Minilua

Project Loon: O incrível futuro da internet

A internet está tão envolvida com nossa vida que, apesar de “todo mundo” ter acesso a internet, esse “todo” não é tão “todo” assim, pois a verdade é que grande parte da população mundial não tem acesso as informações e possibilidades que a internet nos dá, mas agora o Google resolveu mudar isso e levar a internet para “todo o mundo” de verdade.

Uma grande ideia

Para nós, que estamos tão acostumados com a grande rede, até parece estranho pensar que na maioria do globo terrestre simplesmente não existe acesso à internet. E isso se aplica, obviamente, a lugares desabitados, mas também existem lugares cheios de pessoas onde a internet ainda não deu seus primeiros passos.

Sabendo que apenas um terço de toda a população mundial efetivamente tem acesso à internet, o Google resolveu assumir para si a responsabilidade de levar a internet a todos, afinal quanto mais gente melhor! Mas como eles vão fazer tamanha mudança?

Project Loon

Como é de costume do Google, a criatividade foi colocada em primeiro lugar e assim eles pensaram em levar internet para todo o planeta usando algo que você jamais imaginou: Balões.

O Project Loon vai usar balões que ficam voando a mais de vinte quilômetros acima da superfície da Terra e enviam sinal de internet de lá para o chão, transmitindo de volta para o satélite que faz o resto do trabalho da conexão. Assim todos as pessoas podem ter acesso de wi-fi em qualquer lugar do globo.

Os balões são sustentáveis por si próprios, pois possuem placas de energia solar, ou seja, não precisa se preocupar com bateria ou coisas assim. Além disso, é muito mais em conta ter milhares desses espalhados pelo planeta, já que são baratos e de fácil manutenção, do que ter que mandar satélites para fazer o trabalho todo. Usando essa estratégia, o Google consegue evitar também a construção de antenas desnecessárias, deixando até mesmo a paisagem mais limpa.

Parece que mais uma vez, com um pouco de boa vontade e muita criatividade, o Google vai mudar o mundo!

Siga Diego Martins no Google+: gplus/diegomartins

Ou adicione no Facebook: http://www.facebook.com/diegominilua

Faça parte de nosso grupo: http://www.facebook.com/groups/188760724584263/