Minilua

Por que algumas pessoas têm sardas?

Alguns gostam, outros odeiam, contudo as sardas são uma característica comum em seres humanos. Mas porque será que algumas pessoas possuem essas manchinhas na pele?

O que são?

A melanina é a tinta do corpo humano. É graças a essa substância que nós temos cabelos, olhos e pele de cores diferentes. Quando alguém possui falta de melanina, essa pessoa é um albino. A melanina é uma das mais importantes substâncias atuantes na proteção do corpo humano, pois ela é gerada quando nossa pele entra em contato com os raios solares. Quanto mais Sol pegamos, mais melanina o corpo produz, pois essa substância é capaz de filtrar os raios ultravioletas que são perigosos à saúde.

Por isso que pessoas com pele mais branca devem evitar mais o Sol do que quem tem a pele mais escura, pois a cor da pele está diretamente ligada a quantidade de melanina. Por esse motivo também é que algumas pessoas ficam um pouco no Sol e já ficam bronzeadas e outras apenas ficam queimadas. Nem todo mundo é capaz de produzir melanina em grande quantidade, por isso, as pessoas brancas ficam mais vermelhas.

Voltando as sardas, elas nada mais são que acúmulos de melanina gerados por células conhecidas como Melanócitos. Algumas pessoas possuem melanócitos que produzem mais melanina do que os outros a sua volta e assim criam essas pequenas manchas que são as sardas.

Para que servem?

Em geral, pessoas ruivas possuem sardas. Isso ocorre porque o cabelo vermelho e as sardas estão ligadas ao mesmo gene, chamado MC1R. Entretanto, qualquer um pode ter sardas, mesmo com cabelo ou pele menos claras. A sarda costuma passar de pai para filho, mas pode surgir em uma família que não possui a característica, caso o gene MC1R faça sua parte.

As sardas, assim como qualquer tipo de pigmentação da pele, ajudam na proteção contra o Sol e seus perigosos raios que fazem mal. Não é atoa que os sardentos ficam ainda mais sardentos no verão, pois tendem a pegar mais Sol e com o Sol, as sardas aumentam sua pigmentação gerando mais melanina e protegendo a pessoa.