Provas de que você não sabe nada de biologia

Nós aprendemos biologia na escola, no dia a dia, mas, bem no fundo, sabemos muito pouco do que temos para saber. Duvida? Então confere:




O pato

(C) photo-ay

(C) photo-ay

Quando alguém lhe pergunta qual o barulho que o pato faz, não leva nem um segundo para responder: “Quack”. A ideia geral é que todos os patos do mundo fazem quack, mas, na verdade, existem tantos tipos de patos nesse planeta, que nem mesmo a maioria faz tal som.

Existem patos que comem peixes, outros que comem plantas, alguns vivem em lagos, outros preferem rios e assim por diante. Cada local do mundo possui seu tipo de pato e cada pato faz barulho de uma maneira bem diferente. Espécies relacionadas mallards fazem sons guturais. Alguns patos que vivem perto do oceano são conhecidos por sua capacidade de cantar como se fossem pássaros que vemos nas árvores. E não para por aí, existem patos que fazem sons assustadores, para caçar, e ainda existem aqueles que simplesmente gritam.

Por algum motivo, provavelmente com a ajuda de patos famosos que fazem quack, como o Pato Donald, o quack ficou tão famoso que virou sinônimo de pato, mesmo sendo uma característica de uma pequena minoria.




Pinguim

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Quando alguém lhe pergunta, qual o único lugar onde encontramos pinguins, a resposta vem logo: “Antártida”. Mas a verdade não é bem essa. Ao contrário do que é comumente falado por aí, os pinguins não são animais que vivem apenas em locais extremamente frios.

Algumas espécies de pinguins aguentam o calor e, inclusive, existe um tipo que vive na zona temperada do planeta. Conhecido como Pinguim de Galápagos esse animal é o único representante dos pinguins capaz de viver acima da linha do Equador. Eles são pretos, medem até 50 centímetros de altura e pesam 2,5 quilos na média.

O mais incrível é que esse animal, apesar de viver em regiões quentes do planeta, consegue sobreviver normalmente ao frio, mostrando que o parentesco com seus semelhantes no frio ainda existe.




Tubarão

tubarao-touro

Quando alguém lhe pergunta, qual o lugar onde vivem os tubarões, a resposta é simples: “Oceano”. Mas não é bem assim. Uma espécie de tubarão, conhecida como tubarão touro, tem a incrível capacidade de sobreviver em água doce e sua adaptação para isso é incrível.

Para um tubarão de água salgada viver na água doce é um problema tão grande, quanto um ser humano viver na Lua sem uma roupa de astronauta. Os tubarões são acostumados a viver em água com grande quantidade de sais. Por isso, o corpo desse animal absorve enormes quantidades de sal e isso já faz parte do que ele necessita para sobreviver. Em água doce, eles não recebem o sal necessário, para isso a evolução criou uma tática estranha, mas eficaz. Para tirar da água doce a mesma quantidade de sais retirados do oceano, esses seres urinam sem parar. Assim, os rins trabalham como máquinas para tirar todos os sais que conseguiram da água doce. Se comparado ao tubarão vivendo na água salgada, os de água doce urinam até 20 vezes mais.

Ao total, existem 43 espécies de tubarão capazes de passear em água doce, porém apenas o tubarão touro é capaz de viver lá em tempo integral. Porém eles não costumam fazer isso, devido a problemas de alimentação e reprodução. E como o nome do tubarão touro sugere, esse animal é grande e perigoso, por isso, quando for nadar em rios perto do mar, melhor tomar cuidado.

  1. Geisi

    29 de outubro de 2015 em 14:49

  2. carolina nardin

    8 de maio de 2015 em 09:55

    ja sabia todos….

  3. Claudia Maidana Santos

    4 de maio de 2015 em 17:15

    Com o pato, coma profundo! sem o pato, só uma passadinha na uti!

  4. KAMILA LINDA

    30 de abril de 2015 em 15:23

    ISSO QUE EU ADORO BIOLOGIA

  5. Tábata Vidiri

    28 de abril de 2015 em 01:55

    Eu já sabia de tudo isso.

