Minilua

Uma prova de exemplo e superação

O que você faria se durante uma corrida você passasse por alguém que está com dificuldades técnicas? Bem, a maioria passaria reto para tentar vencer a prova, mas há uma menor parte que pararia para ajudar essa pessoa não somente a resolver essas dificuldades, mas também a vencer a prova. É o caso de Alessandro Zanardi, um ex-piloto italiano que teve suas pernas amputadas devido a um acidente e que ajudou um colega tetraplégico  a vencer uma corrida das Paraolimpíadas. 

Alessandro já havia competido antes nas paraolimpíadas e ganhou duas medalhas de ouro e uma de prata, mas seu maior prêmio veio com esta última que participou. Durante a prova, Eric Fontanari – um adolescente de 17 anos que ficou tetraplégico – começou a ter espasmos musculares por causa do frio a 17 km da linha de chegada e não consegui continuar. Até que o ex-piloto o alcançou.

Zanardi fez muito mais do que uma boa ação, fez uma boa ação altruísta: retirou a roda dianteira de Eric acoplou a cadeira dele à sua e agiu como um rebocador até poucos metros da linha de chegada, para deixar Eric seguir em frente, mas para isso ele precisaria da roda que um carro ficou encarregado de levar, mas que nunca chegou. Depois disso, Zanardi decidiu levar o jovem até o fim da linha chegada.

Quando estava para cruzar a linha de chegada à frente de Eric, Alessandro desceu de sua cadeira e empurrou o colega para que os dois cruzassem a linha e ganhassem juntos. A plateia aplaudiu incansavelmente a sensibilidade e cuidado que um teve com o outro. O sentimento sentido não somente por Zanardi, mas por ambos, foi realmente incrível, segundo eles mesmos.

Confira o vídeo que registra o momento final:

Realmente uma bela lição e exemplo para todos nós.

Me adicione no Facebook: Nandy Martins