Minilua

Quais as chances de um meteoro cair na Terra? #2

Não se preocupe, pois ainda não há nenhuma notícia de que um grande asteroide esteja vindo para cá com a intenção de acabar com a vida na Terra. Mas como se sabe, nosso planeta não é nenhum iniciante em receber “pedradas cósmicas”. Então, quais seriam as chances de isso acontecer de novo?

Eles estão vindo

Como a vida humana é muito curta para as medidas do Universo, onde um milhão de anos é quase nada, nós muitas vezes “batemos as botas” antes de vermos muitas coisas que poderiam acontecer. E isso ocorre muito com os meteoros, pois eles parecem ser bem raros, afinal vemos um ou dois caindo aqui durante nossa vida, mas a verdade é bem diferente disso.

Basta olharmos um pouquinho para trás e vermos que a coisa para nosso lado não é nada bonita:

Tunguska

Em 1908, no final do mês de julho, em uma parte pouca habitada da Rússia, um grande meteoro caiu, fazendo um enorme estrago. A coisa foi tão feia que muitos pensaram que eram ET’s invadindo o lugar ou uma guerra começando, quando na verdade foi um meteoro. Só que ele não chegou a se chocar com o chão, explodido a uma altitude enorme e, mesmo assim, a força de sua explosão foi igual a de 1000 bombas atômicas, deixando uma área de vários quilômetros destruída. Se tal coisa tivesse acertado uma cidade grande, milhões morreriam.

Park Forest Meteorite

Em março de 2003, nos EUA, Colby Navarro estava sentando em seu computador quando, do nada, uma pedra vinda do céu furou o teto e destruiu sua impressora (imagina o susto). Não bastasse isso, pelo menos seis casas e alguns veículos foram destruídos na região, tudo isso por causa de pedaços remanescentes de um meteoro que devia ter o tamanho de um carro. Por sorte ele se despedaçou e não causou nada mais grave, mas foi por muito pouco.

Tcheliabinsk

Certo dia um pequeno pedaço de rocha espacial resolveu entrar na Terra, medindo apenas 17 metros, ninguém poderia imaginar que tal coisa poderia fazer o estrago que fez. Mas além de ser uma das notícias mundiais mais comentadas dos últimos tempos, o meteoro que caiu em Tcheliabinsk, na Rússia, foi registrado por diversas câmeras e causou um estrago memorável, ferindo mais de 1000 pessoas. Ele também fez uma enorme destruição, devido a seu poderoso impacto, que chegou a potência de meio megaton. Mostrando que uma pedra, que se quer conseguiu ser notada por toda a nossa tecnologia atual, pode causar estragos épicos.

A verdade

Esses são apenas uns poucos exemplos do que acontece aqui, pois a Terra é bombardeada constantemente por pedras, só que a grande maioria desses desastres jamais são notados porque os meteoros caem no Oceano ou em regiões desabitadas, assim parece que vivemos em uma paz, quando na verdade somos um enorme alvo viajando pelo espaço, totalmente indefesos.

Nossa sorte é que o Sol e Júpiter muitas vezes acabam tirando de nossa rota diversos meteoros que poderiam destruir o planeta, contudo isso não acontece com todos, e daí a coisa fica feia… Nas últimas décadas, alguns meteoro capazes de fazer estragos inimagináveis passaram “tirando tinta” da Terra. Um exemplo é o 2012 DA 14, que passou a apenas 27 mil quilômetros, o que pode ser chamado de nada em distâncias espaciais (para se ter noção, a Lua fica dez vezes mais distante que isso), foi pura sorte ele não ter entrado em cheio aqui e ferrado com tudo.

A chance de você morrer acertado por um meteoro é de mais ou menos 40 mil para uma, ou seja, existem milhares de vezes mais chances de sua morte ser causada por algo vindo do espaço do que ganhar na Mega Sena.

Então reze se você é religioso e se você não é, pelo menos torça, pois se uma dessas pedras grandes estiver vindo para cá, a coisa pode ficar muito feia, pois nós só temos tecnologia para desvia-las nos filmes, pois na vida real a coisa é bem mais complicada.

Siga Diego Martins no Google+: gplus/diegomartins

Ou adicione no Facebook: http://www.facebook.com/diegominilua

Faça parte de nosso grupo: http://www.facebook.com/groups/188760724584263/