Minilua

E se o sol apagasse, o que aconteceria?

Antes de tudo é necessário ressaltar que isso não aconteceria de uma hora para outra, uma vez que os astrônomos calculam que o Sol começará a morrer daqui a aproximadamente 7,5 bilhões de anos. A grande estrela sofrerá uma explosão gigantesca e dará origem a uma estrela menor, que por sinal continuará brilhando tênuamente.

Mas para fins de curiosidade, vamos supor que de uma hora para outra, o Sol simplesmente apagasse. O que você acha que aconteceria? A humanidade conseguiria sobreviver? Os efeitos seriam tão graves assim?

Uma coisa é certa, a espécie humana estaria com os seus dias contados, visto que mesmo que pudesse sobreviver por alguns anos (dependendo da quantidade de energia que fosse capaz de produzir artificialmente), chegaria ao momento de que a sobrevivência se tornaria insustentável.

Assim que o sol apagasse, os primeiros a morrer seriam os vegetais, já que os mesmos necessitam de luz para realizar a fotossíntese. Se a vegetação sumisse, o que animais os herbívoros comeriam? E os predadores deles?

Esse cenário será muito parecido ao que causou da extinção dos dinossauros, que acabaram morrendo após a queda de um asteroide que levantou uma nuvem de poeira, responsável por bloquear a luz solar por vários meses.

Com a morte da fauna e da flora, restariam apenas os seres-humanos. Os sobreviventes viveriam em um planeta congelado, visto que o vapor da atmosfera viraria gelo, o que acabaria por interromper o ciclo da água.

Sendo assim, não existiria água líquida na Terra, o que implicaria diretamente no fim da humanidade, pois ninguém vive sem H2O.

Se fossemos listar as consequências mais graves do “apagão solar”, teríamos a seguinte relação:

Algumas sementes bastante resistentes poderiam até sobreviver, mas nunca brotariam.

O céu ficaria limpo de nuvens, uma vez que água em forma de vapor condensaria. Além disso, os mares e rios congelariam pouco tempo após o apagão.

Sem a iluminação proveniente do Sol, a Terra seria uma escuridão só, o que facilitaria a observação das estrelas, mas que impossibilitaria que víssemos a Lua, que é iluminada pelo próprio Sol.

A grande quantidade de combustíveis presentes no subsolo geraria energia por algum tempo, o que implicaria em uma grande onda de economia.

Gostou desse artigo? Deixe o seu comentário e recomende essa postagem.