Quando as florestas quase acabaram com a vida na Terra

Apesar de ser o único planeta conhecido a suportar vida, a Terra não é um grande paraíso. Muitos lugares são totalmente inabitáveis e os perigos para a vida são tantos, que até mesmo algumas plantas podem causar uma extinção em massa.




A vida na água

55

Tudo indica que a vida surgiu no Planeta Terra primeiramente na água e por lá ficou durante bilhões de anos. Quando os primeiros seres vivos apareceram, eles eram apenas células básicas, mas os anos passaram e a complexidade foi aumentando. Por volta de 416 milhões de anos atrás, a natureza já havia produzido animais complexos, como peixes, similares aos que temos hoje em dia.

Há mais ou menos 375 milhões de anos, alguns dos peixes que viviam no oceano começaram a se aventurar fora da água. No primeiro momento, seriam expedições rápidas e esporádicas fora dos mares, mas com o passar dos anos, a evolução criou meios e os peixes que rastejavam nas praias ganharam membros capazes de andar em solo firme, depois disso, a vida animal começou a tomar conta das terras.

Juntos com os animais, algumas plantas começaram a crescer e as florestas, que hoje são essenciais a vida no planeta, criaram um apocalipse sem precedentes:




A vida fora da água

devonian_land_scape_501a

As plantas fora da água começaram a crescer. E, naquela época, haviam espécies de samambaias do tamanho de árvores e fungos com mais de dois metros de altura. E essa mudança no tamanho das plantas começou a afetar os oceanos e tudo a sua volta.

Hipóteses apontam que essas plantas gigantes dissolveram minerais e acabaram jogando os mesmos no oceano. Isso criou um crescimento exagerado de algas nos mares. As algas começaram a consumir todo o oxigênio do mar e, em pouco tempo, os peixes morreram. Só que as algas, por sua natureza, acabaram criando uma situação ainda pior, pois elas geraram sulfato de hidrogênio, deixando os oceanos ácidos. 75% de vertebrados marítimos morreram, assim como uma enorme quantidade de outros seres aquáticos.

Em terra firme, a situação foi ainda pior. Como as plantas gigantes começaram a processar enormes quantidades de CO2, um dos gases responsáveis pelo aquecimento global, o planeta começou a esfriar, matando as grandes plantas responsáveis por isso, em um ciclo de morte irônico.

Ao total, algo em torno de 70% da vida do planeta foi extinta, tudo porque as primeiras florestas desequilibraram o mundo. Tudo em exagero faz mal, até florestas.

  1. Patrick Michael

    1 de agosto de 2015 em 23:38

    Profundo…

  2. Ana Maria

    30 de julho de 2015 em 22:53

    Mais uma vez ! DEUS É POWER kkk

  3. Caciano Genz

    29 de julho de 2015 em 10:29

    estou começando a odiar cada vez mais os “ambientalistas especialistas”, que nunca iriam admitir uma teoria dessas…

  4. Denis Seijin

    29 de julho de 2015 em 09:06

    Agora o próximo ser que irá desequilibrar a vida na terra é o humano 😀

    • Vinicius N. Brasil

      29 de julho de 2015 em 17:42

      Irá? Já estamos!

  5. Greg

    28 de julho de 2015 em 22:45

    post assim é legal… aprender coisas que ainda nao aprendi

  6. Elyane

    28 de julho de 2015 em 21:31

    Post muito interessante, agora vivenciamos o efeito reverso, expandir a flora para preservar a sobrevivência da fauna, isso comprova a complexidade do ciclo da vida, uma linha muito tênue separa o equilíbrio do caos.

    • Patrick Michael

      1 de agosto de 2015 em 23:39

      Profundo…

    • Caciano Genz

      29 de julho de 2015 em 10:33

      em alguns lugares acontece a interferência de super população de animais, influenciada pelo homem, causa desequilíbrio ambiental

  7. chapolim do mal

    28 de julho de 2015 em 19:34

    A vida é foda bagarai, ela sempre acha um jeito de se safar de alguma extinção mas vem um louco do espaço a milhares de KM por hora e manda um Allahu Akbar em tudo e a vida se fode.

  8. Lucas Rodrigues

    28 de julho de 2015 em 18:03

    Há tempos não via um post assim por aqui. Embora pequeno, me pareceu bem rico.
    Off-topic: Por que tiraram a sala dos veteranos no chat?

    • Luciano Lobato

      28 de julho de 2015 em 19:03

      Novidades ?? talvez ?? será ??? 😀

      • chapolim do mal

        28 de julho de 2015 em 19:31

        Sexta, no Globo Repórter.

  9. Junior Fodastico

    28 de julho de 2015 em 17:36

    É em grande quantidade até plantinhas matam
    [img]https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQlUZ5srrtvBPLDc5EGSoy3TbiJi6-fszHVH340_d2t7qjMLZY-s0L8vw[/img]

14 Comentários
mais Posts
Topo