Minilua

Por que cantamos melhor no chuveiro?

Sendo bem otimista eu diria que todos nós já cantamos ao menos uma vez enquanto tomávamos um belo banho de chuveiro. Vamos ser honestos, eu, canto muito, e não necessariamente muito bem, mas eu gosto dessa arte milenar que nos faz parecer formidáveis artistas dentro de um simples banheiro, pois a maioria de vocês, como eu, devem ter notado que soamos muito melhor no chuveiro do que em qualquer outro lugar, e por que será?

É uma coisa psicológica? Com ninguém ali para julgá-lo, faz as inseguranças a sua volta desaparecerem, e com isso libertando o seu verdadeiro potencial vocal? Bem, infelizmente, não. Há três razões principais para que sua voz soe melhor no chuveiro, e todas elas tem a ver com a forma do seu banheiro, e o material de que ele foi feito.

A maioria dos banheiros são feitos de azulejos e outras superfícies duras, não absorventes, e eles geralmente são retângulos fechados. Quando cantamos – ou falamos, gritamos ou gargarejamos, tanto faz – criamos ondas sonoras. Diferentes notas têm frequências diferentes, dependendo se elas são altas ou baixas. Notas altas têm frequências mais rápidas e notas baixas têm frequências mais lentas.

As ondas sonoras de diferentes notas têm diferentes frequências.
Quando criamos estas ondas sonoras, eles viajam para fora de nossas bocas, até atingir algo. Em um banheiro, muito rapidamente elas encontrarão uma boa superfície refletora de som. Em vez de escaparem, as ondas sonoras se debatem dentro de seu banheiro, e se tornam mais altas, pois há mais ondas sonoras batendo em seu ouvido. Esta é a primeira razão porque sua voz soa melhor no chuveiro – quanto mais volume = mais poderosa fica a voz.

A segunda razão está intimamente vinculada a primeira. Em um banheiro, tudo é muito perto de tudo. Além de tornar o som mais alto, todas as ondas sonoras que saltam para a parede criam um efeito conhecido como reverberação ou apenas reverb. Você já ouviu isso antes, é o que as máquinas de karaokê fazem – com um efeito embutido – para tentar fazer as pessoas não parecem tão terríveis enquanto cantam.

Diferenças entre Eco e Reverb:

Eco e reverberação são fenômenos causados pela reflexão de uma onda sonora quando bate em algum obstáculo e retorna para a fonte emissora. Se a onda refletida volta antes da onda incidente ter acabado o fenômeno é chamado de Reverb e acontece para distâncias menores de 17m. Mas, se a onda refletida volta depois da onda incidente ter acabado o fenômeno é chamado de Eco e acontece para distâncias iguais ou maiores que 17m.

O truque final que faz sua voz soar melhor no chuveiro é a ressonância. Devido à distância entre as paredes do banheiro, certas frequências de ondas sonoras são mais amplificadas do que outras. Em chuveiros as notas baixas tendem a serem mais agradáveis, o que dá a sua voz uma ótima qualidade.

Lembrem-se, ter um banheiro diferente dos convencionais, feito de outro material, ou que não contenham paredes – vai saber né? – pode reduzir drasticamente o seu suposto dom musical vocal. Mais importante ainda, o reverb só se aplica dentro do banheiro, qualquer pessoa que estiver te ouvindo de fora, estará sendo torturada, pois a voz será muito mais alta e provavelmente desafinada para ela. A reverberação realmente engana você, e você provavelmente irá cantar pior do que o normal. Então, cuidado com qualquer outra pessoa que possa estar na espreita do lado de fora do seu palco particular!

Então você tem isso, volume, reverb e ressonância todos trabalhando juntos para fazer você soar como um profissional!

Gostou da matéria? Nos diga o que achou nos comentários!