Minilua

O que o Brasil precisa? Ostracismo

Antes que algum engraçadinho venha fazer piada com ostras, saiba que ostracismo não tem nada a ver com isso e, na verdade, é uma coisa que poderia botar nosso país nos eixos!

A Grécia antiga era muito politizada, tanto que eles criaram algumas “regras” da política, que são utilizadas até hoje. Porém uma das maiores armas deles contra a tirania de seus líderes foi esquecida no mundo moderno, mas ela seria muito boa caso voltasse a existir.

Lá existia algo chamado ostracismo, onde um político, que fizesse algum projeto para benefício próprio ou desrespeitasse a lei, poderia ser punido de uma maneira muito criativa.

Quando tal coisa acontecia, uma votação era feita pela câmara e, caso a lei do ostracismo fosse aprovada nessa instância, o político ia para uma votação popular. Depois de ver se o povo concordava ou não com a penalização, o político indiciado poderia sofrer com a lei do ostracismo.

Uma pessoa sentenciada ao ostracismo tinha dez dias para deixar a cidade e só poderia voltar dez anos depois! Seus bens ficavam confiscados e ele seria tratado como um estrangeiro, até o término da pena.

Se essa lei existisse no Brasil, hoje, Brasília seria uma cidade fantasma…

Siga Diego Martins no Google+: gplus/diegomartins

Ou adicione no Facebook: http://www.facebook.com/diegominilua

Faça parte de nosso grupo: http://www.facebook.com/groups/188760724584263/