a partir do ambiente e é também uma fonte de energia totalmente renovável.

  1. Sedrick Rosa

    9 de outubro de 2016 em 19:01

    alemão e movido com um gás ! tem algo estranho nessa historia

1 comentário
mais Posts
Topo