Minilua

Por que o bumerangue volta?

Bumerangues não são coisas muito comuns em nosso dia a dia, mas todo mundo sabe que eles, quando arremessados, acabam sempre retornando para o mesmo lugar. Por que será que isso acontece?

História

O bumerangue é uma arma que possui um design incrível e que só pode ser feito por alguém que entenda muito de física, porém sua idade nos diz que ele deve ter sido inventado sem querer. O exemplar mais antigo encontrado até hoje data 20 mil anos, uma época em que os conhecimentos sobre física ainda eram precários.

O famoso Tutancâmon, que viveu no século 14 a.C., possuía sua própria coleção de bumerangues. Porém quem tornou essa arma bastante famosa foram os australianos, que a utilizavam em grande escala nas guerras antigas.

Como funciona

Se você pegar um pedaço qualquer de madeira e jogá-lo para frente, rapidamente ele cai no solo, só que um bumerangue mantem-se no ar por muito mais tempo, com mesma força aplicada nele. Como será que isso acontece?

Existem diversos tipos de bumerangues, o mais clássico é aquele em forma de V. Ele é formado por, basicamente, duas asas, iguais a de avião. Por serem semelhantes às de aeronave, as asas do bumerangue tem um lado mais saliente e outro liso, fazendo com que o ar passe mais rápido pelo lado maior, o que gera um diferença de pressão. Essa diferença gera a sustentação, que é exatamente o que faz o avião voar e mantem o bumerangue mais tempo no ar.

Fazendo a volta

A primeira vez que uma pessoa pega um bumerangue na mão, normalmente tenta arremessá-lo de lado, mas para jogar ele da maneira correta tem que ser na vertical:

No bumerangue, algo bem estranho acontece, pois suas asas, apesar de estarem grudadas, giram em velocidade relativas diferentes, ou seja, existe uma delas que anda mais rápido em relação ao ar. Isso causa diversas repercussões nas forças que agem sobre ele, algo bastante complicado que, no fim, faz com que ele fique sempre inclinado para um dos lados.

Assim, somando a capacidade de cortar o ar como um avião e ter um embalo extra criado pelo seu próprio design, o bumerangue consegue voar bastante e como sempre está inclinado, ele acaba fazendo um arco perfeito e voltando para onde partiu!

Siga Diego Martins no Google+: gplus/diegomartins

Ou adicione no Facebook: http://www.facebook.com/diegominilua

Faça parte de nosso grupo: http://www.facebook.com/groups/188760724584263/