  6. Alexa 88

    27 de abril de 2015 em 23:02

    Eu já sabia disso tudo…

  7. Andre Pinheiro Martins

    27 de abril de 2015 em 13:45

    sobre os tubarões: Tubarão Touro (Mangoná ou Tubarão bege) o mesmo que a foto
    Bull shark ( tubarão cabeça chata) capacidade de viver em água doce

  8. VanDrak SubZero

    27 de abril de 2015 em 11:41

    “Se comparado ao tubarão vivendo na água salgada, os de água doce urinam até 20 vezes mais.”
    Então esse Tubarão Touro, está com o nome errado… devia se chamar: Tubarão cachorro… ou Tubarão Mijão :/

  9. Gênesis

    27 de abril de 2015 em 11:07

    Só me resta uma dúvida: WHAT THE FOX SAYS?

  10. larissa

    27 de abril de 2015 em 10:36

    Quando alguém lhe pergunta, qual o único lugar onde encontramos piranhas e veados, a resposta vem logo: na água doce e na floresta.. entretanto estão por toda parte…

    Ps: inclusive aqui.

  11. Miroslau

    26 de abril de 2015 em 14:30

    E o que a raposa diz?

  12. André Silva

    26 de abril de 2015 em 11:55

    O dos patos eu já sabia, quando ia pra casa da minha avó ela tinha uns patos e eles faziam cada barulho doido, e olha que eram desses patos comuns.

  13. chapolim do mal

    26 de abril de 2015 em 10:30

    Poxa, que título mais agressivo, mesmo que eu não soubesse esses fatos não quer dizer que eu não sei nada sobre biologia mas o conteúdo foi bom pra quem não sabia.

    • The Bell

      28 de abril de 2015 em 12:59

      Exatamente, eu sei bastante em quase todas as áreas da física, mas não gosto de mecânica, e não é por isso que eu não deixo de saber sobre física.

  14. Greengineer

    25 de abril de 2015 em 23:09

    Quack!!

  15. Rodrigo Duarte

    25 de abril de 2015 em 22:46

    Se eu não soubesse nada só de biologia tava ótimo, mas além disso eu também não sei nada de física, matemática, história, química, “portuguêis”, inglês, geografia, filosofia, educação física e nem sei a hora que eu tô com fome…

  16. Wagner

    25 de abril de 2015 em 21:16

    Só não sabia dos patos, mas desconfiava. Até porque nunca ouvi eles fazerem “quack”, mas tipo que uns gritos igual dos gansos (só que mais fraco).

  17. Joao Alexandre Mariano

    25 de abril de 2015 em 20:12

    Trivial, fraco e redundante, é tudo que se pode dizer sobre esse artigo.

    • Mutley

      25 de abril de 2015 em 21:12

      As vezes o conhecimento pode vir de uma forma não tão interessante, mas não deixa de ser conhecimento.

      • Felino

        27 de abril de 2015 em 18:58

        O problema é que muita gente ja sabia dessas 3 coisas, e mesmo assim o título generaliza quem vai ler, fazendo as pessoas pensarem que vão verem coisas surpreendentes no post e vêem “isto”

      • Elyane

        26 de abril de 2015 em 21:09

        Concordo com você, não é porque não tem gifs, imagens extraordinárias que faz de uma informação algo importante ou não, sempre estou aberta a aprender e a ratificar meus conhecimentos.

  18. Mutley

    25 de abril de 2015 em 19:19

    Os patos podem gritar !? , como seria isso ?
    ”Quaaaaak” (desculpem, eu não resisti a piada sem graça , mas se imaginarem ,da até pra rir e_e)

    • Greengineer

      25 de abril de 2015 em 23:08

      O patos gritam “vai cagar”, de nada…

    • Wagner

      25 de abril de 2015 em 21:19

      ( ‘-‘)
      (‘-‘ )
      ( ‘-‘ )

25 Comentários
mais Posts
Topo