Minilua

Programas infantis que marcaram época #3

O tempo passa, o tempo voa. Não, este não é o slogan de uma famosa campanha publicitária, e sim, se refere a um período que sem dúvida deixará saudades.

Confira, nesse breve esboço, algumas das atrações infantis que marcaram época na TV. Venha comigo, e boa diversão.

 

Bozo

Criado na década de 40, o palhaço Bozo, é originário dos Estados Unidos. Sua primeira aparição é datada de 1949, já com bastante sucesso. No Brasil, o personagem ganhou destaque entre os anos de 1981 e 1991. Sua exibição acontecia nas manhãs do SBT, se prolongando até o meio da tarde. Entre os personagens que merecem destaque na atração, os nomes do “Papai Papudo” (Gibe), “Salci Fufu” (Pedro de Lara) e “Vovó Mafalda” (Valentino Guzzo) não poderiam ser ignorados.

Uma curiosidade: Foi no programa do Bozo, que o seriado Chaves ganhou sua primeira aparição, na época sem o destaque que consagraria a atração no final da década de 80.

Principais frases do programa

– Dá uma bitoca no meu nariz!

Que horas são? São cinco e sessenta!

– Ah, que peninha!!

O palhaço Bozo foi interpretado por diversos atores como Wandeko Pipoca, Luís Ricardo e Arlindo Barreto.

 

Sessão desenho

Apresentado por Valentino Guzzo (pai da cantora Beth Guzzo), ou melhor, pela saudosa Vovó Mafalda, o programa até hoje é lembrado com carinho por saudosistas de plantão. A atração em si, era composta de diversos desenhos para toda a garotada. Uma curiosidade: A simpática vovó do SBT, chegou a emplacar uma canção de sucesso entre as crianças. Quem não se lembra do “Tumbalacatumba”?. Acompanhe a letra no vídeo abaixo:

Infelizmente, o comediante Valentino Guzzo viria a falecer de ataque cardíaco fulminante, em 8 de dezembro de 1998. Fica nossa homenagem ao artista e apresentador, que por muito tempo alegrou o dia de milhões de crianças de todo o Brasil.

 

Chaves

El Chavo del ocho, ou simplesmente Chaves, é o nome do seriado mexicano protagonizado pelo comediante Roberto Gómez Bolaños. Seu foco está no personagem-título, Chaves, um garoto de 08 anos, orfão, e que reside na vila do Seu Barriga (Edgar Vivar). Entre seus principais amigos estão Chiquinha (María Antonieta de Las Nieves) e Kiko (Carlos Villágran). Ainda na vila, outros personagens merecem destaque como a Bruxa do 71, ops, melhor dizendo, a Dona Clotilde (Angelines Fernándes), Seu Madruga (Ramón Valdez) e Dona Florinda (Florinda Meza).

Outros personagens

Professor Girafales (Rubén Aguirre), Jaiminho, o carteiro (Raúl “Chato” Padilla), Paty (Ana Lilian de La Macorra), Héctor Bonilla (interpretando a si mesmo), Dona Neves (María Antonieta de las Nieves), Pópis (Florinda Meza), Nhonho (Edgar Vivar), entre outros.

 

Algumas frases

– Tinha que ser o Chaves mesmo! (Seu Madruga em um momento de fúria)

– É mais fácil sustentar burro a pão-de-ló (Chaves se referindo ao Seu Madruga)

– Isto é uma caliúnia! Uma caliúnia! Você sabe o que é uma caliúnia? (Seu Madruga durante diálogo com o Professor Girafales).

– Eu jamais me engano. Só me enganei uma vez: quando acreditei estar enganado! (Professor Girafales falando de si próprio).

 

Chapolin

Chapolin, ou Chapolin Colorado, é um seriado mexicano, também protagonizado por Roberto Gómez Bolaños, na década de 1970. No Brasil, sua primeira exibição aconteceu em 1984.

 

Principais frases

Palma, palma, não priemos cânico!

Sigam-me os bons!

– "Não contavam com minha astúcia!

 

Bom dia & Cia

Uma das mais queridas atrações do SBT, o “Bom dia & Cia”, teve sua estreia no dia 02 de agosto de 1993. A apresentação ficava por conta da então novata Eliana, que ao lado do computador Flitz, apresentava um mix de desenhos para crianças e adolescentes. Com o passar do tempo, outros personagens passaram a ser incorporados, como por exemplo, o boneco Melocotom. A atração mudaria seu nome em abril de 1997, passando a se chamar “Eliana & Cia”.

 

Mudanças

Com o sucesso conquistado com o público infantil, a Rede Record, por meio de seus executivos, convidaria a apresentadora Eliana para fazer parte de seu cast. Certo tempo depois, a loirinha assinava contrato com o canal 07 de São Paulo. Por sua vez, coube a Jackeline Petkovic a condução da atração infantil do SBT. Nesse período, mais alguns personagens seriam apresentados.

 

Disney Club

Sua estreia aconteceu no dia 28 de abril de 1997, às 18h00. A ideia inicial era apresentar um grupo de jovens, capazes de montar uma emissora de televisão, interferindo supostamente no sinal do SBT. Durante o programa, que chegou a ter mais de 01h30 de duração, eram apresentados os principais desenhos da época. Ainda dentro desse contexto, o desenho “Timão e Pumba” merece destaque.

Curiosidades

– Uma das frases de maior sucesso era: Não somos crianças. Somos ultra-jovens e merecemos respeito!"

O programa atingia uma média de 10 pontos no Ibope da Grande de São Paulo. Em determinados dias, aliás, a atração chegava a ficar na vice-liderança do horário, à frente do bem sucedido “Cidade Alerta”, da Rede Record.

Clique aqui para saber como estão hoje os jovens do CRUJ.