Minilua

Quanto custaria para fazermos uma Estrela da Morte?

Quanto maior a força militar de um império, maior é seu tamanho. Por isso, Darth Vader e Palpatine criaram a maior arma da galáxia para manter os rebeldes sob controle. Mas qual será que foi o gasto que eles tiveram para construir esse brinquedo duas vezes?

O custo

Construir uma arma tão complexa e inovadora como a Estrela da Morte certamente foi algo complexo. O melhor comparativo que temos na Terra seria a construção e desenvolvimento da bomba atômica. A ideia nessa simulação, além da produção, é também levar em conta o planejamento e desenvolvimento de tecnologia necessária para construir algo que nunca foi feito, exatamente como ocorreu com a bomba na época da Segunda Guerra Mundial.

A bomba custou ao EUA um total de 0.21% de seu PIB durante muitos anos. Nesse cenário, a Estrela da Morte teria custado aos cofres galáticos, algo em torno de 92 sextilhões de dólares terráqueos. Ou seja, durante um período de 20 anos, todo esse dinheiro teria que se investido para criar uma das Estrelas da Morte.

Aí você pensa, todo esse investimento para Luke e seus comparsas explodirem tudo. Mas o que será que teria acontecido a economia do Império nesse cenário explosivo?

O custo de revolução

Com a queda do Império após a explosão da segunda Estrela da Morte, as coisas não ficariam nada boas para os rebeldes. Durante todos os anos de sua construção, a Estrela da Morte seria um dos maiores investimentos da Galáxia, dezenas de bancos e pessoas investiriam seu dinheiro em tal artefato que prometia trazer o controle total da galáxia.

Com a explosão dela, os bancos faliriam e a economia seria devastada, mais do que no Brasil atualmente. Os rebeldes assumiriam o poder, mas a desgraça causada pela destruição da Estrela da Morte, colocaria a Galáxias em um problema econômico de proporções astronômicas. Muito provavelmente, o antigo governo voltaria ao poder na próxima eleição, pois a economia destruída não traria muitos adeptos a nova República falida, criada por Leia e Luke.

Com certeza, vamos aprender sobre o estado da galáxia nos créditos de abertura de Episódio VII, mas, provavelmente o Império vai ter sobrevivido as explosões, mas a economia “galaxial” não estará nada bem.