Minilua

Por que os cachorros abanam o rabo?

Todo mundo que tem um cão ou convive com esse tipo de animal sabe que eles adoram ficar com seu rabo balançando para lá e para cá. Mas por que será que eles fazem isso?

Comunicação animal

Assim como nós, os cachorros também são animais sociais e se comunicam com outros seres a sua volta. Por serem descendentes diretos dos lobos, os cachorros possuem diversos comportamentos similares aos seus antepassados selvagens (para conhecer um pouco mais os lobos, leia esse post: A técnica de morte dos lobos).

Em uma matilha existem os lobos dominantes e os dominados. Os que recebem ordens costumam ficar com as orelhas baixas, colocam o rabo entre as pernas e deitam com a barriga para cima, expondo o pescoço, em um gesto de rendição.

Essa forma de comunicação corporal é muito usada por diversos animais e os cães são especialistas nela. Eles conseguem transmitir seus sentimentos usando a cauda, as pernas, os olhos e também a boca.

O rabo é utilizado para mandar várias mensagens. Quando ele é colocado entre as pernas, significa medo e desconfiança. Quando o rabo está para cima, assim como as orelhas, o animal está prestando atenção em alguma coisa. Já quando ele está abanando rapidamente, significa que ele está empolgado e feliz.

Contudo existe um pequeno segredo aí. Quando o cachorro abana seu rabo para apenas um lado, ele pode estar querendo dizer algo. Um rabo indo para direta, significa um sentimento bom, mas para esquerda indica sentimentos negativos. Isso ocorre, pois o cérebro dos cachorros é dividido em dois hemisférios, da mesma maneira que nós. Cada um dos lados cuida de um tipo de sentimento, por isso quando ele sente algo, isso se reflete de maneira inversa em seu rabo, dando boas dicas sobre o que ele anda pensando.