Quanta água seria necessária para apagar o Sol?

Com a linha do Equador solar medindo 109 vezes mais do que a do Planeta Terra, o primeiro pensamento que vem à cabeça é: “Muita, muita, muita água”. Mas, na verdade, a resposta é um pouco mais surpreendente do que isso:




O “fogo” do Sol

Giant_prominence_on_the_sun_erupted

Apesar de brilhar e gerar calor, o Sol não está exatamente pegando fogo. Quando colocamos fogo em alguma coisa, o que acontece é um processo que acelera a oxidação desse material, liberando luz, calor e gases. Esse processo, conhecido em todo o mundo, se baseia em três pilares: combustível, comburente e calor.

O combustível é a substância queimada de fato, podendo ser desde madeira até gasolina. Qualquer coisa que “pegue” fogo serve como combustível. O comburente mais comum por aqui é o oxigênio. Essa substância ajuda a intensificar a reação, permitindo que ela continue se propagando. Por isso, quando colocamos um copo de vidro em cima de uma vela, vemos a mesma apagar. Isso ocorre porque o comburente (oxigênio) dentro do copo é completamente consumido e sem ele, o fogo simplesmente não consegue sobreviver. Por último, e não menos importante, temos o calor. O calor é o que inicia o fogo e também o mantém. Dependendo da substância a ser queimada, o calor inicial necessário pode variar, indo de poucos graus a milhares.

Unindo esses três elementos ao mesmo tempo e na quantidade necessária, o fogo é uma poderosa arma, que serve para nos aquecer ou mesmo para nos matar. O fogo é utilizado pela humanidade para dois propósitos bem claros: gerar luz e calor. Isso é exatamente o que o Sol faz, mas ao contrário do que você pode estar pensando, não temos fogo por lá.




Mais quente que o fogo

6937978-grim-reaper-fire

Então, se pegássemos toda a água do Planeta Terra e despejássemos com um balde gigante, tudo de uma vez em cima do Sol, o que realmente aconteceria? Em vez de diminuir o calorão, a água, na verdade, aumentaria o poder do Sol, criando um astro ainda mais quente e brilhante.

Apesar de ter as características de algo pegando fogo, o Sol brilha e gera calor devido a reações nucleares. Basicamente, ele pega átomos de hidrogênio e os esmaga, criando átomos mais pesados. Essa união de dois átomos, faz com que um novo seja criado, mas como o novo não tem exatamente o mesmo peso que seria a soma de seus dois criadores, uma pequena parte dele vira energia pura, usando aquela velha conta:

thumb

Por isso, se jogássemos água no Sol, em vez de esfriarmos o mesmo, como ocorreria no fogo na Terra, nós estaríamos acendendo ainda mais o Sol.

A água nada mais é que a junção de dois átomos de hidrogênio com um de oxigênio. Então, como o principal combustível do Sol é hidrogênio, se colocássemos água nele, em vez de esfriarmos, estaríamos aumentando seu calor, pois ele teria mais massa para gerar mais pressão e por sua vez liberaria ainda mais calor.

Já diziam os cientistas: Nem tudo que emite luz e calor é fogo.

  1. William Gouveia

    17 de outubro de 2015 em 22:10

    Já ouvi até teorias bem convincentes dizendo que o Sol não é propriamente quente. Oras, 1º o Sol é um reator nuclear gigante onde não é possível medir temperaturas porque no vácuo não se propaga calor. 2º Sabemos que existem vários tipos de radiação e nem todas elas são “naturalmente quentes”. 3º Essa radiação em contato com a atmosfera é que “vira” calor… seguindo o princípio que nada se perde e que tudo se transforma, a energia liberada pelo Sol se transforma em calor em nossa atmosfera. Senão, como se explicaria que o dia na nossa Lua tem temperaturas de até mais de 100ºC?

  2. Joaquim Caetano de Jesus

    2 de setembro de 2015 em 22:53

    Quanto mais se vive,mais se aprende

  3. Jeff_Silveira

    2 de setembro de 2015 em 15:02

    Vamos pegar toda a areia do planeta e fazermos um pote de vidro gigante e tampamos dai o oxigenio e o hidrogenio será todo consumido o sol se apagará a terra vai entrar em uma jornada sem fim pelo espaço perdida e sem rumo e viveremos em uma “espaço-nave” congelada perdidos no espaço até nos colidirmos com algum planeta, estrela ou meteoros…

    • Hotarius Hilarius Repugnants

      3 de setembro de 2015 em 13:52

      acho que voce confundiu alguma coisa ai, o Sol nao precisa de oxigenio… dai a tua ideia de pote de vidro gigante nao vai dar o resultado que voce espera.

  4. Lenyyfla lenyy

    2 de setembro de 2015 em 06:56

    E assim os bombeiros chamados pra apagar o sol morreram de velhice tentando…

  5. chapolim do mal

    1 de setembro de 2015 em 20:50

    O Sol produz plasma, que não pode ser “apagado”, porque, teoricamente, só interage com os outros elementos na forma de radiação e assim não poderia ser apagado com água. Então basicamente o sol não é composto por fogo e sim por plasma.

    • WJ

      2 de setembro de 2015 em 07:36

      vamos capturar o sol!!!!!!!!!!!!!

      [img]http://i.telegraph.co.uk/multimedia/archive/03067/ernie_hudson_3067912b.jpg[/img]

      • Neko-san

        2 de setembro de 2015 em 12:40

        kkkkkk, genial

  6. Elyane

    1 de setembro de 2015 em 20:14

    Ótimo post, já tinha lido algumas teorias que daqui alguns bilhões de anos o sol iria “morrer” (através de algumas reações químicas e físicas em cadeia) mas essa possibilidade de apaga-lo como uma chama nunca tinha ouvido falar antes, muito interessante. O site está diferente, gostei das modificações só falta incluir a possibilidade de editar os comentários.

    • ani

      1 de setembro de 2015 em 20:22

      Falta colocar os comentários com o facebook direto, pq assim fica mais fácil e mais gente visualiza e comenta

  7. ani

    1 de setembro de 2015 em 20:10

    Diego, faça uma igual essa explicando a fórmula do Einstein!

  8. ani

    1 de setembro de 2015 em 20:09

    Muito bom post, parabéns!

  9. Rodrigo Duarte

    1 de setembro de 2015 em 19:04

    O quê!??? O sol não é uma bola de fogo!? Daqui a pouco vocês vão falar que a lua não é feita de queijo…

    • LF Contra Todos

      1 de setembro de 2015 em 22:14

      – Comentário desnecessário –

      • Leucothea a Ninfa

        2 de setembro de 2015 em 09:12

        “desver”

      • Felino

        2 de setembro de 2015 em 07:49

        ????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

    • Felino

      1 de setembro de 2015 em 20:53

      Vão dizer o que agora? que o mar não é azul porque ta refletindo o céu?

    • ani

      1 de setembro de 2015 em 20:21

      Como assim o sol não é o deus Apolo andando de carruagem? Daqui a pouco vão dizer que a lua não é a deusa Selene, quanta blasfêmia!

  10. Mutley

    1 de setembro de 2015 em 18:50

    Boa matéria , eu fico sempre na torcida pra aparecer um post sobre astronomia.

21 Comentários
mais Posts
Topo