Minilua

Quanto mais bonito, maior o salário?!

 

Você com certeza já deve ter visto ou ouvido ‘Procura-se pessoa com boa aparência’, mas será que termo realmente influi nas contratações ou promoções dentro das empresas?

De acordo com uma pesquisa feita pelos norte-americanos Markus M. Mobius e Tanya S. Rosenblat, publicada pela revista American Economic Review, pessoas ‘bonitas’ obtém melhor remuneração do que pessoas consideradas ‘feias’. Foi registrado que cerca de 7% dos trabalhadores americanos considerados ‘feios’ ganham cerca de 17% menos do que os considerados bonitos.

O estudo verificou que pessoas bonitas demonstram mais auto-confiança na hora de brigar por vagas que oferecem maiores salários, característica que agrada os empregadores.

Verificou-se também que grande parte dos empregadores avaliam apenas o currículo do candidato, mas durante a entrevista cara-a-cara e/ou conversas telefônicas o resultado dos considerados ‘bonitos’ é melhor.

A pesquisa concluiu que 15% a 20% da vantagem trazida pela beleza vém da autoconfiança, a contribuição visual contribui com 40% e a oral com 40%.

 

Adaptado de pesquisasinusitadas